Uma das etapas mais importantes na jornada dos empreendedores que estão em busca de construir e lançar o seu negócio é a de descoberta e definição do público-alvo. E essa pode ser ainda uma remodelação de quem já está há anos no mercado e deseja delinear de forma assertiva esse foco.

Afinal, de nada adianta um investimento pesado em processos, matéria-prima e serviços de qualidade se você não conseguir atingir a parcela de pessoas que de fato se interessam e consomem determinado produto.

Foi essa noção que fez com que especialistas fossem em busca de maneiras objetivas e qualificadas de como definir público-alvo. E se você deseja conhecê-las, continue a leitura e acompanhe com o blog da Serasa Experian!

O que é público-alvo?

O público-alvo é um conceito utilizado para enquadrar consumidores que você deseja alcançar com a sua marca ou serviço. Ou seja, trata-se do conjunto de pessoas que compartilham de aspectos relevantes para o seu negócio, fazendo deles clientes em potencial e que podem ser atraídos e mobilizados pelo seu marketing e por aquilo que você oferece.

Dentre estas características, podemos citar perfil demográfico, de gênero, racial, por idade, nível de escolaridade, renda e outras marcações do tipo.

Também conhecido como target, ou alvo, o público tem a sua importância dentro do campo do empreendedorismo de forma muito fortalecida, e é bem fundamentado em pesquisas e estudos que buscam cada vez mais aprimorar esse entendimento.

Exemplos de público-alvo

A formação de um público-alvo parte principalmente das carências e necessidades que dividem e os tornam mais hegemônicos. Para entender mais a fundo, confira:

  • Se você possui uma loja física de produtos de cuidados femininos e com valores acima da média daqueles praticados no mercado, sabe que precisa atingir uma renda mais expressiva, tendo, por exemplo, o seguinte cenário: mulheres, de 18 a 60 anos, residentes do Rio de Janeiro, com ensino superior completo, classe A e renda média de R$ 5.000;
  • Já se tem uma empresa que vende sistemas de gestão para supermercados, necessita falar diretamente com gestores, líderes e empresários do ramo, tornando o seu público-alvo reduzido: homens, de 40 a 50 anos, residentes de Curitiba, com ensino superior em áreas de gestão e administração, classe A e renda de R$ 15.000,00 a R$ 20.000,00;
  • E para uma loja de itens para o lar e eletrodomésticos localizada no interior da região norte: mulheres, classe B, de 20 a 40 anos, ensino superior incompleto e renda média de R$ 3.000,00.

Essas são apenas algumas exemplificações que demonstram que, quanto mais amplo for o seu público-alvo, mais as suas estratégias precisam ser variadas. Então, o ponto passa a ser a capacidade de conseguir construir um planejamento estratégico, com abordagens de comunicação que funcionam para quem é, de fato, o seu foco.

Qual a importância de conhecer o meu público-alvo?

O reconhecimento e construção do seu público-alvo é importante porque permite tomar decisões, criar projetos e aplicar ações expressivas, fazendo com que os seus investimentos e esforços sejam objetivos e diretos, sem desperdiçar recursos e oportunidades com usuários que não tem interesse no seu serviço ou produto.

Ao fazer os ajustes e adaptações necessárias e capazes de estabelecer uma melhor relação e comunicação com o público, você se aproxima dessa realidade, entende a dinâmica desse segmento e constrói uma atitude que responde com qualidade e assertividade as carências e necessidades dessa parcela.

Este conhecimento o ajuda também a estruturar um posicionamento e nome que tenha autoridade e relevância no mercado, por ser visto como uma empresa que sabe qual é o seu objetivo e que possui soluções coerentes, valorizadas e únicas para seus clientes, fazendo com que consiga se diferenciar e destacar da concorrência.

Como definir um público-alvo?

Pronto para colocar a mão na massa e entender, de fato, como desenvolver a estratégia de definição de público-alvo? Conheça os principais passos e orientações que chegam para agregar e fortalecer esse planejamento:

1. Conheça o mercado

Antes de mais nada, você precisa ter informações precisas a respeito do mercado, perfil de pessoas e oportunidades que podem ser aprimoradas por um lançamento ou solução, traçando, como resultado, um cenário de compreensão ampla.

Ou seja, tem que entender quais são as últimas tendências, como tem sido a ação de outras marcas concorrentes e quais as principais demandas dos usuários, não esquecendo de definir se a sua atuação se dará em uma ou mais regiões.

Para esse tipo de ação, você pode contar soluções tecnológicas, como a plataforma Polis, que permite acumular uma inteligência de dados e obter insights que irão abrir o caminho de compreensão para a avaliação e classificação do seu público-alvo.

Trazendo, assim, um entendimento inicial e pavimentando o caminho que vai nortear as etapas seguintes, já que, quanto mais dados tiver, maiores as chances de uma estruturação bem direcionada.

2. Aprimore seus serviços ou produtos

Não são apenas as noções externas que importam para a sua marca. Afinal, de nada adianta compreender o cenário e não conseguir fazer um ajuste e alinhamento interno, voltados para as perspectivas e possibilidades que foram identificadas.

Portanto, trace os seguintes pontos:

  • Objetivos e valores da sua proposta;
  • Tipo de consumo que está tentando suprir;
  • O que faz com que os seus serviços ou produtos sejam diferentes da concorrência;
  • Quem você está tentando atingir com essa comunicação.

3. Fragmente e aperfeiçoe o seu público

Neste momento, você está preparado para conhecer a fundo o seu target. Quais são os ideais em que acreditam? Que tipo de posicionamento faz sentido para essas pessoas? Quais são as tendências adotadas por elas?

Esses questionamentos te levam a fazer uma segmentação bem detalhada, podendo até mesmo descobrir a oportunidade de novos desdobramentos.

Por exemplo: imagine que possui uma loja de produtos naturais. Você pode ter um público bem variado em termos de gênero, região demográfica e idade, mas descobre, nessa análise minuciosa, que alguns buscam soluções para emagrecimento a curto prazo, enquanto outros consomem porque acreditam em um estilo de vida mais saudável e não estão preocupados com resultados estéticos.

Com base nessas diferenciações, já é possível definir frações diferentes:

A: jovens, de 25 a 35 anos e que realizam dietas;

B: adultos, de 40 a 50 anos, que aderem a uma filosofia de vida mais orgânica e saudável.

Essas informações específicas, personalizadas e baseadas em comportamentos podem ser colhidas com ferramentas como o Mosaic, que entrega segmentações aprimoradas e exclusivas, baseadas em um banco de dados completo que permite o cruzamento de referências para resultados otimizados e plurais.

Ao utilizar os recursos tecnológicos a seu favor e fazendo uma análise bem fundamentada, você precisa conseguir responder a estes questionamentos:

  1. Quem é o seu público-alvo?
  2. Quais as dores, demandas e carências?
  3. Quais são os posicionamentos, figuras de autoridades e pessoas de confiança para eles?
  4. Quais os canais ou meios de comunicação utilizados por eles para se conectar e obter informações?
  5. De que forma a sua empresa pode sanar e apresentar vantagens diferenciadas?

Qual a diferença entre público-alvo e persona?

Todas essas definições podem acabar gerando um tipo de dúvida bem comum, principalmente aos que estão iniciando agora no campo dos negócios: a diferença entre público-alvo e persona.

Na prática, podemos imaginar que o target é um conceito mais amplo e abrangente, em que você segmenta uma parcela do mercado com base nos indivíduos que dividem algumas características, que dialogam com os valores e foco da sua empresa. Eles são a grande massa na qual você busca se relacionar e criar um desejo de consumo por aquilo que está sendo oferecido.

Já a persona é a sua concepção de cliente ideal. Uma espécie de personagem, criado com todas as características e particularidades que você colheu com base no seu público-alvo, ao qual define e restringe uma espécie de perfil de comportamento e até mesmo estilo de vida.

No final, a compreensão dessas etapas o direciona para o empreendimento com muito mais qualidade, e aumenta as chances de alcance de sucesso.

E aí, viu só o quanto entender sobre o público-alvo é um tema essencial para qualquer negócio? Se deseja continuar aprendendo sobre mercado, consumo e estratégias de marketing, acompanhe o blog da Serasa Experian.

Aproveite também para já conhecer sobre a jornada do cliente e o impacto na sua atração. Até a próxima!