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Gestão de pessoas: o que é e quais são os principais pilares

A gestão de pessoas é o conjunto de estratégias que visa proporcionar um ambiente de trabalho saudável, motivando seus talentos. Clique e confira!

Gestão de pessoas: o que é e quais são os principais pilares

Cada vez mais necessário, a gestão de pessoas faz parte da estrutura das empresas comprometidas com resultados de qualidade! Para isso, utilizam das estratégias dessa gestão para alcançar todos os colaboradores e tornar a experiência do trabalho positiva e satisfatória. Assim, proporciona um ambiente de trabalho agradável, saudável e cooperativo entre líderes, gestores e funcionários, para que todos sejam motivados e engajados para alcançar os resultados esperados. Vamos entender melhor essa profissão e os pilares que a sustentam com a Serasa Experian!

O que é a gestão de pessoas?

A gestão de pessoas utiliza técnicas de recursos humanos e administração para auxiliar no desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, conciliando com as metas da empresa. O modo como as pessoas são tratadas impacta diretamente os resultados. Por isso, esse profissional visa a qualidade de vida dos funcionários, criando um ambiente produtivo e saudável para que todos se sintam motivados e entreguem o seu melhor.

Pilares da gestão de pessoas

Investir nos pilares de gestão de pessoas trará certamente resultados positivos à organização e aos colaboradores. Afinal, o aumento da produtividade e da qualidade do trabalho tem ligação direta com a motivação e o engajamento. Um colaborador desmotivado pode comprometer toda a equipe. Assim, é importante ter um bom gestor de pessoas para analisar e saber como agir em situações como essas. Uma das funções desse profissional é a de retenção de talentos para manter os funcionários satisfeitos. Conheça abaixo os principais pilares para criar estratégias eficazes que valorizem os colaboradores.

Motivação

Esse é o pilar que sustenta todos os outros, pois a motivação é o grande propulsor para bons resultados. Pessoas motivadas são mais abertas e flexíveis, além de trabalhar com qualidade e garantir um ambiente de trabalho harmonioso. Se há algum funcionário desmotivado, o gestor de pessoas deve analisar os possíveis motivos no ambiente de trabalho, como falta de propósito nas tarefas, cultura desagradável, desvalorização e outros. Também, verificar se há apenas um colaborador se sentindo assim ou a equipe toda, para reverter a situação com as melhores ações.

Liderança

O gestor de pessoas é responsável por desenvolver os líderes da empresa para serem referência aos funcionários, flexíveis e saber atender às necessidades das equipes, sejam em habilidades hard skills ou soft skills. A liderança de uma empresa resulta na alta performance das equipes. Por isso, precisam desenvolver boa comunicação, trabalho em equipe e engajar os colaboradores.

Comunicação

A comunicação é essencial para um bom gestor, afinal, ele precisa se comunicar de forma clara e eficaz. Uma ordem ou recado interpretado de maneira errada pode gerar possíveis desentendimentos e problemas. Dessa forma, o gestor precisa garantir uma ótima comunicação interna na empresa e fora dela. Uma ótima dica para evitar má interpretações é enviar por escrito todas as informações importantes, seja por e-mail ou mensagem.

Conhecimento e competência

Valorizar as competências e os conhecimentos dos colaboradores é importante para saber quais tarefas passar para cada um. A empresa precisa verificar as habilidades de cada pessoa e, se necessário, auxiliar no desenvolvimento dos talentos com treinamentos, cursos, workshops, incentivar o estudo de cursos livres, graduações ou especializações. Ajudar no desenvolvimento dos talentos colabora para mantê-los na empresa. Ainda, conseguem entregar resultados mais inovadores e sofisticados.

Cooperação

A cooperação é um dos pilares da cultura organizacional saudável das empresas. Integração e parceria são essenciais para alcançar os resultados esperados. Assim, todos os colaboradores se ajudam e crescem mutuamente. Esse pilar também auxilia na confiança entre equipes e líderes que se sentem acolhidos e capazes de participar e dar sugestões para o melhor andamento dos projetos.

Reconhecimento e recompensa

O reconhecimento e a recompensa estão ligados diretamente à motivação. Hoje, as pessoas não trabalham apenas por um salário justo, mas também por propósito, benefícios, reconhecimento dos gestores e oportunidades de crescer na carreira. Além de proporcionar salários justos e bons benefícios, os colaboradores são motivados com outras ações, como:

  • Plano de carreira;
  • Bonificações;
  • Horários flexíveis;
  • Reconhecimento pela liderança;
  • Feedbacks contínuos;
  • Preocupação da empresa com a saúde física e mental;
  • Recompensas financeiras.

Talentos felizes são mais proativos, flexíveis e desempenham suas tarefas em cooperação com seus colegas sem competição, pois sabe que são valorizados individualmente.

Qual é a importância da gestão de pessoas bem-feita?

Uma gestão bem-feita traz diversos benefícios para a empresa, quanto antes os líderes reconhecerem e procurarem implementar na sua organização, melhores serão os resultados obtidos. O gestor de pessoas cuidará de toda parte estratégica relacionada ao ambiente da empresa, dos relacionamentos internos e de cada funcionário para se sentir bem, saudável, reconhecido e preparado para executar suas tarefas. Sem a motivação necessária, até os melhores funcionários entregam resultados com qualidade inferior do que o esperado. Esse profissional vai acompanhar os colaboradores com os gestores, para garantir o bem-estar, e as qualificações, para o melhor desenvolvimento de todos. Se deseja mudar de área e gosta de trabalhar com pessoas, conheça tudo sobre a profissão de analista de recursos humanos e tenha todas as informações que precisa para saber se vale a pena mudar de carreira!

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