Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 38,7%

Percentual no mês 38,4%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 57,3%

Percentual no mês 57,8%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 38,7%

Percentual no mês 38,4%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 57,3%

Percentual no mês 57,8%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Crédito

Score para abrir crediário: entenda a importância de uma análise completa para a concessão de crédito

Entenda a importância do score para abrir crediário e proteja sua empresa. Descubra como o Serasa Score monitora a saúde financeira dos seus clientes.

Score para abrir crediário: entenda a importância de uma análise completa para a concessão de crédito

Quando uma pessoa física ou jurídica tem interesses em obter crédito para financiar seus investimentos — seja para adquirir uma casa, investir na infraestrutura da empresa ou simplesmente abrir um crediário —, é mais do que normal que a avaliação de score seja feita pelas instituições financeiras. Para iniciar um crediário no mercado econômico, a pontuação é importante pois aborda a avaliação de crédito do consumidor por meio de seus padrões de pagamento, capacidade financeira, histórico de compras, quitação de dívidas e outros fatores pertinentes. Essa análise faz parte de uma das tendências na gestão de crédito para que varejistas e empresas que vendem a prazo, parcelam e contam com crédito recorrente tenham o menor risco de inadimplência. Mas o que é exatamente um score de crédito para abrir crediário? Por que ele é importante? Como é calculado? Pensando exatamente em todas essas indagações, a primeira e maior Datatech do país preparou este conteúdo para te ajudar a entender melhor esse assunto, explicando ainda como o Serasa Score pode ajudar a monitorar a saúde financeira dos seus clientes e ficar longe dos perfis de risco. Continue a leitura e aproveite!

O que é o score para abrir crediário?

A pontuação utilizada para iniciar um crediário é uma das principais ferramentas empregadas pelas empresas credoras para avaliar o perfil de risco tanto de pessoas físicas quanto de pessoas jurídicas interessadas em obter financiamento. Seu cálculo é baseado em fatores financeiros, como informações cadastrais e negativas, comportamento de pagamento no mercado, pedidos de análise de crédito rejeitados, tempo de relacionamento com instituições financeiras e muitas outras variáveis, resultando em uma pontuação numérica que indica o risco de inadimplência de um cliente. Quanto mais elevada a pontuação de crédito, maior a confiança de que o cliente pague que está solicitando. Com isso, também aumenta a probabilidade de que o montante solicitado seja aprovado, em condições mais favoráveis, como taxas de juros mais baixas e opções personalizadas oferecidas pela instituição financeira. Assim, ao mesmo tempo em que os lojistas poderão tomar melhores decisões para não prejudicar seu capital de giro, fluxo de caixa e acesso ao crédito, as instituições financeiras conseguirão identificar perfis de devedores mal-intencionados, prospectar clientes que honram com seus compromissos, reduzindo drasticamente os riscos associados à concessão de crédito.

Qual é a importância do score para abrir crediário?

A pontuação de crédito para crediário desempenha um papel essencial em todo o processo de concessão e na avaliação dos riscos associados, afinal, é por meio do score que as empresas entendem como cada CPF ou CNPJ se comporta economicamente. Imagine que você está verificando essa possibilidade para um cliente em potencial, e o consumidor ou a empresa não possui qualquer informação financeira em seus Relatórios de Crédito. Isso não significa que o CPF ou CNPJ tenha um perfil negativo e com alta probabilidade de inadimplência, e você poderá conferir isso por meio do score de crédito. É possível que o cliente tenha históricos positivos, com pagamentos realizados no prazo ou até feito a quitação de débitos antecipadamente. Os dados podem evidenciar, também, que o cliente não tenha sido negativado nos Órgãos de Proteção ao Crédito. Assim, você garante uma visão da probabilidade da PJ ou PF se tornar ou não inadimplente, baseado no seu histórico financeiro e hábitos de pagamentos contidos nas informações analisadas. Melhorar a gestão da carteira de crédito e reduzir custos e riscos também são benefícios obtidos pela utilização da ferramenta.

Como o valor do score de crédito é calculado?

O cálculo da pontuação de crédito é realizado com base em diversos fatores relacionados ao perfil de risco de cada CPF ou CNPJ analisado. Embora os algoritmos exatos utilizados pelas agências de crédito sejam geralmente mantidos em segredo, alguns dos principais dados fornecidos pela Serasa Experian incluem:

  • Pontualidade no pagamento de contas e empréstimos;
  • Quantidades e tipos de dívida pendentes ou em atraso;
  • Tempo desde a abertura das primeiras contas de crédito;
  • Tipos de crédito utilizados, como cartões de crédito, empréstimos pessoais e financiamentos;
  • Frequência com que o indivíduo ou organização solicita novos créditos financiadores.

Além dessas informações, fatores como o número de consultas de crédito simultâneas podem afetar temporariamente a pontuação no score de crédito dos solicitantes, já que essa frequência pode significar que o cliente está buscando incessante e urgentemente por financiamento, indicando maiores riscos de crédito.

Serasa Score: consulte o score de crédito dos seus clientes!

Se você faz parte do time de instituições financeiras e outras organizações que concedem crédito, sejam empréstimos, financiamentos ou venda a prazo, saiba que contar com ferramentas de análise de riscos é essencial. Pensando nisso, a Serasa Experian, primeira e maior Datatech do Brasil, oferece o Serasa Score. Ideal para todas as etapas da jornada de crédito — prospecção, aquisição, concessão e gestão de carteira —, essa ferramenta é utilizada por negócios de todos os portes que concedem crédito ou vendem a prazo para identificar os riscos da concessão. Afinal, a situação financeira dos solicitantes pode melhorar ou piorar, por isso, é fundamental acompanhar esses movimentos. Além disso, o Serasa Score permite que as empresas conheçam e entendam o comportamento de pagamento de seus clientes, combinando informações cadastrais e negativas com os dados do Cadastro Positivo, revelando o comportamento de pagamento no mercado e, consequentemente, as chances de uma pessoa física ou jurídica ficar inadimplente num horizonte de 6 meses. Todas essas variáveis são processadas por nossa inteligência analítica e expressas em uma escala de 0 a 1.000, facilitando a detecção de sinais precoces de possíveis problemas financeiros. Isso pode contribuir para uma análise mais precisa, definição de políticas de crédito mais eficazes e tomada de decisões mais assertivas ao realizar negócios. Gostou de saber mais sobre o score para crediário? Esperamos que sim! Se você quer continuar por dentro de mais assuntos que envolvam score de crédito, fique ligado em nosso blog, pois estamos sempre postando novos conteúdos. Até a próxima!

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