O Brasil atingiu a marca histórica de 6,6 milhões de empresas negativadas, conforme divulgado no Boletim Econômico da Serasa Experian de agosto de 2023.

Nesse cenário de instabilidade econômica, se o seu negócio concedesse crédito hoje para uma empresa sem restrições negativas, será que ela continuaria pagando em dia pelos próximos 6 meses?

Para responder a essa pergunta, entre janeiro de 2021 e setembro de 2022, a Serasa Experian realizou um estudo exclusivo de gestão de carteira no setor de indústria e atacado para mensurar a evolução da inadimplência.

O que o estudo apontou?

Os resultados revelaram um aumento da inadimplência ao longo do tempo e oscilação constante em períodos curtos. As taxas esperadas em um mês mudavam rapidamente, tornando a gestão de carteira PJ ainda mais complexa.

A conclusão é que se torna essencial a gestão de carteira proativa da sua carteira de clientes, pois sua empresa precisa estar preparada para se proteger e, ao mesmo tempo, ter agilidade na hora de realizar ações de repescagem e aproveitar as boas oportunidades de novos negócios com quem melhorou o perfil de risco.

Os números na prática

Para ajudar a sua empresa a superar os desafios, preparamos um e-book em que você poderá conferir:

  • Gráficos comparando a inadimplência no momento da consulta do  mercado e no segmento de indústria e atacado;
  • Comparativos entre a inadimplência no momento da consulta e seis meses depois, tanto do mercado quanto do segmento de indústria e atacado. s;
  • Quais empresas têm mais desafios na gestão de carteira;
  • Estudo de caso mostrando a evolução de uma carteira de clientes e o resultado de fazer uma boa gestão de carteira.

Um conteúdo valioso para melhorar o desempenho da sua operação e que já está disponível para você baixar gratuitamente.