O desenvolvimento pessoal é figurinha carimbada quando falamos da busca pelo aperfeiçoamento constante pessoal, se encaixando enquanto uma das soft skills mais desejadas pelo mercado.

Seja para o cenário de organização de uma carreira ou de uma evolução mais íntima, ele funciona enquanto uma pavimentação de caminhos que o ajudam a equilibrar qualidade, produtividade e assertividade nas suas ações e decisões, com benefícios que impactam no seu bem-estar mental.

Ficou curioso para entender mais sobre o tema? Então continue a leitura e confira com o blog da Serasa Experian o que é desenvolvimento pessoal, quais são seus principais pilares e como aplicá-lo em sua vida!

O que é o desenvolvimento pessoal?

O desenvolvimento pessoal diz respeito à jornada de aprimoramento contínuo de habilidades e aptidões individuais, tendo como foco a conquista de metas específicas.

É ele que lhe permite traçar objetivos e buscar diariamente posturas, tendências e ações que o aproximem cada vez mais do cenário que estipulou e planejou, produzindo consequências positivas em todos os âmbitos de sua vida, inclusive no profissional.

Toda essa compreensão se ancora ainda em três pilares principais, responsáveis por estruturar e viabilizar esse processo. Confira:

Persistência

A persistência é o que te motiva e instiga a trilhar um caminho contínuo de amadurecimento, mesmo diante de obstáculos, cansaço e limitações internas e externas. É o que te impulsiona a ir além, lembrando-o do objetivo previamente traçado.

Autoconhecimento

Para que você tenha as forças necessárias para continuar o seu desenvolvimento, é preciso compreender quais são de fato os seus maiores desejos e ambições.

E como consequência desse autoconhecimento, temos ainda uma percepção clara de quais os principais pontos fortes e também dos traços que precisam ser melhor trabalhados. Afinal, a proatividade necessária ao desenvolvimento pessoal só é possível quando há um alinhamento entre o que você é, o que deseja e o quanto está disposto a se dedicar para alcançar esse ponto.

Planejamento

O planejamento é a estratégia capaz de transformar sonhos e desejos em realidade. É ele quem te ajuda a delimitar todas as etapas, investimentos e necessidades fundamentais para a conquista do seu objetivo.

Vamos imaginar, por exemplo, que você aponte como meta a conquista de uma vaga de prestígio em determinado setor ou empresa.

A preparação desse gerenciamento vai passar pela pesquisa de pré-requisitos da posição, pela dedicação nos temas ou cursos capazes de capacitá-lo, por uma esquematização do seu currículo e a candidatura nessa seleção.

Sem a compreensão desses passos, seria muito mais fácil se perder ao longo desse caminho, resultando em frustrações e no questionamento da sua própria capacidade.

Qual a importância do desenvolvimento pessoal?

O desenvolvimento pessoal é a dedicação que materializa seus desejos e os transforma em expectativas passíveis de serem conquistadas, servindo ainda para a manutenção positiva de sentimentos ligados à realização, satisfação pessoal e bem-estar mental.

Ou seja, te guia para o cumprimento de todo o potencial que você possui enquanto pessoa, ao passo em que define, remodela e aperfeiçoa demandas pautadas em necessidades particulares.

É ele quem também te tira do campo passivo e o faz assumir a responsabilidade e protagonismo das próprias ações e desempenhos, produzindo resultados que ultrapassam a sua vida íntima e impactam também no seu próprio desempenho e performance como profissional.

O desenvolvimento pessoal é notoriamente reconhecido como uma soft skills, por isso, não perca a chance de conhecer um pouco mais sobre elas e o porquê dessas habilidades serem tão valorizadas pelo mercado de trabalho.

Como iniciar o desenvolvimento pessoal?

O planejamento de qualquer tipo de aprimoramento passa pelo campo da organização e definição das estratégias com bases em ações e tarefas contínuas. Conheça algumas das principais:

  1. Defina o seu foco:é preciso saber para onde ir. Deseja conquistar uma habilidade importante, evoluir na sua carreira ou até mesmo aprender um novo idioma? Todas essas passam a ser possibilidades no instante em que você se propõe a alcançá-las;
  2. Pesquise tudo sobre ele: faça um levantamento do que é preciso investir em termos financeiros, de tempo e de estímulo para conquistar esse foco. Recolha o máximo de informações possíveis;
  3. Estruture etapas e um planejamento: a definição de fases é o que te permite acompanhar e metrificar o seu avanço nesse processo. E, aqui, uma dica importante: determine passos que podem ser facilmente encaixados em sua rotina;
  4. Busque auxílios externos:quanto mais você se abrir para o conhecimento, maior a qualidade das informações que absorve, que se tornam também plurais e diversas. Então, procure cursos, realize treinamentos, faça um networking e amplie o contato com pessoas e profissionais que possam auxiliá-lo de alguma forma.

O importante, acima de tudo, é ter o seu foco escolhido com clareza e estar aberto para transformações, mudanças e aprimoramentos em seu desenvolvimento pessoal.

E então, gostou de conhecer mais sobre o assunto? Acompanhe o blog da Serasa Experian e aproveite para conferir sobre inteligência emocional e como colocá-la em prática. Até o próximo post!