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1. Política de Segurança da Informação

1. Política de Segurança da Informação
1. Política de Segurança da Informação
A Serasa Experian atua em serviços de informação e é responsável pela maior base de dados da América Latina. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios e oferece os relatórios mais precisos e eficazes do mercado, tendo o compromisso de assegurar a disponibilidade, integridade e confidencialidade das informações por meio de soluções tecnológicas e inovadoras.
A Serasa Experian atua em serviços de informação e é responsável pela maior base de dados da América Latina. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios e oferece os relatórios mais precisos e eficazes do mercado, tendo o compromisso de assegurar a disponibilidade, integridade e confidencialidade das informações por meio de soluções tecnológicas e inovadoras.
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2. Certificação ISO 27001

2. Certificação ISO 27001
2. Certificação ISO 27001
A ISO/IEC 27001:2013 é um padrão de gestão da segurança da informação (ISMS – Information Security Management System) com base em uma abordagem de risco do negócio, para estabelecer, implementar, operar, monitorar, revisar, manter e melhorar a segurança da informação. A implementação dessa certificação proporciona um elevado compromisso com a proteção da informação, o que representa um alto nível de segurança para todos, em especial os clientes e consumidores que interagem com a Serasa Experian. Esse padrão de segurança internacional, amplamente reconhecido, especifica que a Serasa Experian:

  • Preserva a integridade e o sigilo dos dados armazenados através de uma plataforma tecnológica segura.
  • Garante que as estruturas tecnológicas envolvidas no fornecimento do serviço de cadastro seguem as melhores práticas de segurança da informação, inclusive quanto a plano de recuperação em caso de desastre, com infraestrutura de cópia de segurança para o armazenamento dos dados dos cadastrados, das autorizações e das solicitações de cancelamento e de reabertura de cadastro.
  • Garante a adequabilidade da política de segurança da informação sobre a criação, a guarda, a utilização e o descarte de informações no âmbito interno e externo, inclusive quanto à transferência ou à utilização de informações por outras empresas prestadoras de serviço contratadas.
  • Garante a adequabilidade da política de estabelecimento da responsabilidade, principalmente quanto aos quesitos de sigilo e proteção das informações, de privacidade de dados dos clientes e de prevenção e tratamento de fraudes.
  • Mantém um programa de gestão de vulnerabilidades, programa de prevenção de vazamentos de dados e controles de acesso privilegiado. 
  • Mantém procedimentos de segurança e realiza testes periódicos de firewalls, de vulnerabilidade e penetração, por entidade independente.
  • Mantém um programa de gestão de fornecedores que os classifique de acordo com a criticidade, com a adoção de regras de verificações de acordo com sua relevância, de modo a assegurar o cumprimento dos requisitos estabelecidos na política de segurança da Serasa Experian.
O programa de segurança da Serasa Experian está em acordo com as melhores práticas do setor, evidenciando o compromisso com a segurança da informação em todos os níveis da companhia. Além disso, auditores externos independentes atestam a cada três anos, com revisão anual, se o modelo de gestão de segurança da informação está dentro dos parâmetros aceitos internacionalmente.

A Certificação ISO 27001 foi emitida pela QMS Brasil e tem validade de três anos contados a partir de 29 de abril de 2021 (válido até 29 de abril de 2024).
A ISO/IEC 27001:2013 é um padrão de gestão da segurança da informação (ISMS – Information Security Management System) com base em uma abordagem de risco do negócio, para estabelecer, implementar, operar, monitorar, revisar, manter e melhorar a segurança da informação. A implementação dessa certificação proporciona um elevado compromisso com a proteção da informação, o que representa um alto nível de segurança para todos, em especial os clientes e consumidores que interagem com a Serasa Experian. Esse padrão de segurança internacional, amplamente reconhecido, especifica que a Serasa Experian:

  • Preserva a integridade e o sigilo dos dados armazenados através de uma plataforma tecnológica segura.
  • Garante que as estruturas tecnológicas envolvidas no fornecimento do serviço de cadastro seguem as melhores práticas de segurança da informação, inclusive quanto a plano de recuperação em caso de desastre, com infraestrutura de cópia de segurança para o armazenamento dos dados dos cadastrados, das autorizações e das solicitações de cancelamento e de reabertura de cadastro.
  • Garante a adequabilidade da política de segurança da informação sobre a criação, a guarda, a utilização e o descarte de informações no âmbito interno e externo, inclusive quanto à transferência ou à utilização de informações por outras empresas prestadoras de serviço contratadas.
  • Garante a adequabilidade da política de estabelecimento da responsabilidade, principalmente quanto aos quesitos de sigilo e proteção das informações, de privacidade de dados dos clientes e de prevenção e tratamento de fraudes.
  • Mantém um programa de gestão de vulnerabilidades, programa de prevenção de vazamentos de dados e controles de acesso privilegiado. 
  • Mantém procedimentos de segurança e realiza testes periódicos de firewalls, de vulnerabilidade e penetração, por entidade independente.
  • Mantém um programa de gestão de fornecedores que os classifique de acordo com a criticidade, com a adoção de regras de verificações de acordo com sua relevância, de modo a assegurar o cumprimento dos requisitos estabelecidos na política de segurança da Serasa Experian.
O programa de segurança da Serasa Experian está em acordo com as melhores práticas do setor, evidenciando o compromisso com a segurança da informação em todos os níveis da companhia. Além disso, auditores externos independentes atestam a cada três anos, com revisão anual, se o modelo de gestão de segurança da informação está dentro dos parâmetros aceitos internacionalmente.

A Certificação ISO 27001 foi emitida pela QMS Brasil e tem validade de três anos contados a partir de 29 de abril de 2021 (válido até 29 de abril de 2024).

3. Certificação ISO 27701

3. Certificação ISO 27701
3. Certificação ISO 27701
A certificação ISO/IEC 27701:2019, uma extensão da ISO/IEC 27001:2013, tem como objetivo verificar a adequação das organizações ao sistema de controle e gerenciamento de informações (PIMS - Privacy Information Management System). É reconhecida globalmente como a principal ferramenta de gestão para auxiliar as organizações na proteção de dados e na comprovação de adequação a esses regulamentos.

Portanto, a implementação da ISO/IEC 27701:2019, é uma adição necessária. Os controles especificados na norma permitem que a Serasa Experian documente evidências de como ela lida com o tratamento de dados pessoais, demonstrando a adequação aos controles de privacidade.

A Certificação ISO 27701 foi emitida pela QMS Brasil e tem validade de três anos contados a partir de 29 de abril de 2021 (válido até 29 de abril de 2024).
A certificação ISO/IEC 27701:2019, uma extensão da ISO/IEC 27001:2013, tem como objetivo verificar a adequação das organizações ao sistema de controle e gerenciamento de informações (PIMS - Privacy Information Management System). É reconhecida globalmente como a principal ferramenta de gestão para auxiliar as organizações na proteção de dados e na comprovação de adequação a esses regulamentos.

Portanto, a implementação da ISO/IEC 27701:2019, é uma adição necessária. Os controles especificados na norma permitem que a Serasa Experian documente evidências de como ela lida com o tratamento de dados pessoais, demonstrando a adequação aos controles de privacidade.

A Certificação ISO 27701 foi emitida pela QMS Brasil e tem validade de três anos contados a partir de 29 de abril de 2021 (válido até 29 de abril de 2024).

4. Política de Transparência de Uso e Coleta de Dados

4. Política de Transparência de Uso e Coleta de Dados
4. Política de Transparência de Uso e Coleta de Dados
A Serasa Experian está alinhada com as melhores práticas de mercado e embasada em uma robusta filosofia de transparência e respeito a todos, em especial os clientes e os consumidores.

Nossa Política de Transparência trata das diretrizes adotadas pela Serasa Experian em relação à recepção, armazenamento e utilização das informações provenientes do Cadastro Positivo, bem como dos direitos e obrigações das partes com relação a esses dados.
A Serasa Experian está alinhada com as melhores práticas de mercado e embasada em uma robusta filosofia de transparência e respeito a todos, em especial os clientes e os consumidores.

Nossa Política de Transparência trata das diretrizes adotadas pela Serasa Experian em relação à recepção, armazenamento e utilização das informações provenientes do Cadastro Positivo, bem como dos direitos e obrigações das partes com relação a esses dados.
Veja o Relatório de Asseguração da Política de Transparência de Uso e Coleta de Dados emitido por empresa de auditoria independente registrada na Comissão de Valores Mobiliário, no qual foi executado procedimentos de revisão para verificar a aprovação, existência e divulgação da mesma em nosso website.
Veja o Relatório de Asseguração da Política de Transparência de Uso e Coleta de Dados emitido por empresa de auditoria independente registrada na Comissão de Valores Mobiliário, no qual foi executado procedimentos de revisão para verificar a aprovação, existência e divulgação da mesma em nosso website.

5. Identificando e Gerenciando Riscos

5. Identificando e Gerenciando Riscos
5. Identificando e Gerenciando Riscos
Identificar e gerenciar riscos é fundamental para a Serasa Experian. Isso nos ajuda a fornecer valor a longo prazo e a proteger nossos negócios, pessoas, ativos, capital e reputação.
Identificar e gerenciar riscos é fundamental para a Serasa Experian. Isso nos ajuda a fornecer valor a longo prazo e a proteger nossos negócios, pessoas, ativos, capital e reputação.

Três Linhas de Defesa (3 Lines of Defense: 3LOD)

Três Linhas de Defesa (3 Lines of Defense: 3LOD)
Três Linhas de Defesa (3 Lines of Defense: 3LOD)
O modelo das 3LOD consiste em uma maneira simples e eficaz para melhorar o gerenciamento de riscos e o sistema de controles internos, esclarecendo os papeis e responsabilidade de cada colaborador, buscando alcançar os seguintes benefícios para a Serasa Experian:

  • Fortalecimento da Governança Corporativa: gerenciamento de riscos e controles internos;
  • Atribuição de responsabilidades: clareza de papeis;
  • Maior clareza e comunicação: relatório de riscos tempestivos, consistentes e abrangentes;
  • Melhoria de sinergia: entre todas as linhas de defesa; e
  • Aumento de eficiência operacional: eliminação de controles duplicados e implementação de novos controles chave. 
Esta abordagem distingue os três grupos envolvidos no gerenciamento de riscos:
O modelo das 3LOD consiste em uma maneira simples e eficaz para melhorar o gerenciamento de riscos e o sistema de controles internos, esclarecendo os papeis e responsabilidade de cada colaborador, buscando alcançar os seguintes benefícios para a Serasa Experian:

  • Fortalecimento da Governança Corporativa: gerenciamento de riscos e controles internos;
  • Atribuição de responsabilidades: clareza de papeis;
  • Maior clareza e comunicação: relatório de riscos tempestivos, consistentes e abrangentes;
  • Melhoria de sinergia: entre todas as linhas de defesa; e
  • Aumento de eficiência operacional: eliminação de controles duplicados e implementação de novos controles chave. 
Esta abordagem distingue os três grupos envolvidos no gerenciamento de riscos: