Enquanto gestor, você dispõe das ferramentas necessárias para conseguir definir se os candidatos têm o potencial de bom ajuste ao modelo da organização? E, como líder, sabe dizer qual direcionamento de ética e cultura são valorizados pelo seu negócio? É como solução para essas perspectivas que surge o conceito de fit cultural.

Essa compreensão, amplamente aplicada em empresas que buscam a manutenção do destaque e de uma boa performance no mercado, é o que te possibilita analisar se determinado profissional está alinhado aos valores, objetivos e a própria cultura organizacional.

Ficou curioso para entender mais sobre o tema? Então acompanhe a leitura com o blog da Serasa Experian e veja o que é fit cultural, qual a sua importância, como defini-lo e de que maneira avaliar esses indivíduos.

O que é o fit cultural?

O fit cultural é uma análise que busca compreender se um candidato apresenta ou não as características, perfil e inclinações ajustadas à cultura organizacional de um empreendimento.

Ou seja, ele permite que o departamento de recursos humanos e gestores ponderem se aquele indivíduo está ou não conectado com os propósitos e direcionamentos do local.

Essa consideração passou a fazer parte da rotina de recrutamento e seleção a partir do momento em que se percebeu que um negócio é muito mais do que o simples desempenho técnico de processos, e que a cultura, valores, comportamentos e expectativas são também fundamentais para a garantia de bons resultados.

Para que serve o fit cultural?

O fit cultural serve para que você possa aplicar um processo de seleção assertivo, aumentando as chances de escolha de profissionais que, ao se enquadrarem bem nas expectativas do negócio, exercem sua função com um bom nível de motivação no trabalho, com mais engajamento e com um intervalo de permanência maior.

Outro desdobramento dessa questão é observado no próprio fortalecimento do planejamento estratégico do empreendimento, que delineia metas enquanto impulsiona seus funcionários, que se tornam verdadeiros embaixadores dos valores e propósitos da organização.

No que o fit cultural ajuda o colaborador?

Um dos principais propósitos da vida moderna está amparado na nossa própria relação com o trabalho. Isso significa que cada vez mais as pessoas buscam empresas que dialoguem de uma maneira direta com aquilo que acreditam, já que resulta em um ambiente de trabalho mais saudável e positivo.

Afinal, quase 1/3 do seu dia a dia é dedicado às tarefas e atividades laborais, o que nos leva a valorizar oportunidades que representem um bom equilíbrio entre as próprias crenças individuais com o perfil profissional.

Quais são os benefícios de avaliar o fit cultural?

A segurança de contar com trabalhadores que verdadeiramente acreditam nos valores do seu negócio tem como consequência inúmeros benefícios. Confira:

  • Diminuição na taxa de turnover: profissionais satisfeitos permanecem nas oportunidades que os fazem se sentir pertencentes, ajustados e valorizados, impactando positivamente em uma atenuação no número de demissões e rotatividade;
  • Ambiente de trabalho mais acolhedor: a falta de adaptação estimula atritos e conflitos, que afetam a qualidade das relações e dinâmicas desse ambiente e a capacidade de bom desempenho da função;
  • Maior coesão entre departamentos e equipe: um bom fit cultural não garante a eliminação completa de desavenças, mas aumenta as chances de que cada colaborador esteja aberto para uma resolução madura, pois, no fim das contas, estão ali em busca do mesmo propósito;
  • Assertividade no recrutamento e contratação: quando você e sua equipe consideram o fit cultural em todas as etapas de análise, apresentam esses pontos cruciais de forma mais clara e objetiva aos entrevistados, ampliando as chances de precisão nas contratações;
  • Fortalecimento da marca: contar com times coesos é uma estratégia que também consolida e sustenta a imagem do seu negócio, visto como uma instituição de perfil marcante, forte e capaz de se destacar no mercado.

Está gostando de conhecer mais sobre o assunto? Não perca a chance de aprender também o que é feedback em um guia completo que preparamos para você!

Como definir o fit cultural da minha organização?

Para conseguir fazer uma análise transparente e precisa sobre o fit cultural, é necessário que você organize, pesquise e defina qual o perfil organizacional da sua empresa. Conheça o passo a passo completo a seguir:

  1. Faça um levantamento das principais características do negócio: qual o tipo de estabelecimento de funções e cargos desse local? Como você espera que os colaboradores se desenvolvam? Qual o perfil da linguagem interna e da própria dinâmica dessas relações: são mais formais ou carregam um tom mais jovial e despojado? Qual o tipo de liderança exercida? Responda todos esses direcionamentos;
  2. Mapeie valores, metas e propósitos: quais posturas e perfis serão mais valorizados no dia a dia da empresa? Quais ações refletem aquilo que vocês acreditam? Esse retorno irá te apresentar de maneira clara o perfil e DNA da sua marca;
  3. Identifique pontos de melhoria: não são somente os colaboradores que estão em um aprendizado constante: a sua gestão também se beneficia do reconhecimento de erros e do aprimoramento contínuo de processos e regulamentações;
  4. Documente e oficialize esse levantamento, apresentando a cultura organizacional: o código de cultura é uma documentação essencial para todo e qualquer negócio, e te ajuda na apresentação desses pontos para novos funcionários e auxilia a reforçar os valores com os colaboradores que já compõem esse quadro;
  5. Mantenha um acompanhamento desses perfis e expectativas: a única maneira de saber se o fit cultural foi bem elaborado e está de fato em prática é por meio de um monitoramento desses comportamentos e ações, que permitem também ajustes e aperfeiçoamentos ao longo do caminho. Aqui, é indicado também instaurar até mesmo uma política de feedbacks.

Como avaliar se a pessoa candidata tem fit cultural?

Primeiramente, compartilhe com os candidatos qual o perfil, valores e crenças da sua empresa. Afinal, o processo de entrevista e seleção é uma via de mão dupla, em que o profissional precisa ter as informações necessárias à sua disposição, para analisar se existe ou não a chance de um bom encaixe.

Você precisa também lançar mão de ferramentas que o auxiliem nesse exame. Considere, por exemplo, o próprio histórico de determinado candidato e compreenda, a partir de sua experiência prévia, quais valores foram mais ou menos valorizados por ele em seu ambiente de trabalho.

É possível também aplicar entrevistas focais, dinâmicas de grupo e testes comportamentais, que ajudam a traçar, com base no retorno e respostas do profissional, um quadro amplo dessa sua personalidade e de padrões. Quer um olhar mais prático? Imagine, por exemplo, que a vaga seja para um cargo analítico e rotineiro, que demande precisão e organização.

Candidatos que tenham enquanto soft skill um alto grau de responsabilização e disciplina são boas opções e conseguem refletir, no dia a dia com seus pares, as expectativas geradas para essa posição.

Ou vamos supor ainda que você esteja contratando para uma empresa de tecnologia: o fit cultural perfeito é aquele que consegue atrair pessoas altamente criativas, inovadoras, inclinadas ao desafio e abertas a mudanças corriqueiras, fatores diretamente conectados com a tendência de digitalização e modernidade.

E então, pronto para colocar essas orientações em prática? Com essas dicas, fica ainda mais fácil ter uma boa compreensão do fit cultural da sua organização. E já que estamos aqui, que tal aproveitar para conferir sobre feedfoward e como aperfeiçoar essa técnica?

Até o próximo post!