Ao entrar em um novo trabalho, queremos crescer, prosperar e colher bons frutos, não é mesmo? Mas para isso, a organização na qual estamos adentrando deve ter um planejamento e plano de desenvolvimento muito bem definido para conseguirmos esse crescimento.

Desse modo, precisamos entender se o local onde estamos, ou pretendemos trabalhar, conta com isso e, até mesmo, se faz necessário alinhar com a gestão da área, buscando compreender mais a respeito do plano de carreira interno.

Para compreender mais sobre esse tema: continue conosco e confira tudo o que separamos e entenda o que é, qual a importância, tipos e como pode te ajudar na vida de um profissional. Boa leitura!

O que é plano de carreira?

O plano de desenvolvimento profissional é uma estrutura interna estabelecida pelas empresas para orientar o crescimento dos colaboradores ao longo dos anos. Assim, ela pode ser voltada para a parte de gestão de pessoas, para a parte de especialista de um assunto, uma junção das duas áreas ou até outros tipos.

Juntamente com esse plano de carreira, o colaborador vai evoluindo o seu conhecimento e ganhando mais experiência na área. Consequentemente, o seu salário vai aumentando no ritmo que ele vai traçando o plano de carreira da empresa, além de outros benefícios e vantagens por tempo de casa.

Qual é a importância do plano de carreira?

A importância do plano de carreira consiste no fato de ser um elemento central tanto para a empresa quanto para o funcionário, proporcionando motivação e perspectivas de crescimento na organização. Desse modo, as duas partes podem colher frutos e crescer gradualmente no mercado.

Isso ocorre porque, quanto mais funcionários competentes o local tiver, melhor será o seu desenvolvimento pessoal e menos preocupação a empresa terá em atrair novos talentos tão competentes quanto os atuais, conseguindo desenvolver os outros com mais tempo e assertividade.

Além disso, o colaborador terá a oportunidade de fazer cursos, capacitações e adquirir mais conhecimento, sendo em boa parte deles, bancado pela própria empresa em prol ao seu desenvolvimento.

Quais são os tipos de plano de carreira?

Primeiramente, o colaborador deve compreender os diversos planos disponíveis na empresa e alinhar suas expectativas com as da gestão, bem como estar ciente das expectativas que a gestão tem em relação a ele. Dessa maneira, ele poderá seguir os seguintes tipos de planos de carreira:

1. Plano de carreira em Y

Com um desenvolvimento linear do colaborador, ele precisará seguir entre dois caminhos: liderança ou especialista. Ou seja, ele deve escolher se deseja ir para uma parte de gerenciar pessoas da mesma área ou deseja ser especialista e estudioso da área.

2. Plano de carreira em W

Diferente da carreira em Y, que possui apenas duas opções, a em W traz uma nova perspectiva que junta as duas. Assim, esse plano de carreira traz a gestão de projeto, ou seja, junta a parte da gerência e o especialista.

Desse modo, o profissional será um líder de projeto que deve conduzir a equipe e ter amplo conhecimento sobre a área. Além de ensinar e desenvolver toda a equipe.

3. Plano de carreira paralelo

Nesse modelo de carreira, o funcionário vai para uma linha paralela com os demais da organização. Isso geralmente acontece por necessidade de um colaborador muito específico e que não se encaixa com o plano de carreira dos outros.

4. Plano de carreira horizontal

Na carreira horizontal, não há um crescimento com nível hierárquico, ou seja, todos os colaboradores estão no mesmo nível e o aumento de salário vai sendo feito conforme o desempenho individual.

5. Plano de carreira em linha

Durante todo o tempo nesse local há apenas um tipo de promoção e o desenvolvimento é bem definido. Além disso, nesse meio a estrutura hierárquica é rígida e deve ser seguida, como em serviços públicos ou instituições militares.

6. Plano de carreira em rede

Aqui, o plano em rede é bem diferente dos demais e não segue nenhum nível hierárquico nem mesmo posições fixas da empresa. Ou seja, o funcionário é livre para escolher em qual área deseja atuar e pode ir trocando conforme o tempo passa. Mas, claro, precisa estar alinhado com a gestão e com os conhecimentos que ele possui.

Como o plano de carreira impacta na vida do profissional?

Com um plano de carreira bem definido, o profissional consegue ter uma visão ampla sobre o que deseja para o futuro e compreender como chegar até lá.

Um bom plano de carreira conta com instruções bem claras e definidas sobre os conhecimentos que ele deve ter e como desenvolvê-los, além do gestor auxiliá-lo em todo esse processo, geralmente por meio de um PDI (Plano de Desenvolvimento Individual). Com isso, um plano de carreira pode ajudar o colaborador nos seguintes pontos:

  • Ajudá-lo a encontrar um cargo que deseja e se identifica;
  • Permitir que tenha conhecimento sobre o que a empresa espera dele para crescer;
  • Entender que a empresa o valorizará e desenvolverá;
  • Melhorar sua produtividade e dar mais motivação.

Portanto, para compreender como é o plano de carreira da empresa, nada mais justo do que sentar e conversar com o gestor da área. Assim, faça todas as perguntas, veja como pode melhorar e crescer na empresa, pergunte sobre cursos, requisitos e tudo o que for necessário.

Além disso, não se esqueça de falar sobre o PDI e elaborá-lo com precisão de acordo com o alinhamento das suas expectativas e da gestão. Dessa forma, esse processo ficará mais visível e você entenderá o que deverá fazer.

Gostou do conteúdo? Aqui na Serasa Experian, você encontra muito mais temas sobre como se desenvolver em uma organização e muito mais. Navegue pelo nosso blog e confira.

Ah, se você está procurando uma nova empresa para trabalhar, acesse e confira sobre a carreira e benefícios de trabalhar na Serasa Experian e envie seu currículo!

Até a próxima!