Está enviando currículos, sabe que ele está sendo analisado, mas não recebe nenhum contato para entrevistas? Talvez você esteja errando sobre o que colocar no perfil profissional.

Dentre as tantas informações a serem inseridas, organizá-las de maneira assertiva é essencial para conseguir sucesso em sua contratação. Se você deseja entender melhor esse conceito, continue sua leitura e e confira todo o conteúdo sobre o tema que nós da Serasa Experian separamos para você!

O que é um perfil profissional?

O perfil profissional é entendido como um breve resumo sobre as experiências de carreiras e as principais competências do candidato.

Você deve colocá-lo no início do currículo, destacando brevemente seu histórico profissional e as habilidades que você adquiriu com essas experiências. Assim, passará ao recrutador uma boa imagem e despertará o interesse dele em continuar lendo seu currículo.

Os processos seletivos são muito concorridos e os recrutadores não levam mais do que um minuto para analisar cada currículo. Por isso, seu perfil deve conter informações claras e relevantes para que despertar o interesse do recrutador em segundos.

Para que esse perfil serve?

Serve para descrever suas características profissionais ao recrutador, como uma introdução ao seu currículo completo, para que ele já identifique suas principais experiências e habilidades e fique instigado a saber mais.

Qual a importância do perfil profissional?

Um bom perfil profissional pode ser a diferença entre uma contratação e uma devolutiva negativa. É verdade que, com o avanço vertiginoso da tecnologia nos últimos anos, o mercado vem mudando constantemente de cenário.

Seja nas contratações que hoje podem ser em modelo home office e você pode se candidatar e trabalhar de qualquer lugar do mundo, ou nas oportunidades de aperfeiçoamento para se tornar um especialista sem precisar sair de casa, muitas pessoas têm acesso a tudo, então é muito importante contar com uma descrição bem estruturada para se destacar, ser único e diferenciado.

O que um perfil profissional deve ter?

Agora que já entendemos o que é um perfil profissional, vamos ver quais informações precisamos destacar e como colocá-las no currículo para chamarem a atenção do recrutador. Confira!

Formação acadêmica

A trajetória acadêmica vai servir para o recrutador ter uma noção do quanto você estudou para buscar seus objetivos profissionais. Procure listar as principais informações de forma bem objetiva:

  • Título do curso;
  • Modalidade do curso;
  • Instituição;
  • Período de realização (concluído ou em andamento).

Aqui, valem ser colocados cursos de graduação, cursos técnicos, especializações, cursos de extensão, mestrados e doutorados. Nós temos uma página sobre como colocar a pós-graduação no currículo corretamente. Confira!

Dica: Se você já está fazendo um curso de graduação ou já concluiu, não se preocupe em colocar informações do histórico escolar de ensino médio e antecedentes.

E se você tem muitos cursos de extensão, selecione apenas os mais importantes.

Objetivos

É aqui que você mostra ao recrutador, sem muitas palavras, quais são os seus objetivos e suas expectativas profissionais. É valido atualizar esse campo para cada vaga especificamente, pois dependendo do cargo ou da empresa, você pode elaborar diferentes objetivos.

Nós preparamos um conteúdo exclusivo sobre objetivo para currículo, para você não errar na hora de elaborar o seu!

Competências e habilidades

Neste tópico você pode encher a sua bola, mas cuidado! Seja sincero, pois se em algum momento você for posto à prova com as informações colocadas no perfil, é bom que consiga corresponder e executar tudo o que afirmou antes.

Também é fundamental conseguir mensurar suas habilidades e competências em palavras, com experiências comprovadas. Por exemplo:

  • "Domínio das ferramentas Adobe Ilustrator e Photoshop";
  • "Experiência com gestão de pessoas e solução de conflitos";
  • "Ótima capacidade de liderança, escrita e gestão de processos".

Experiências profissionais

É este ponto principal que os olhos dos recrutadores buscam logo que pegam o seu currículo. Prepare essa seção com muito carinho.

Se você já tem uma longa carreira no mercado de trabalho, não precisa listar absolutamente todas as suas experiências. Você pode optar pelas mais atuais e mais relevantes pensando na nova vaga que você pretende conquistar.

Tanto nas experiências profissionais quanto na formação acadêmica, sempre coloque em ordem da mais recente para a mais antiga.

Conquistas

Este tópico também deve ser sucinto e direto, e nele você vai incluir as conquistas que teve nas suas experiências profissionais anteriores. Liste os benefícios que você trouxe para as empresas onde trabalhou e como isso agregou valor para elas. Veja um exemplo:

"Implementação de dois programas de desenvolvimento interno, com resultados significativos no aumento da produção da empresa."

Dicas para descrever o perfil profissional sem erros

Colocamos algumas dicas importantes na sequência para você acertar precisamente na hora de preparar o seu perfil profissional. Vamos lá!

Listar o que é relevante

Não coloque informações demais. Analise as informações essenciais da sua carreira que sejam relevantes para a vaga que você está se candidatando. Detalhes excessivos podem entediar os recrutadores e, hoje em dia, experiências que você teve 10 anos atrás, já não são interessantes para o mercado.

Ter objetividade

Evite enrolação. Seja direto, mas claro e delicado. Os recrutadores não passam mais do que um minuto analisando cada currículo, por isso, a objetividade nas informações é fundamental para que o seu currículo se destaque e seja selecionado.

Uma dica: usar palavras-chave que tenham relação direta com a vaga pretendida direcionarão a atenção do recrutador e facilitarão o entendimento da sua escrita.

Não criar informações falsas

Aqui há um grande perigo. Na ânsia de conquistar a vaga, muitos candidatos acabam "se empolgando" e colocando informações falsas no perfil profissional a fim de impressionar os recrutadores. Mas isso pode dar muito errado se a empresa resolver colocar as informações "à prova" na hora da contratação.

Não ser clichê

"Sou muito dedicado no que faço", "sou proativo", "sou ansioso" e "sou perfeccionista" são exemplos de expressões tão comuns em perfis profissionais que já se tornaram clichês. Procure expressar em suas habilidades e competências, aquilo que faz de você um profissional e um ser humano único no mundo, não que seja insubstituível, mas que seja diferenciado.

Mostre ao recrutador com palavras, aquilo que faz de você o profissional ideal para a vaga que ele está contratando.

Revisar o que foi escrito

Sempre, sempre, sempre revise o que você escreveu! E colocamos o sempre três vezes, para você revisar pelo menos três vezes: uma enquanto escreve, outra após terminar e mais uma antes de enviar seu currículo para qualquer contratante.

Erros ortográficos e de concordância podem custar caro na hora de uma candidatura. Se mostrar um candidato preocupado com sua autoimagem é uma demonstração de profissionalismo e transmite a mensagem de que você fará o mesmo pela empresa.

Quais os tipos de perfis profissionais?

O perfil profissional serve para candidatura de vagas em qualquer nível de experiência e até mesmo sem nenhuma experiência. Vamos ver os principais tipos de perfil, veja qual corresponde aos seus objetivos e o adote como um modelo para criar o seu próprio!

Jovem aprendiz

Como uma primeira vaga, a insegurança é um dos piores inimigos. Confie na sua trajetória e não se acanhe de contar suas experiências.

  • "Pretendente à vaga de jovem aprendiz na Empresa "X", acredito ser o candidato adequado a esta colocação graças ao meu excelente desempenho escolar e minhas atividades extracurriculares. Sou comunicativo, tenho ótima relação interpessoal e estou cheio de vontade de aprender e enfrentar novos desafios. Será uma honra poder participar da próxima etapa do processo de seleção".

Estágio

Uma ótima oportunidade para colocar em prática o que você vem aprendendo na sua graduação ou especialização. Muitas empresas contratam estagiários visando uma efetivação no futuro. Não desista facilmente das oportunidades de estágio, com persistência os resultados chegarão! Veja um exemplo de texto para concorrer a uma vaga de estágio:

  • "Sou graduando em Administração e sou um ótimo aluno. Desde o ensino médio tenho facilidade e gosto por números, contas e trabalhos em grupo. Sou um líder nato, mas trabalho muito bem sob orientação. Encontrei a oportunidade de estágio e tenho certeza de que posso agregar muito à sua empresa com minha sede por conhecimento e aprendizado".

Primeiro emprego

Esse é o tipo de perfil que os candidatos mais têm dificuldade de escrever devido à sensação de não ser bons o suficiente para a vaga ou não conseguem encontrar as informações certas para convencer o recrutador. Mas não tem segredo, basta ser sincero e confiar na sua trajetória:

  • "Graduado em marketing, com espírito de liderança e excelente comunicação interpessoal. Apaixonado pela propaganda e pelo design, resolvi fazer disso minha carreira. Meu objetivo como profissional é aprender, progredir na carreira e principalmente usar meus conhecimentos, competências e habilidades para colaborar com o crescimento da sua empresa".

Se o seu caso é um primeiro emprego e você ainda não tem experiência profissional, vai adorar nossa matéria sobre como fazer um currículo para primeiro emprego.

Profissionais para período integral

Este exemplo é para quem já tem experiência profissional e tempo de mercado, mas está precisando atualizar seu perfil para se recolocar:

  • "Possuo 5 anos de experiência como agente de viagens, fui o melhor vendedor por 6 meses seguidos na última agência em que trabalhei, nunca fiquei sem bater as metas mensais, sempre tive uma ótima relação com os clientes e trago uma carteira com mais de 100 clientes. Tenho certeza de que posso agregar muito na sua empresa e tenho disponibilidade imediata para contratação".

Prontinho, agora você já sabe como preparar o seu perfil profissional para qualquer oportunidade que aparecer.

Mas, certifique-se de estar com tudo o que você precisa saber para fazer um currículo muito bem compreendido para não correr o risco de ter o seu descartado mesmo sendo um profissional de excelência!

Esperamos que tenhamos o ajudado com este conteúdo e que acompanhe o blog da Serasa Experian. Até a próxima!