As vendas vão muito além da conversão, afinal, por trás de todo item vendido, há um comprador que precisa sentir que seus anseios estão sendo atendidos, antes, durante ou no após a jornada de compra. Dessa forma, manter contato com os clientes se mostra essencial.

Quanto mais troca houver entre ambos, mais próximo será o envolvimento do cliente com a empresa, que criará um laço de confiança com a marca. E mesmo que o indivíduo não manifeste a necessidade de auxílio, é válido manter a comunicação para estreitar o canal por meio de mensagens ou e-mails.

Tendo isso em vista, o e-mail marketing surgiu como uma solução para deixar uma organização mais próxima do seu público, afinal, trata-se de um processo crucial para o ramo empreendedor.

Pensando nisso, a Serasa Experian separou alguns tópicos para te explicar como funciona o envio desses e-mails, como captar clientes com ele, quais os tipos e se há risco. Para entender melhor, continue conosco e aproveite a leitura.

Como surgiu a ideia do e-mail marketing?

O conceito surgiu na década de 1970, quando Gary Thuerk enviou 400 e-mails sobre os computadores da companhia que trabalhava, a Digital Equipment Corp. Toda essa ação resultou em uma venda massiva, resultando em 13 milhões de dólares e atestando a prática como altamente eficaz.

Dessa maneira, o e-mail marketing surgiu com o intuito de conectar diretamente as empresas com o seu público por meio desse meio de comunicação, — a fim de gerar conversões para a empresa.

Como funciona o e-mail marketing?

Como percebemos, essa prática funciona pelo envio de e-mails para um grande de número de contatos. Essa lista de contatos pode ser gerada por ações que fomentam cadastros para a empresa. Mas para isso, a empresa deve estar de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Atualmente, também existem ferramentas de automação que enviam e-mails personalizados de forma massiva, contudo, são pagas e a organização deve estudar possibilidades de investir nelas em suas estratégias.

O que é lead: Saiba mais sobre sua definição e importância para gerar mais vendas.

Como fazer um bom e-mail marketing?

O ideal é pensar em designs chamativos e mensagens relevantes para o leitor, além de outros aspectos que devem ser analisados e construídos. Separamos algumas dicas de como fazer um bom e-mail marketing. Confira:

1. Faça sua própria lista de envio

Para enviar os e-mails é necessário ter destinatários, certo? Dessa forma, construa a sua própria por meio de campanhas de cadastros e utilize da sua rede de dados atuais.

Além disso, fazer landing pages com o intuito de angariar leads é uma ótima opção, nela, você pode mencionar o tipo de conteúdo que a pessoa receberá com frequência e os benefícios para dela realizar a ação de cadastro.

E não compre listas prontas de forma aleatória, afinal, elas podem mais te prejudicar do que auxiliar, visto que as pessoas nem mesmo conhecem sua empresa, ficando receosas e possivelmente bloqueando seu contato.

2. Escolha seu ESP

O ESP é o Email Service Provider, ou seja, é por onde serão disparados os e-mails. Assim, é necessário um software adequado para administrar sua rede de contatos.

- Plataformas de e-mail marketing

No mercado atual, há muitas plataformas que te auxiliam nesse processo. Confira quais são algumas delas:

  • MailChimp;
  • ActiveCampaign;
  • GetResponse;
  • RD Station;
  • AWeber;
  • Drip;
  • Constant Contact;
  • LeadLovers;
  • ConvertKit;

3. Nome de remetente adequado

Uma ótima prática para o uso do e-mail marketing é utilizar o nome real da sua empresa. Assim utilize algo como: seunome@empresa.com.br, isso vai deixar o marketing mais humanizado, mostrando que existem pessoas por trás da marca.

4. Defina a estratégia de comunicação

Para você conversar com seu público, você deve utilizar a linguagem adequada, ou seja, condizente com seu nicho. Se o seu público é mais formal, a linguagem deve também ser mais formal. Mas caso seja voltada para o público jovem, pode usar uma comunicação mais descontraída.

Para isso, é ideal que você faça um estudo do seu público e defina uma persona de acordo com os resultados, assim, as suas estratégias de marketing serão mais eficazes.

5. Crie um template

Tenha em mente uma definição de modelo para o envio desses e-mails. Coloque o nome da sua marca e a logo para já identificarem de primeira.

Além disso, não use apenas texto corrido, intercale com imagens, — deixa a comunicação visual falar mais que a escrita. E não esqueça do CTA (Call to Action), essencial para chamar seu público para a ação!

O e-mail marketing oferece riscos para as empresas?

Deve-se tomar cuidado com o envio massivo, ou seja, enviar muitos e-mails para os usuários pode ser visto como algo incômodo. Fora que a má prática dessa ferramenta pode fazer com que seu envio vá direto para o SPAM, que é um recurso dos provedores, que identificam a intensidade e conseguem identificar que a prática está excessiva.

Outro fator que ocorre em caso de envios massivos é do destinatário bloquear seu e-mail para não recebê-los mais, até mesmo de não sentir mais vontade de voltar a fazer negócio com a empresa por conta dessa invasão em sua caixa de entrada.

Venda mais e sem medo para pequenos varejistas e pessoas físicas.

Tipos de e-mail marketing

É possível fazer o e-mail marketing em vários formatos e diversas finalidades, não apenas visando a conversão. Um e-mail também pode passar informações úteis à sua lista de contatos, cartões comemorativos, avisos, entre outros. Veja quais as formas de utilizar essa estratégia:

  1. Newsletter: essa é uma forma mais leve de manter o relacionamento mais próximo. Aqui, você pode informar sobre atualizações e novidades da sua empresa;
  2. E-mail promocional:esse tipo de e-mail pode ser enviado para divulgar promoções, eventos, comemorações, entre outros;
  3. E-mail sazonal: há muitas datas especiais do ano em que é possível mandar e-mails criativos ou aproveitar para oferece um cupom de desconto no aniversário do usuário;
  4. E-mail de boas-vindas:é utilizado quando a pessoa acaba de se cadastrar, quando realizou alguma ação em seu site;
  5. E-mail para usuários inativos:quando a pessoa não está tendo interação com sua marca, com o envio desse e-mail, ela pode voltar a ser mais ativa e realizar novas ações;
  6. E-mail para e-commerce: esse é para enviar promoções, divulgar quais produtos novos, avisar se a pessoa deixou itens no carrinho, etc. É fundamental para aumentar a conversão da loja.

Como mensurar o sucesso da sua campanha de e-mail marketing.

Portanto, fazer o uso dessa estratégia de e-mail marketing é uma ótima maneira de interagir com o público, estreitando a comunicação.

Além disso, para entender melhor sobre o seu público, a Serasa Experian oferece a plataforma Mosaic, um banco de dados que você consegue utilizar para analisar e entender o comportamento dos seus clientes, com uma divisão feita em 12 grupos e 40 segmentos diferentes!

Com ela, a obtenção sobre o perfil alvo será mais ágil e assertiva, trazendo mais eficiência para todo o seu processo. Assim, os insights obtidos serão muito maiores e valiosos para sua tomada de decisão!

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e, para entender mais sobre estratégias e marketings, — continue seguindo o blog da Serasa Experian. Até a próxima!