O engenheiro de software é uma das profissões do futuro que mais crescem no Brasil e no mundo. Ele é responsável por desenvolver, gerenciar e testar novos softwares, aplicativos, programas e até jogos.

Em um cenário em que as empresas buscam cada vez mais a tecnologia para facilitar e gerenciar processos, a mão de obra destes profissionais se torna ainda mais necessária. Os softwares são responsáveis por direcionar e programar ações em celulares, computadores, tablets e outros dispositivos inteligentes.

Caso você esteja à procura de uma oportunidade para essa carreira, o que acha de descobrir quais são as funções, salário e ambientes em que você pode atuar como um engenheiro de software? Acompanhe este post e entenda!

O que é engenheiro de software?

O engenheiro de software é o profissional que desenvolve programas, firmware, aplicativos, scripts e sistemas afins. Esta profissão é extremamente necessária em um cenário onde a tecnologia se desenvolve rapidamente e invade várias áreas.

Absolutamente tudo que acessamos por celular, tablet, computador e outros dispositivos inteligentes precisam de um software para orientar as ações dentro da máquina.

O que faz um engenheiro de software?

Além do envolvimento no projeto de desenvolvimento e teste de novos programas, é também parte das ações do engenheiro de software realizar a manutenção, revisar e atualizar o que foi desenvolvido, buscando a inovação constante. Entenda com mais detalhes as funções deste profissional:

Desenvolver softwares, aplicativos, jogos e sistemas

Desenvolver e programar é o principal trabalho do desenvolvedor de software. É também a mais procurada pelos contratantes, uma vez que a necessidade de criar programas é crescente em diversas áreas do mercado.

Entre os programas que o engenheiro de software pode desenvolver estão os aplicativos, jogos, sistemas específicos para a área de saúde, gestão, bancos, plataformas digitais para aulas online, dentre outros.

Arquitetura de software

O engenheiro de software também define a estrutura, as características e a organização de um sistema, como seu visual, interfaces, funções e como eles devem interagir com outros softwares.

Esse trabalho considera aspectos importantes como escalabilidade, desempenho, compatibilidade e performance do sistema que está sendo desenvolvido.

Gerenciar projetos

A gestão e liderança também podem fazer parte da rotina de trabalho de um desenvolvedor de software. Todo projeto de criação precisa de um acompanhamento para garantir suas etapas de execução até atingir o seu objetivo. É indicado que ela seja realizada por um profissional, que estava envolvido no processo de criação.

Realizar testes de qualidade

O desenvolvimento de um novo produto exige que sejam realizados diversos testes para certificar a qualidade do que está sendo produzido. Esse processo também é função do engenheiro de software, que realiza os ajustes necessários no andamento do projeto.

Veja também: O que faz um analista de sistemas?

Como ser engenheiro de software?

A atuação do engenheiro de software requer um diploma de nível superior. Além do curso Engenharia de Software, os cursos de graduação mais comuns são:

  • Engenharia da computação;
  • Ciência da computação;
  • Tecnologia da informação;
  • Sistemas de informação;
  • Engenharia elétrica;
  • Engenharia de automação.

Quanto tempo dura o curso de Engenharia de Software?

O curso de graduação de Engenharia de Software tem duração de cinco anos. Diversas faculdades e universidades do Brasil oferecem o curso na modalidade presencial e EAD.

Dentre as principais disciplinas do curso estão: fundamentos e arquitetura de computadores, cálculo, modelagem de software, estrutura de dados, algoritmos e lógica de programação, fundamentos da engenharia de software, probabilidade e estatística, implementação e teste de software, sistemas operacionais e pesquisa operacional.

Qual a média salarial de um engenheiro de software?

A remuneração pode variar conforme a região do país e com a experiência do profissional. Segundo a Cathoa média salarial de um engenheiro de software no Brasil é de R$ 7.516,72.

Além do curso de graduação que citamos acima, os principais requisitos para ocupar uma vaga nesse cargo incluem o registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), pós-graduação e um nível de inglês avançado.

Quais áreas um engenheiro de software pode atuar?

O engenheiro de software tem sua área de atuação bastante abrangente. Pode trabalhar em empresas privadas ou públicas de todos os segmentos como saúde, banco, empresas de agronegócio e outros.

O profissional também pode trabalhar como analista, administrador de banco de dados, programador, desenvolvedor de games, seguir carreira acadêmica, atuar em consultoria e claro, ter o seu próprio negócio.

É bastante comum que o engenheiro de software atue em projetos de inovação de startups e também grandes empresas de tecnologia. As plataformas e motores de decisão da Serasa Experian é uma solução que auxilia projetos como esse nas principais frentes de atuação de uma empresa.

Quais são as skills que um engenheiro de software precisa ter?

Além das hard skill, que incluem habilidade técnicas como cursos de graduação e idiomas, para se tornar um engenheiro de software são desejadas algumas soft skills, ou seja, habilidades pessoais. A principal delas é a facilidade de usar, aprender e desenvolver novas tecnologias.

Se você adora estar atualizado com as novas tendências da tecnologia e se interessa por estes assuntos desse universo, já está um passo à frente para ingressar na profissão. Outras habilidades que as empresas recrutadoras procuram nos engenheiros de softwares são:

  • Bom relacionamento em equipe;
  • Perfil analítico;
  • Boa comunicação;
  • Flexibilidade para mudanças;
  • Capacidade de liderança.

Para quem está buscando uma profissão ou quer fazer uma transição de carreira, o engenheiro de software é uma boa opção para aqueles que querem atuar na área da tecnologia. Aqui no Serasa Experian você encontra diversas dicas sobre o mercado de trabalho, continue acompanhando o blog para mais conteúdos como este. Até a próxima!