O processo de manutenção e monitoramento dos resultados e ações internas de uma empresa só é possível com o auxílio de estratégias e metodologias que venham qualificar e tornar assertivas as análises e compreensões aplicadas. E é como resposta a essa necessidade que surge a gestão de desempenho.

A entrega de um aprimoramento constante, de um maior engajamento e do direcionamento das habilidades e competências são apenas alguns dos inúmeros benefícios traçados por essa estratégia.

E se você deseja saber mais sobre o que é uma gestão de desempenho, quais as diferenças entre ela e a avaliação de desempenho e os principais objetivos e etapas, continue a leitura e confira agora com o blog da Serasa Experian!

O que é gestão de desempenho?

A gestão de desempenho é caracterizada como uma análise e acompanhamento continuados dos resultados da produtividade e execuções realizadas pelos colaboradores.

Ela demanda uma ação especializada da equipe de recursos humanos que, em alinhamento com a liderança e gestão, avalia as expectativas, metas e objetivos do negócio, comparando-os com o rendimento entregue. E o processo visa ainda a identificação de aprimoramentos, ajustes e melhorias.

Essa ação, antes vista como um recurso pontual, hoje integra o campo de planejamento estratégico e das tomadas de decisão de uma organização, sempre equiparada com outros processos.

E o que é avaliação de desempenho?

Apesar de frequentemente confundidos, é importante esclarecer que gestão de desempenho não é o mesmo que avaliação de desempenho.

Enquanto a gestão abarca um processo amplo, integral e constante, a avaliação surge como um estágio ou fase capaz de calcular e estimar as informações que serão posteriormente avaliadas.

A avaliação pode ainda integrar outros tipos de processo, sendo aplicada em diferentes metodologias de gerenciamento organizacional. Mas, é na mensuração de performance que ela verdadeiramente se destaca, ao possibilitar uma visão mais objetiva para a metodologia.

Qual o objetivo da gestão de performance?

Ainda que tenha enquanto principal objetivo possibilitar um índice satisfatório de desempenho, essa gestão conta com outros intuitos, como:

  • Reconhecer colaboradores que demonstram uma aptidão e competência para exercer cargos de maior visibilidade;
  • Fortalecer e qualificar as decisões exercidas pela liderança;
  • Traçar parâmetros para embasar treinamentos e cursos;
  • Aplicar progressões de carreira ou mudanças de cargos;
  • Aumentar os índices de engajamento emotivação dos trabalhadores;
  • Metrificar o nível de cumprimento do escopo estratégico.

E como outras determinações, auxilia também na assertividade dos feedbacks e possibilita uma preparação mais personalizada da qualificação dos funcionários, a partir das habilidades demonstradas, enquanto promove o alinhamento estratégico do planejamento da empresa.

Quais são as etapas da gestão de desempenho?

Enquanto uma análise contínua, a gestão de desempenho se estrutura por meio de etapas de menor amplitude e que, juntas, constituem o ciclo de todo esse desenvolvimento. Confira a seguir:

1. Estruturação

Esse é o momento de conceber a finalidade e expectativas da aplicação da gestão de performance. Para isso, são indicadas as ações e condutas tidas enquanto ideais, sendo feito o planejamento dos instrumentos e recursos que garantem uma boa execução.

2. Monitoramento

Aqui, é aplicado um acompanhamento dos aperfeiçoamentos necessários antes de colocar em prática. Nessa etapa, tanto você quanto o gestor podem perceber e propor os apontamentos.

3. Uso da avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho entra em cena fazendo o recolhimento dos rendimentos e desempenhos nos intervalos pré-definidos. Pode também ser aplicada por meio de formulários ou questionários específicos.

4. Ações de prosseguimento

Nessa etapa, é feita a investigação dos resultados coletados, guiando para a construção dos ajustes e alinhamentos necessários. É o momento também de compartilhamento dos apontamentos com os funcionários, que se comprometem a efetuar os procedimentos de maneira mais qualificada.

Qual a importância da gestão de desempenho na organização?

A gestão de desempenho é o que possibilita que colaboradores e empresa tenham suas expectativas e entregas constantemente alinhadas, viabilizando o alcance das metas e destaque expressivo no mercado e frente aos consumidores e competidores.

Essa ação é também uma ferramenta que levanta dados internos que, em outro momento e sem o olhar especializado, poderiam passar despercebidos. Isso faz com que as mudanças necessárias sejam implementadas, melhorando a qualidade da produção e também contribuindo para a manutenção de uma cultura organizacional saudável.

Como responder sobre meu desempenho profissional?

Agora que você compreendeu mais a fundo sobre o que é e qual a importância dessa gestão, pode surgir a dúvida sobre como conduzir e assegurar a melhora do seu desempenho.

Existem algumas ações que tornam a sua postura ainda mais especializada e ajudam a construir uma imagem positiva diante de superiores e líderes.

Primeiro, é preciso ser direto e transparente com relação aos apontamentos sobre a rotina da sua função e de quais os principais pontos de destaque e melhoria percebidos. Afinal, não há ninguém melhor do que você para fazer a sugestão de pontos e mudanças que tragam melhores condições para essa execução.

Mantenha também uma atenção especial a feedbacks, tanto de colegas quanto de gestores, e faça sua avaliação dos objetivos propostos, focando em um monitoramento constante.

Então, pronto para colar seu conhecimento sobre gestão de desempenho em prática? E para ficar por dentro desse e de outros temas essenciais para sua carreira, acompanhe o blog da Serasa Experian.

Aproveite para já conferir sobre a ética profissional e sua importância no ambiente de trabalho. Até mais!