Desenvolver uma história diferencia uma empresa dos concorrentes no marketing digital

Investir em soluções avançadas para desenvolver campanhas digitais é uma das principais recomendações para quem deseja crescer. O que diferencia uma companhia dos seus concorrentes não é a capacidade tecnológica, que é a mesma para todos, mas sim a habilidade de ir além da captura de dados por ferramentas online. Ou seja, é o talento de contar uma história em torno da sua marca e, desta forma, levar sentido ao seu consumidor.

A tática, conhecida como storytelling, está em alta no mundo corporativo e encabeça as prioridades dos profissionais de marketing em 2015 – pesquisa da Experian Marketing Services mostra que 46% dos empresários priorizam uma boa narrativa em suas campanhas para se destacar dos concorrentes. O conceito está à frente de preocupações mais tradicionais do setor, como gerenciamento de dados e integração de tecnologias.

Para construir e desenvolver essa história da marca, as organizações precisam conhecer seu público-alvo e descobrir formas de alcançá-lo nos canais digitais. O primeiro passo é coletar e validar dados dos consumidores em suas interações online, construindo um perfil completo com informações sobre comportamento, histórico de compras, preferências, redes sociais que o usuário utiliza, dentre outras.

Depois, é necessário segmentar estes perfis em grupos de interesse para o negócio, permitindo a personalização das campanhas e a aproximação entre empresa e pessoas. Dessa forma, fica mais fácil impactar a audiências com histórias que envolvem os clientes – aumentando o engajamento e, consequentemente, atraindo mais vendas.

Com dados completos e perfis elaborados, os profissionais de marketing digital possuem os recursos necessários para criar um conteúdo adequado para o público-alvo em todos os canais durante o ciclo de compra. Ao colocar o cliente no centro da história, a empresa entrega as conexões personalizadas que os usuários exigem atualmente e que levam às maiores taxas de conversão. E o mais importante: assim acontece a primeira boa experiência, que pode ser muito duradoura, entre consumidor e marca.