Planejar é um dos processos essenciais para qualquer área da vida, seja para os âmbitos pessoais ou profissionais. Com ela, é possível definir rumos, compreender caminhos e ter um alicerce para guiar e entender como deve proceder nesse período.

Assim, o planejamento também se trata de um foco a um objetivo, que estará lá para se embasar e tirar dúvidas e, claro, se necessário, redefini-lo. Para uma organização, esse é um fator que deve estar ainda mais presente e deve ser analisado constantemente para verificar o andamento, conferindo se está no caminho certo ou precisa de alguns ajustes.

Quer entender mais sobre o tema e a quais temas deve pensar para definir seu planejamento estratégico? Continue aqui na Serasa Experian e leia na íntegra. Boa leitura!

Afinal, como definir planejamento estratégico?

O processo se trata de um planejamento sistêmico, ou seja, para atingir os objetivos dele, deve-se ter o caminho muito bem estruturado e com um contexto para gerar um entendimento claro. Para isso, deve-se pensar nos seguintes fatores para definir o planejamento:

1. Defina a identidade organizacional

O primeiro passo é identificar qual a real identidade da empresa. Para isso, pense sobre o que deseja para a empresa, qual a imagem que deseja passar, quais tipos de produtos irá trabalhar.

Com isso, é fundamental ter um branding definido e bem assertivo, além de definir a missão e os valores da instituição. Assim, com esses passos bem claros, já é o começo para ter um planejamento mais assertivo e de acordo com o que a marca busca.

2. Conheça o seu público-alvo

Identificada a organização definida, nada mais justo do que compreender, de fato, qual é o público-alvo do empreendimento. Nesse sentido, você conseguirá traçar outros rumos e estratégias para o estabelecimento, conseguindo tomar decisões com motivos específicos que façam sentido, sem "dar um tiro no escuro" nas escolhas.

Para compreender melhor sobre seu público, é possível utilizar ferramentas que ajudam no processo, como a Mosaic da Serasa Experian. É uma solução que proporciona diversos insights e conta com uma segmentação completa, com informações, como região, idade, gênero, gasto médio e muito mais. Assim, esse processo se torna ainda mais assertivo e proporciona mais facilidade para a empresa.

3. Analise os ambientes internos e externos

Para esse tópico, você deve compreender como estão os cenários do momento, tanto o interno como o externo. Assim, veja se seu quadro de funcionários está adequado para o seu desenvolvimento, ou seja, confira se eles contam com as capacitações necessárias para executar as ações do plano.

Isso é um fator essencial, visto que, se eles não contarem com isso, o processo deverá ter outro rumo, como a capacitação da equipe, ou então a contratação de novos funcionários destinados para essa função.

Aqui, também é válido compreender se a infraestrutura interna está apta para dar continuidade ao planejamento. Em caso negativo, é o momento de buscar orçamento e encaixá-los no seu cronograma financeiro para investimento, garantindo que tudo esteja alinhado e consiga ser exercido.

Por fim, analise o cenário externo, como os concorrentes, economia, mão de obra e todos os quadros relacionados ao empreendimento. Isso dará mais informações a respeito de como está e como você deve prosseguir com os planos. Afinal, às vezes, temos uma ideia, mas ela nem sempre poderá ser executada.

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4. Estabeleça metas e objetivos

Para deixar o planejamento ainda mais completo, as metas e objetivos não podem faltar. São eles que ditarão o rumo do projeto, seja com os passos como com o tempo.

Isso ajudará a entender onde a marca está e aonde quer chegar, desse modo, toda a meta deve ser muito mais definida, com um passo a passo detalhado. Para isso:

  • Defina prioridades para curto, médio e longo prazo;
  • Crie metas alcançáveis;
  • Elabore metas para cada departamento.

E, em todas as metas, não se esqueça de colocar os objetivos de cada uma. É por conta desse objetivo que ela se torna tão importante! Caso contrário, ela apenas será uma meta sem justificativa e, consequentemente, poderá ser deixada de lado.

5. Elabore plano de ação

Com as metas e objetivos traçados, é o momento de elaborar um plano de ação em cima delas. É com ele que você viabilizará as conquistas dos objetivos. No plano, você esmiuçará cada meta e objetivo, trazendo quais são todas as ações necessárias, motivos, métodos e estratégias.

Assim que completo, é o momento de delegar cada tarefa para os colaboradores responsáveis. Caso sejam mais de um, o ideal é fazer uma apresentação completa, mostrando todos os passos e motivos, e ainda abrir momentos para possíveis dúvidas e sugestões.

6. Monitore e avalie os resultados

Feita a delegação e com os processos iniciados, é o momento de monitorar e avaliar. Aqui, veja como está o andamento de cada plano de ação e entenda se está tudo correndo como esperado ou se necessita de algum ajuste/aprimoramento.

Além disso, acompanhe os resultados dele e entenda se já está trazendo resultados, e se sim, quais são. Caso seja positivo, mostre para a equipe, isso incentivará que continuem engajados e busquem trazer mais avanços.

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Quando elaborar o planejamento estratégico?

O planejamento estratégico pode ser pensado tanto para quando o empreendimento está começando, ou quando já está bem alocado no mercado, mas deseja evoluir mais. De modo geral, é um processo que deve estar presente em toda organização que deseja evoluir e garantir desenvolvimento.

Portanto, será com esse planejamento que a empresa conseguirá alcançar suas metas e garantir mais sucesso na sua área atual. Mas, além disso, ter um bom plano estratégico, também garantirá os seguintes aspectos:

  • Mais organização empresarial;
  • Ajuda na tomada de decisões;
  • Maior comprometimento da equipe;
  • Melhorias das boas estratégias;
  • Prevenção de possíveis problemas de produtividade.

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