O marketing pessoal é o tipo de estratégia que o diferencia e cria um destaque em um cenário cada vez mais competitivo. Mas, para conseguir executar esse delineamento de maneira precisa, clara e assertiva, é preciso compreender o que exatamente ele significa e quais os seus principais objetivos.

Então, confira a seguir o que é marketing pessoal, qual é a sua importância e como aplicá-lo em sua carreira com o blog da Serasa Experian!

Afinal, o que é marketing pessoal?

O marketing pessoal é uma estratégia de fortalecimento de imagem profissional no campo de atuação e visa impulsionar o seu destaque e relevância como uma referência entre colegas e clientes.

Também conhecido como self marketing, esse tipo de direcionamento está alinhado com a máxima adotada em todos os campos da propaganda de que ''quem não é visto, não é lembrado''.

Isso permite que seu nome se torne o primeiro dentre outras indicações, aumentando as probabilidades desse alcance e permitindo que este trabalho possa atingir níveis maiores de espectadores e clientes.

E para que essa imagem seja de fato assertiva e objetiva, precisa conseguir comunicar de maneira coesa e clara quais as principais aptidões, habilidades e nichos de atuação, compartilhando o nível de experiência e capacidade profissional.

Qual o principal objetivo do self marketing?

O principal objetivo do marketing pessoal é o de uma construção e manutenção de valor com relação ao seu nome e reputação profissional, para aumentar as chances de obtenção e fidelização de consumidores.

Para isso, recorre às ferramentas e conceitos aplicados no marketing convencional, redirecionando o foco, agora, para o especialista destacado.

Quer uma dica? Não deixe de conferir como conseguir deixar o seu LinkedIn atrativo e consiga captar mais conexões profissionais.

Qual a importância do marketing pessoal?

Quando você pensa no mercado de trabalho, quais soluções e perspectivas vêm à sua mente na hora de tentar cravar o seu lugar entre tantos concorrentes?

self marketing é um dos planejamentos que viabilizam, de maneira bem planejada, a promoção de um posicionamento competitivo em um mercado cada vez mais aprimorado e plural.

Você deve adotá-lo como uma oportunidade única de fazer a divulgação dos seus serviços, trazendo a notoriedade necessária. E é por meio dele que especialistas e referências são formados, ao conseguirem trabalhar de maneira inteligente e criteriosa essa atração.

É o marketing pessoal que também faz com que você consiga direcionar esforços para uma diminuição entre a busca, construção de expectativas e pesquisa de clientes, que avançam em sua jornada de compras em uma percepção mais orgânica, escolhendo a produção dos seus serviços ou produtos dentre as alternativas.

Esse tipo de parâmetro se ancora também no fato de que nem sempre somente dedicação e um excelente trabalho serão o suficiente para que você conquiste a posição que tanto almeja. Afinal, é preciso ser visto e notado.

Como fazer o meu marketing pessoal?

Agora que você já descobriu o que é o marketing pessoal e sua importância dentro da sua trajetória profissional, conheça quais ferramentas práticas são aplicadas para transformá-lo em uma estratégia aprimorada e bem direcionada.

1. Tenha um entendimento objetivo de suas habilidades e possibilidades

Antes de apresentar o seu trabalho, é preciso que você tenha total compreensão de quais são as suas aptidões e que tipos de produtos ou serviços podem ser ofertados.

Faça um planejamento que abarque as soluções de curto, médio e longo prazo, para que a sua estratégia tenha um alinhamento coerente também a longo prazo.

Quais são as ações feitas por você hoje com qualidade? Quais os aprimoramentos estão sendo feitos para deixar as suas habilidades ainda melhores? E, para o futuro, quais as perspectivas, nichos ou lacunas de consumo deseja preencher?

Ter todo esse delineamento já bem esquematizado trará clareza e direcionamento para a sua carreira.

2. Encontre o seu diferencial e crie sua identidade

Aqui, o objetivo é descobrir (ou desenvolver) qual tipo de ação cria seu diferencial em meio à concorrência. Afinal, se todos oferecem a mesma coisa, sem nenhuma personalização ou destaque, a decisão do consumidor se dificulta.

Por isso, facilite essa escolha ao apresentar aqui quais são as razões que tornam o seu trabalho a melhor opção, aproveitando para construir a sua identidade.

3. Entenda quem são os seus consumidores

Agora que você sabe o que exatamente quer comunicar, é essencial entender para quem serão direcionadas as suas ações de marketing pessoal.

Qual perfil, recorte e preferência dessas pessoas? Quais os canais de comunicação utilizados por elas? Isso te fornece dados essenciais para o momento de atração. Por isso, colha essas informações de uma maneira bem orientada.

4. Tenha uma presença ativa em diferentes meios

Sim, é preciso admitir e abraçar a revolução causada pela transformação digital. Se antes a divulgação ocorria nas páginas amarelas dos principais jornais e revistas, hoje temos as mais diversas redes sociais.

Juntas, elas elevam a sua possibilidade de alcance para números impossíveis de serem sequer imaginados em algum outro período. Por isso, use e abuse delas para construir e promover a sua imagem.

E já que estamos falando em publicidade e presença digital, não deixe de conferir nossa matéria sobre como aproveitá-la a seu favor.

5. Busque um aprimoramento constante

Com a velocidade das tecnologias e da obtenção de novos conhecimentos, um profissional que não adota uma postura ativa e proativa tende a ficar obsoleto.

Seu conhecimento servirá como base para que você se mantenha como uma referência por mais tempo, e não apenas como uma ocorrência momentânea. Resultado, assim, em um currículo mais fortalecido e capacitado.

6. Invista na produção de conteúdos de qualidade

A sua presença por si só não é o suficiente para a manutenção dessa autoridade. E para ser visto e lembrado em diferentes períodos, adote uma produção consistente de informações e conteúdos de qualidade.

Ao aproveitar as temáticas do momento e se manter por dentro dos lançamentos e discussões, utilizando de uma boa referência teórica, você conseguirá até mesmo prever tendências e se mostrar como alguém antenado e relevante.

7. Reforce sua rede de contatos

Não é apenas o seu consumidor final que precisa notá-lo. Os profissionais do campo também devem conhecê-lo para você conseguir se estabelecer como um especialista da área.

Com demandas cada vez mais especializadas, eles podem até mesmo ser aqueles que irão indicar contatos, impactando positivamente em futuras oportunidades. Por isso, não deixe de investir em seu networking.

O que evitar na hora de planejar o seu marketing pessoal?

É claro que na hora de aplicar o seu marketing pessoal, podem surgir dúvidas com relação ao que não pode ser adotado. Então, confira o que evitar em sua estratégia:

  • Ações não planejadas enfraquecem a programação e organização. Por isso, evite improvisos;
  • Mantenha-se dentro de sua área de especialidade. Afinal, aqueles que têm uma tendência generalista encontram dificuldades em se firmar como referência. Saber fazer algo com uma qualidade única e incomparável é melhor que executar apenas o básico;
  • Jamais manipule ou seja impreciso com a sua formação e capacidades. Foque naquilo que faz bem e invista em evolução e aprimoramento.

Pronto para iniciar a próxima etapa em sua jornada profissional? Com essas dicas de marketing pessoal a concretização de maior engajamento, presença e fidelização de consumidores se tornará realidade de uma forma mais simples e descomplicada.

E para ficar sempre por dentro dessa e outras informações, acompanhe o blog Serasa Experian. Até a próxima!