Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,4%

Variação mensal 7,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406,18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406,18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268,83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 3,47

No mês (em milhões) 1,11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,8%

No mês (em milhões) 77,9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,8%

Variação mensal -0,8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,4%

Variação mensal 7,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406,18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406,18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268,83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 3,47

No mês (em milhões) 1,11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,8%

No mês (em milhões) 77,9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,8%

Variação mensal -0,8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Marketing

Impacto do tráfego orgânico no marketing digital

Buscando formas de como reduzir o seu ROI ou CAC? Veja como usar a estratégia de tráfego orgânico somado a suas campanhas digitais.

Impacto do tráfego orgânico no marketing digital

Para aparecer e se posicionar bem na web, há diferentes maneiras e estratégias, cada uma com um propósito e com um tempo de conversão diferente. Uma boa maneira de ter bons resultados além do tráfego pago é por meio do orgânico, uma estratégia para médio e longo prazo. O melhor desse tráfego é que não é necessário desembolsar dinheiro como nos anúncios pagos. Além disso, ao garantir uma posição na primeira página, se o conteúdo dela e as otimizações técnicas estiverem adequadas e corresponderem à busca atual do usuário, ela pode permanecer por bastante tempo nesse lugar, reduzindo o investimento com anúncios. Quer entender mais como funciona o tráfego orgânico e seus benefícios? Continue na Serasa Experian e confira tudo o que separamos para você. Boa leitura.

O que é tráfego orgânico?

Em poucas palavras, o tráfego orgânico é tudo o que um site ou uma rede social conquista e não precisa pagar pela sua posição. Ou seja, por meio de melhorias e conteúdos relevantes produzidos, as chances de ele alcançar uma boa posição e permanecer nela sem precisar pagar por isso aumenta consideravelmente. Entretanto, por mais que o custo em anúncios seja nulo, ainda são, sim, necessários alguns investimentos. Isso acontece principalmente com pessoas qualificadas para a criação de conteúdo de qualidade e colaboradores voltados para as otimizações do site/plataforma. Enquanto no tráfego pago, caso não renove o pagamento da palavra-chave, a posição é perdida de imediato, no caso do orgânico, você consegue mantê-la por mais tempo, colhendo os frutos desse investimento ao longo do tempo.

Quais são os benefícios do tráfego orgânico?

Agora que você entende o básico sobre o tráfego orgânico, nada mais condizente do que conferir quais são os benefícios dessa estratégia. Veja mais os motivos para implementá-la na sua gestão de tráfego:

Resultados a pequeno, médio e longo prazo

Com essa estratégia definida e trabalhada constantemente, é possível que o esforço comece a aparecer antes do que você imagina. Assim, ao fazer mais investimentos nela, você já consegue mensurar resultados em um curto período — os quais podem perdurar por muito tempo.

Gera autoridade

Outro grande benefício do tráfego orgânico é que a marca consegue aumentar sua autoridade, visto que, se ela conseguir um bom desempenho e for aparecendo ao usuário, ele entenderá que ela é confiável. Com isso, ele começa a criar um vínculo com a marca, reconhecendo o lugar dela no mercado e até mesmo fazendo recomendações.

Bom custo-benefício

Como falamos, essa estratégia ainda precisa, sim, de investimento. Entretanto, podemos considerar o custo dela mais baixo e rentável. Afinal, com o valor investido no orgânico, você consegue otimizar muito mais páginas e garantir várias melhorias. Assim, o impacto acaba sendo em mais URLs, gerando mais desempenho no tráfego pago.

Dicas para criar estratégias de tráfego orgânico

No tráfego orgânico, não basta criar um conteúdo, colocá-lo na web e esperar os resultados, isso não dará certo. Assim, é essencial ter em mente alguns pontos-chave para garantir que esse mecanismo seja assertivo e funcione bem. Confira as 6 dicas que separamos para você começar a aplicar essa estratégia:

1. Conheça seu público-alvo

O primeiro passo, se não o mais importante para a marca, é conhecer o seu público-alvo. Assim, antes de qualquer coisa, é fundamental ter o perfil do usuário da marca traçado. Com isso, ao elaborar seus conteúdos e campanhas, é possível entender quem é o foco a ser atingido e que mecanismos podem ser utilizados para isso. Para isso, você pode utilizar ferramentas de mercado visando definir assertivamente a persona. Um desses meios é utilizar a solução de análise e segmento de público da Serasa Experian. Com ela, você consegue encontrar a melhor oportunidade para identificar os usuários da marca e definir as campanhas futuras.

2. Invista em SEO

Com estratégias do tráfego orgânico, não podemos deixar de colocar o SEO (Search Engine Optimization) em pauta. Essa é uma prática que segue direcionamentos do Google para estar na primeira página, ou seja, todo o trabalho interno é voltado para melhorar aspectos de conteúdo e o desempenho do site. Alguns dos fatores trabalhos no nicho são:

  • Autoridade da web;
  • Qualidade e quantidade de backlinks;
  • Páginas responsivas;
  • URLs amigáveis;
  • Palavras-chave de acordo com a marca;
  • Tempo de carregamento;
  • Conteúdos de qualidade.

Há ainda outros componentes essenciais para promover o ranqueamento do site, mas os citados acabam sendo os principais. De modo geral, podemos dizer que essa estratégia anda em conjunto com o tráfego orgânico.

3. Invista em marketing de conteúdo

Para conseguir alavancar nas posições e ter um tráfego interessante, ter um conteúdo de qualidade é a chave para isso. No caso do Google, por exemplo, ele entende se o texto está relacionado com a intenção de busca do usuário, se ele tem um tamanho adequado para o tema, qual a sua profundidade e muito mais. Consequentemente, ter profissionais que saibam elaborar textos completos e ricos é fundamental. Sendo assim, investir no marketing de conteúdo faz toda a diferença para o negócio, principalmente unindo essa estratégia com um colaborador que entenda os aspectos de SEO para web. Além disso, sempre alinhe esses conteúdos com a persona que foi estabelecida no seu estudo. Nesse sentido, ela se interessará mais pelo tema, ficará mais tempo lendo o conteúdo e aumentará o engajamento, mostrando para o buscador que está respondendo às dúvidas do usuário e garantindo um texto de qualidade.

4. Estude palavras-chave relevantes

Seguindo a linha do SEO e do marketing de conteúdo, estudar as melhores palavras-chave utilizadas pelo usuário no navegador pode garantir vários insights. Ou seja, ao notar quais são os temas pesquisados, você e sua equipe saberão se ele vale ou não a pena de ser trabalhado.

5. Utilize o storytelling

Para garantir que o conteúdo fique ainda mais relevante e atraia o foco do usuário, utilizar técnicas como o storytelling desperta a curiosidade e garante maior continuidade da leitura. Segundo estudos, quando uma pessoa começa a leitura e lê uma boa história, ela cria atividades mentais que a ajudam a memorizar o que está lendo. Nesse sentido, há grandes chances de ela engajar com o conteúdo e ficar mais satisfeita com a leitura. Assim, isso também acaba acarretando parte do reconhecimento e da autoridade da marca na internet.

6. Crie conteúdos multimídia

Por fim, outra técnica para melhorar o tráfego orgânico é por meio de multimídia. Ou seja, ao elaborar um conteúdo específico, fazer várias versões dele para outras redes sociais. Isso garantirá que mais públicos sejam atingidos, visto que quem entra para ler e-mail marketing pode não ser tão ligado com o Instagram, ou vice-versa. Portanto, esse modelo de tráfego traz ótimos motivos para a implementação dele, garantindo maior alcance na rede e possibilitando visibilidade sem a necessidade de pagamentos contínuos. Entretanto, por mais que seja muito bom, você ainda pode atacar com outros tipos de tráfegos, como o pago. Assim, as chances de aumentar seu nome na internet são ainda maiores. Gostou do conteúdo e quer entender mais sobre estratégias para a web e redes sociais? Navegue mais pelo blog da Serasa Experian e confira outros materiais. Até a próxima!

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