A necessidade de capacitação dos colaboradores é um fator que vem sendo tratado com maior importância nas empresas. Com a oferta de programas de treinamento e desenvolvimento (T&D), a empresa tende a crescer e se consolidar no mercado, pois, quanto mais funcionários capacitados, melhor é a execução dos processos, aumentando também a qualidade da entrega.

Essa é uma vantagem tanto para os colaboradores quanto para os negócios, uma vez que apenas a formação acadêmica não é o suficiente, dessa forma, se faz necessário a busca por atualizações e capacitações para a execução de projetos com excelência.

Pensando nisso, a Serasa Experian preparou esse conteúdo para explicar melhor sobre treinamento e desenvolvimento, qual a diferença entre os termos, seus objetivos, seus tipos e seus impactos. Continue conosco e aproveite a leitura!

O que é treinamento e desenvolvimento de pessoas?

O treinamento e desenvolvimento dos colaboradores são voltados para a capacitação de pessoal dentro das empresas, que devem investir em seus funcionários buscando a expansão do negócio.

O T&D é muito utilizado para oferecer conhecimento dos colaboradores, visto que eles precisam estar atualizados sobre o que ocorre no seu campo de trabalho, estando a par de todas as inovações promovidas para o segmento da empresa que trabalha, e saber utilizá-las no seu dia a dia para melhorar a produtividade.

Além disso, outro motivo para a empresa buscar essas capacitações é que boa parte dos colaboradores contam com o ensino superior, entretanto, apenas o conhecimento adquirido na universidade não é o suficiente para o exercício de todas as funções com qualidade. De modo geral, sempre se mostra necessário o aprimoramento e aprofundamento em determinados aspectos.

Dessa maneira, o profissional adquiri mais conhecimento, se torna cada vez mais especialista no nicho de atuação da empresa, tendo a oportunidade de se destacar e ser promovido.

Qual a diferença entre treinamento e desenvolvimento?

De maneira geral, o treinamento é a organização de apresentações com o intuito de gerar conhecimento para os colaboradores a curto prazo. Neles, são tratadas temáticas pontuais, como gestão do tempo, gerenciamento de atividades, aprimoramento na execução de demandas, dentre outros.

Em outras palavras, o treinamento é uma prática para o colaborador fazer uma tarefa com mais qualidade, mas sem afetar o tempo de produção, sendo mais focado nas hard skills.

Já o desenvolvimento é uma prática educacional corporativa visando mudanças a longo prazo, ou seja, melhorando aspectos comportamentais do colaborador. Estar em busca do aprendizado contínuo é um exemplo de desenvolvimento na prática, uma vez que visa explorar a capacidade e potencial do trabalhador relacionada a uma soft skill.

Quais os objetivos do treinamento e desenvolvimento?

Conforme a demanda da empresa, o objetivo pode variar, mas na maioria delas, o T&D é utilizado para os seguintes aspectos:

  1. Melhorar a experiência do consumidor: é quando a empresa realiza uma ação para melhorar os entregáveis, aumentando a qualidade e, assim, aumentar também a satisfação do consumidor;
  2. Aumentar a produtividade: o colaborador deverá entender como realizar o seu trabalho com mais rapidez, assim, ele conseguirá entender melhor sobre o produto e encontrará formas de reduzir o tempo e aumentar a entrega;
  3. Diminuir o retrabalho: é utilizado para o funcionário entender mais sobre o produto e como realizar a ação sem a necessidade de retrabalho, assim, diminuir o prejuízo da empresa;
  4. Capacitação para novidades: quando a empresa vai começar a utilizar novas ferramentas, novos processos ou novas tecnologias. Assim, realiza um treinamento mostrando como realizar a operação;
  5. Melhorar o clima organizacional: com treinamentos voltados para a comunicação e liderança, as equipes entre em sintonia e seus integrantes passam a colaborar entre eles e contribuem para um ambiente mais saudável.

Habilidades para currículo: quais selecionar e como colocar.

Qual a sua importância no mercado de trabalho?

A importância do T&D é o foco na capacitação de todos os colaboradores, fazendo a integração com o ambiente, seja entre as pessoas ou processos, qualificando sua mão de obra, com uma produção de qualidade, em menos tempo e também, com quantidade.

Além disso, com esse treinamento e desenvolvimento, é possível perceber os seguintes pontos:

  • Aumento da interação;
  • Alinhamento estratégico assertivo;
  • Ter padrões nos procedimentos;
  • Melhora na tomada de decisões;
  • Aumento da motivação;
  • Diminuição da rotatividade de colaboradores;
  • Melhora do produto ofertado;
  • Criação de uma cultura organizacional.

Quais são os tipos de treinamento e desenvolvimento?

O treinamento e desenvolvimento pode ser ramificado em vários tipos, cada um com uma necessidade que a empresa mapeou em seu atual cenário, dessa maneira, esses são os tipos de T&D mais utilizados:

  • Treinamentos comportamentais;
  • Treinamentos corporativos;
  • Treinamentos motivacionais;
  • Treinamento de integração (Onboarding);
  • Treinamentos técnicos;
  • Treinamento de trabalho em equipe;
  • Desenvolvimento de lideranças.

O que faz um profissional de treinamento e desenvolvimento?

O profissional dessa área é o responsável por elaborar metodologias e conteúdos para promover treinamentos para os colaboradores de uma empresa. Também é trabalho dele verificar aspectos de desempenho e o clima organizacional, elaborando avaliações de processos para pensar em melhorias internas. Além disso, também revisa as políticas de desenvolvimento da organização.

Quanto ganha quem trabalha com treinamento e desenvolvimento?

A média salarial de um profissional que trabalha com treinamento e desenvolvimento é de R$ 5.380,21. Mas esse valor pode mudar de acordo com a região, instituição e nível de ensino.

Perfil profissional: tudo o que você precisa saber!

Portanto, o treinamento e desenvolvimento de colaboradores é crucial para a empresa, pois, é por meio deles que o negócio terá resultados melhores. Isso acontece porque os funcionários se tornam mais capacitados e entregam um trabalho mais assertivo, aumentando a competitividade da marca frente a concorrência.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e, para entender mais sobre capacitações, — continue acompanhando o blog da Serasa Experian. Até a próxima!