As profissões da área da tecnologia estão sempre no topo das listas de profissões do futuro, afinal utilizamos computadores e aparelhos móveis todos os dias, seja no trabalho, em casa ou em momentos de lazer.

Todos esses aparelhos possuem softwares desenvolvidos por profissionais especializados, que, além de criar o sistema, ainda o mantêm em funcionamento perfeito.

Se deseja investir na carreira de desenvolver web ou desenvolver mobile, conheça as principais competências, diferenças entre elas, salários e habilidades necessárias. Continue a leitura e confira!

O que faz um desenvolvedor web e mobile?

Os desenvolvedores web e mobile são os profissionais que criam sites e aplicativos utilizando linguagens de programação como JavaScript, Python, HTML, C++, além de coletar dados dos usuários para verificar possíveis melhorias e novas funções. Hoje, essas profissões são procuradas por mulheres de forma expressiva.

O desenvolvedor web cria sites projetando os layouts e desenvolvendo novas funcionalidades para os usuários. Ele também é responsável por novas atualizações, verificar problemas técnicos além de manter o desempenho do site.

Na parte mobile, este profissional desenvolve aplicativos e sistemas para dispositivos móveis como celulares e tablets. É responsável por desenvolver todo o aplicativo, assim como fazer testes, ajustes, manutenções e atualizações de melhoria.

Como atua um desenvolvedor?

Ambos os profissionais participam de reuniões com gestores e clientes para entender o escopo do projeto a ser desenvolvido. Como o formato, utilidades, funcionamento, público-alvo e faixa etária dos usuários. Por isso, a comunicação interna é uma das habilidades desejadas para este profissional.

Para um novo projeto, são responsáveis por fazer o banco de dados, layout e todos os testes antes do lançamento. Após isso, garantem o funcionamento do projeto, corrigindo erros, verificando os feedbacks dos usuários para analisar e desenvolver novas melhorias.

O desenvolvedor web pode atuar conforme sua especialidade em três áreas diferentes, porém complementares:

  • web front-end — responsável pelo visual do site, esse profissional atua com o cliente para entender as necessidades do site ao mesmo tempo que o deixa atraente para o usuário;
  • web back-end — mantém o funcionamento do site, garantindo bom desempenho e funcionalidade. Também, verifica elementos do servidor;
  • web full-stack — esse profissional sabe desempenhar as funções de front-end e back-end. Sabe as linguagens de programação, hospedagens e ambientes de rede.

Em qual campo é a atuação de um desenvolvedor?

O campo de atuação das duas profissões é amplo, podendo atuar em empresas de tecnologia ou start ups que desejam desenvolver softwares, sites ou aplicativos.

Atuam, também, como freelancers, agências de marketing e publicidade, consultoria ou qualquer empresa que utilize tecnologia em seus processos.

Saiba mais sobre — Carreiras: o que é e como funciona a área de TI

O que é preciso para ser um desenvolvedor mobile?

Para ser um excelente desenvolvedor mobile, é necessário ter qualificações técnicas, conhecidas como hard skills. Também são importantes habilidades comportamentais para o ambiente de trabalho e desenvolvimento pessoal, conhecidas como Soft Skills, confira abaixo:

Habilidades Hard Skills

Não há uma graduação específica para se tornar desenvolvedor mobile, mas há diversos cursos e graduações que podem prepará-lo para trabalhar na área.

Muitos profissionais possuem graduação em engenharia da computação, ciência da computação, engenharia de software, sistema de informação, análise e desenvolvimento de sistemas, entre outros da área de tecnologia.

Alguns outros cursos são importantes para quem deseja investir na área, como:

  • linguagens de programação — Phyton, JavaScript, C++, HTML;
  • domínio da língua inglesa, pois muitos cursos e materiais disponíveis sobre a área estão em inglês, além disso, você pode tentar carreira internacional na área;
  • banco de dados;
  • ambientes integrados de desenvolvimento;
  • metodologia de desenvolvimento ágil.

Algumas das profissões que estão em alta são aquelas que trabalham com as metodologias ágeis nas empresas que precisam otimizar seus processos.

Habilidades Soft Skills

Além das qualificações técnicas, esse profissional precisa ter foco, boa comunicação para entender as necessidades do projeto, facilidade para trabalhar em equipe, além de ser proativo e estudar constantemente, já que a área da tecnologia é a que mais cresce e se atualiza no mundo.

Outras habilidades necessárias são a flexibilidade e a resiliência, para alterar os projetos, se adaptar e continuar produtivo.

Qual é a média salarial de um desenvolvedor web e mobile?

Segundo o site Glassdoor, a faixa salarial de um desenvolvedor web é de aproximadamente R$ 6.067,00. Já, o salário médio de um desenvolvedor mobile é de R$ 4.930,00. Esses valores podem sofrer alterações conforme a região, empresa e qualificações profissionais do desenvolvedor.

Portfólio online

Se você possui experiência na área e alguns trabalhos já finalizados, uma boa apresentação do seu perfil profissional, pode te ajudar a conseguir novos trabalhos ou, até mesmo, um emprego formal, nesse caso um portfólio vai falar muito sobre suas habilidades e competências. Selecionamos algumas dicas para um excelente portfólio:

  • Faça seu próprio site com layout claro e limpo;
  • Utilize um domínio com seu próprio nome para que as pessoas encontrem seu site com facilidade;
  • Coloque os links dos seus trabalhos;
  • Fale sobre você, sua trajetória e qualificações.

Agora que você já sabe tudo sobre desenvolvedores web e mobile, confira 7 informações adicionais para destacar o seu currículo e conseguir alcançar o trabalho dos sonhos! Nos vemos no próximo post!