Quando falamos em enviar um currículo, não basta apenas colocar suas informações no documento e enviar para as empresas que você deseja trabalhar, — é necessária uma formatação adequada, seguir uma estrutura clara, ter as informações pessoais e suas experiências descritas corretamente.

Também é importante quando for enviar o e-mail garantir que ele tenha um corpo do texto e título bem feito, para passar que você tem uma postura profissional. Pensando nisso, a Serasa Experian separou alguns tópicos para te explicar os passos de como enviar um currículo via e-mail. Continue conosco e boa leitura!

Como começar o e-mail para enviar o currículo?

Para te ajudar na hora de enviar seu currículo por e-mail, separamos em quatro passos simples com detalhes que você deve prestar atenção, mas que vão fazer muita diferença quando o recrutador estiver analisando.

Dessa maneira, quando for enviá-lo, no título deixe bem claro que se trata de um currículo e qual é o cargo pretendido, assim facilita o processo interno da empresa. Caso você tenha alguma indicação, nomeie essa pessoa também.

Para entender mais, confira o que separamos:

1. Apresente-se

Esse é um passo fundamental, a cordialidade, comece com um cumprimento, apresente-se, diga seu nome e, então, diga o motivo pelo qual você está enviando esse e-mail.

Caso você tenha colocado que foi alguma indicação, reforce novamente, contextualizando as informações para seguir com as próximas informações.

2. Seja claro e objetivo

Por mais que você tenha que escrever no e-mail, tenha em mente: seja claro e objetivo. Ou seja, passe apenas as informações cruciais, principalmente as que o recrutador deve estar ciente sobre você, — nada além disso.

Além disso, você também deve ser mais objetivo em seu currículo, para não se entender tanto em informações.

Alguns detalhes e informações extra você pode deixar para o momento da entrevista, esse sim é o local para você comentar mais sobre seus feitos e projetos.

3. Mostre o quão interessado você está pela empresa

Para esse tópico, você deve considerar o anterior. Por mais que você deva mostrar interesse pelo trabalho na empresa, não faça um texto gigante, compactue as informações, deixando o texto claro, objetivo e pertinente para o e-mail.

Dessa maneira, antes de escrever, dê mais atenção para a descrição da vaga, procure sobre a empresa, veja seus feitos e confira como é a cultura da empresa. Sendo assim, analise se faz jus ao que pensa sobre trabalho e elabore esse texto em cima desses parâmetros.

4. Anexe o currículo em PDF

Chegou a hora de anexar seu PDF, então, cuidado, nada de escrever um texto super bonito e esquecer de anexar seu currículo. Além disso, sempre envie seus currículos no formato PDF, visto que, ele tem a visualização mais facilitada e não pode ser editado, garantindo mais segurança das suas informações.

Caso você esteja com alguma dúvida de como montar seu currículo corretamente, não deixe de conferir nosso blog post: tudo o que você precisa saber para fazer um currículo.

O que não fazer na hora de enviar o currículo por e-mail?

Falamos do que fazer para enviar o e-mail, mas também é válido comentar o que não fazer nesse processo! Sabemos que cometer erros é normal, mas devemos tomar cuidado, ainda mais quando é para uma vaga de emprego. Veja o que separamos para você:

- Cometer erros gramaticais

Por mais que esse não seja um fator determinante, ele tem certo peso em algumas empresas e, dependendo do erro, pode te desclassificar.

Então, ao escrever, tenha certeza que seu texto não está com erros gramaticais, por mais básicos que sejam, acaba deixando o texto um pouco mais pobre, dessa maneira, releia quantas vezes necessário e utilize corretores ortográficos.

- Errar o seu nome ou da empresa

Preste atenção aos mínimos detalhes, mas também em fatores determinantes, como o nome da empresa. Tenha certeza de que o nome está correto, se não esqueceu de uma letra ou colocou elas fora de ordem, principalmente para empresas que contam com a grafia em inglês.

Além disso, não erre seu nome também, isso pode parecer estranho, mas acontece! Muitas pessoas não dão atenção na hora que estão corrigindo o texto e passam sem ler pelo nome, deixando-o incorreto.

- Enviar utilizando um e-mail constrangedor

Se você ainda usa aquele e-mail antigo, que fez ainda quando criança, — não o utilize para enviar currículos!

Se seu e-mail não contém seu nome ou utiliza alguma palavra diferente, evite usá-lo para entrar em contato com empresas. Crie um e-mail mais formal, utilizando seu nome e sobrenome, deixando-o mais profissional e menos constrangedor, afinal, isso passa mais confiança.

O seu e-mail antigo, você podia continuar utilizando, mas como algo pessoal. É bom ter um e-mail para cada função, assim, você consegue organizar ainda mais sua rotina.

- Não se apresentar

Se a apresentação é algo que deve ser dito logo no início, logo, não se apresentar é um erro. Dessa maneira, não esqueça essa apresentação, ela faz muito diferença.

Além disso, nunca envia um e-mail em branco, apenas com seu currículo anexado. Isso pode demonstrar desinteresse, que está apenas enviando para "tentar a sorte".

Confira como colocar certificados no seu currículo.

Portanto, se você seguir realizar esses passos básicos para montar seu e-mail ao enviar um currículo, o deixará muito mais profissional, cordial e causará um efeito muito melhor durante a leitura do recrutador.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e, para mais dicas sobre carreiras, — continue acompanhando o blog da Serasa Experian!