Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Marketing

Brainwriting: o que é e seus benefícios para o marketing

Explore o conceito de brainwriting e como ele pode beneficiar suas estratégias de marketing.

Brainwriting: o que é e seus benefícios para o marketing

Ter momentos para gerar ideias é um passo muito eficaz em vários empreendimentos, visto que se trata de um período em que surgem insights criativos que proporcionam novas demandas e mecanismos para o trabalho. Para isso, há várias estratégias, como o brainwriting, uma técnica que ao invés de falar as ideias com um grupo de pessoas, a técnica consiste em escrevê-las primeiro. Quer entender mais como essa estratégia funciona e como colocá-la em prática? Continue a leitura na Serasa Experian e entenda mais!

O que é brainwriting?

É uma técnica para tirar os insights da mente e transferir para o papel. Assim, um grupo de pessoas se juntam e escolhem um tema para debater, seja para criar algo novo ou solucionar um problema. Todo esse processo deve seguir um ciclo fluído, sem pensar em problemas ou soluções, apenas descrever a ideia. Nesse sentido, os grupos tiram alguns minutos e escrevem tudo o que passar pela cabeça deles, assim, para deixar esse método ainda mais assertivo, é seguido um padrão:

  • Cada pessoa escreve a sua ideia ou solução de algum problema;
  • Depois, cada papel é passado para a próxima pessoa e a mesma faz alguma melhoria na ideia;
  • Após os papéis passarem por todos, todos os insights completos são compartilhados em voz alta para todos.

Desse modo, essa é uma técnica que pega várias ideias separadamente e faz melhorias em cada uma delas, deixando-as ainda mais completas e com uma intenção muito mais assertiva para solucionar o problema.

Quais são as diferenças entre brainwriting e brainstorming?

A diferença entre esses termos é bem simples. Como vimos, no brainwriting é uma técnica em que as pessoas escrevem no papel e essa ideia passa por todos do grupo. Já o brainstorming também é uma estratégia feita em grupo, entretanto cada pessoa fala a sua ideia na roda (enquanto uma delas anota tudo), e, após isso, vão discutindo as que fizeram mais sentido com o tema proposto. Ambas são métodos muito utilizados, mas, recentemente, o brainwriting vem fazendo muito mais sentido para algumas empresas, visto que várias ideias são postas e cada uma delas é aprimorada ao máximo pelos colaboradores.

Quais são as vantagens de usar o brainwriting?

Com o brainwriting, é possível ter os seguintes benefícios:

  • Participação de todos para ter mais ideias/soluções para o projeto;
  • Uso eficiente e com sabedoria do tempo;
  • Qualidade acima de quantidade;
  • Interação direta com o projeto, visto que cada um coloca um pouco da sua ideia.

Ou seja, essa é uma técnica que garante a interação de todos com o projeto, mesmo que seja de forma indireta com a parte da escrita. Mas, de modo geral, é uma ação que faz com que todos os colaboradores engajem e tragam suas ideias.

Como usar a técnica do brainwriting?

Para deixar a prática ainda mais completa, é preciso se atentar a alguns detalhes antes do acontecimento dela e outros durante a execução. Confira mais como utilizá-la:

1. Obtenha dados sobre sua persona e demais insights

Antes de fazer essa programação, o responsável deve estudar e entender o que deve ser analisado, o motivo e qual a intenção de fazer essa técnica. Por exemplo, se é para ter ideia de um novo produto ou solucionar algo. Independentemente da razão, leve a persona que será atingida. Isso garantirá que todos compreendam melhor para quem devem pensar. Caso você não tenha nada bem definido a respeito delas, é possível utilizar algumas ferramentas do mercado. Aqui na Serasa Experian, você encontra soluções para compreender o público do mercado e segmentá-los de acordo com a marca da instituição. Confira mais sobre nossas análises de mercado e segmentações de público!

2. Apresente o tema e as informações

Com todos os dados estabelecidos anteriormente, esse é o momento de explicar tudo para quem estiver no grupo. Uma ideia é fazer uma apresentação em slide e deixar todas as informações em um único slide. Isso garante que, enquanto ocorre a ação, se alguém tiver alguma dúvida, ela consegue procurar a informação e não atrapalhar o momento de concentração.

3. Faça a geração de ideias

Ao terminar de apresentar as informações, é o momento de entregar os papéis e começar a geração de ideias. Para isso, estipule um tempo para cada um escrever seus insights por completo.

4. Divulgue as ideias e faça a votação

Após passar por todos os papéis, faça uma leitura em grupo e comece a expor todos os insights. Com isso, faça uma votação com o grupo para escolher quais são as melhores soluções escritas. Gostou desse conteúdo e quer entender mais sobre estratégias para aplicar no seu trabalho? Navegue mais pelo blog da Serasa Experian e confira muito mais. Ah, e não deixe de conferir o que é uma gestão estratégica e entenda de teoria à prática. Até a próxima leitura!

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