Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 4,57

No mês (em milhões) 1,10

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 4,57

No mês (em milhões) 1,10

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empreendedorismo

pme

Clientes inadimplentes? Especialistas da Serasa Experian mostram como lidar com esse desafio

Especialistas da Serasa Experian mostram os melhores caminhos para a sua empresa cobrar dívidas de clientes inadimplentes. Confira!

Clientes inadimplentes? Especialistas da Serasa Experian mostram como lidar com esse desafio

Nas pequenas e médias empresas, cobrar ou recuperar dívidas de clientes inadimplentes é um desafio e tanto. Afinal, diferente das grandes companhias, que geralmente possuem departamentos próprios para isso, nas PMEs muitas vezes não sobra nem tempo para esse tipo de atividade. E a Serasa Experian vem acompanhando de perto esse e outros tipos de obstáculos para propor soluções. Por isso, a inadimplência de clientes foi o tema do 4º e último encontro do Ciclo de Webinar “Novo Normal, Novas Oportunidades”. No evento, especialistas da Serasa Experian deram dicas para diminuir a taxa de inadimplência e recuperar os valores devidos à sua empresa sem degastar sua relação com seus clientes. Quem falou sobre o assunto foram os seguintes profissionais da Serasa Experian: Patricia Iyama, Diretora de Soluções de Cobrança; Caio Faustino, Gerente de Produtos Digitais para Pequenas e Médias Empresas; e Fernanda Monnetat, Diretora de Pequenas e Médias Empresas.

Neste conteúdo você vai ler (Clique no conteúdo para seguir)

Renegociação com clientes inadimplentes

Além de dicas práticas e de como enfrentar o desafio da inadimplência, os especialistas da Serasa Experian abordaram diversos outros assuntos relacionados a esse tema. Falaram, por exemplo, da importância das tratativas de renegociações, como estabelecer prazos da régua de cobrança e em qual momento vale a pena ou não negativar os seus clientes. Também comentaram sobre as diferenças entre dívidas de pessoas físicas (PF) e pessoas jurídicas (PJ), mudanças provocadas pela pandeia e até sobre o receio que algumas PMEs têm de cobrar dívidas B2B de empresas de grande porte.

Outros temas em pauta:

  • Comparação entre ferramentas de recuperação de dívidas e Protestos;
  • Investimento em cobrança X valores recuperados;
  • Vantagens da terceirização de cobrança;
  • Como fazer uma cobrança amigável;
  • Porque o Cadastro Positivo pode ajudar no processo de cobrança;
  • Importância de manter dados cadastrais de clientes atualizados;
  • Principais indicadores que você deveria acompanhar.

E não parou por aí. O encontro de uma hora contou ainda com a participação ativa do público. Eles enviaram diversas perguntas relevantes sobre clientes inadimplentes e os especialistas da Serasa Experian responderam várias delas ali, na hora. Por isso, fica o nosso convite para você baixar de graça a gravação desse rico Webinar para aproveitar os conteúdos e entender as melhores maneiras de lidar com a inadimplência na sua empresa.

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail Softwares de RH: conheça os 15 principais e saiba como escolher

Softwares de RH: conheça os 15 principais e saiba como escolher

Conheça os diferentes softwares de RH que podem ajudar nas atividades de rotina da gestão de pessoas e saiba como escolher o melhor!

Thubmnail O futuro do campo em rede: saiba como a TIM reduziu em 75% o tempo de análises para atuação no agronegócio

O futuro do campo em rede: saiba como a TIM reduziu em 75% o tempo de análises para atuação no agronegócio

Parceria otimiza expansão de conectividade com inteligência de dados, transformando a prospecção de clientes e democratizando o acesso à rede em áreas rurais.

Thubmnail CAR e crédito rural: por que o Cadastro Ambiental Rural é decisivo na análise de risco em 2025

CAR e crédito rural: por que o Cadastro Ambiental Rural é decisivo na análise de risco em 2025

Saiba como o Cadastro Ambiental Rural (CAR) impacta o crédito rural e por que ele é importante para financiamentos sustentáveis em 2025.

Thubmnail Como a taxonomia verde promovida pela FEBRABAN atua sobre o risco de crédito rural

Como a taxonomia verde promovida pela FEBRABAN atua sobre o risco de crédito rural

Confira como a taxonomia verde da FEBRABAN ajuda a reduzir riscos no agro e impactar com R$ 400 bi em crédito rural ao ano. Saiba mais!

Thubmnail Leis do agro: quais são as regulamentações vigentes para ficar atento?

Leis do agro: quais são as regulamentações vigentes para ficar atento?

O agro cresceu 12,2% no 1º trimestre de 2025: confira as principais leis e soluções para crédito rural com foco em compliance e ESG.

Thubmnail Confira os feriados e datas comemorativas de novembro

Confira os feriados e datas comemorativas de novembro

Confira os feriados e datas comemorativas de novembro e veja ideias de campanhas segmentadas para aumentar engajamento e vendas.