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O que é preciso para ser um Analista de Comunicação?

Você sabe o que faz um analista de comunicação? Entenda quais são as competências, o que estudar e o salário. Saiba mais!

O que é preciso para ser um Analista de Comunicação?

O analista de comunicação é um profissional especializado em comunicação interna e externa. Na parte interna, o profissional auxilia o setor de recursos humanos com as informações internas que precisam ser veiculadas, assim como assiste à comunicação entre setores, equipes e hierarquias.

Para a comunicação externa, este profissional é responsável pela comunicação com o público-alvo, além de criar estratégias para garantir a imagem da empresa. É uma profissão nova e altamente requisitada, se deseja saber mais, continue a leitura!

O que faz um analista de comunicação?

Um analista de comunicação institucional é um dos cargos mais importantes nas agências de publicidade e relações-públicas. Este profissional é responsável por elaborar estratégias, relatórios internos e externos, produtos e atua diretamente com a coordenação de comunicação e marketing da empresa. Entre as diversas funções, ele atende à imprensa estabelecendo relacionamento com a mídia. Produz conteúdo de texto e visual para diversos meios de comunicação. Faz o monitoramento da imagem da empresa e prepara conteúdos especiais conforme os valores da empresa e as notícias da mídia. Seu foco principal é na relação público-alvo com o discurso publicitário. Ainda supervisiona o trabalho de consultores, serviços de comunicação e fornecedores. O analista de comunicação interna é o profissional que trabalha junto ao RH da empresa para traçar estratégias e criar as melhores formas de circular as informações internas da empresa. Além disso, é responsável por que setores, hierarquias e departamentos se comuniquem de forma clara.

Com quais áreas esse profissional se conecta na empresa?

O analista de comunicação interna se conecta diretamente com a área de Recursos Humanos (RH) dentro da empresa, transmitindo comunicados, informações, novidades e ações a todos os colaboradores. Esse profissional precisa estar atento, conhecer os colaboradores para saber com quem está se comunicando, ter escuta ativa para ouvir o que os gestores, líderes e colaboradores dizem, a fim de evitar possíveis mal-entendidos.

Leia também: O que é Comunicação Não-Violenta (CNV) e como aplicá-la

Já o analista de comunicação institucional se conecta com as áreas de marketing e relações-públicas. Dependendo da empresa, há um setor responsável por cuidar da comunicação e imagem da empresa perante a sociedade e público-alvo. Na prática, funcionam como porta-voz da empresa.

Quais as formações necessárias para ser um analista de comunicação?

Para exercer a profissão de analista de comunicação, não há uma graduação específica, porém, há algumas que auxiliam na trajetória desse profissional, como o domínio da língua inglesa, inteligência emocional, habilidades soft skills bem desenvolvidas e especializações. As principais graduações que um analista de comunicação pode cursar são:

Comunicação Social

O curso de comunicação social pertence à área de ciências sociais e prepara o profissional para trabalhar com comunicação em massa e comunicação corporativa. Além de estudar sobre antropologia, comportamento e consumo.

Graduação em Marketing

A graduação em marketing auxilia o analista de comunicação a aproveitar as oportunidades de mercado, além de aprender sobre gestão, estratégias, análise do perfil dos consumidores. Além disso, são abordadas ferramentas de marketing para organizações públicas e privadas. Para quem se interessa pela área, saiba mais sobre as principais funções do gerente de marketing.

Jornalismo

A graduação em jornalismo prepara o profissional a utilizar diversos tipos de mídia para se comunicar, aprendendo a investigar, narrar e a melhor forma de informar notícias. Ainda lida com organização de pautas, redação de textos, planejamento e execução de entrevistas e matérias jornalísticas.

Publicidade e Propaganda

É a área da comunicação responsável por criar estratégias persuasivas para promover campanhas e produtos para o público-alvo. Na graduação, o profissional aprende a identificar o público-alvo e a impactá-lo com campanhas criativas. Ainda aprendem sobre marketing, produção audiovisual, design gráfico e redação publicitária. Para quem gosta de escrever, seguir a carreira de copywriter é uma opção.

Qual é o perfil de um analista de comunicação?

O analista de comunicação precisa de boas habilidades soft skills como a comunicação, flexibilidade e criatividade. Afinal, esse profissional estará em constante contato com os colaboradores da empresa e também, com a imprensa. A parte criativa é necessária para a parte das estratégias e da imagem da empresa que será repassada para a imprensa e público-alvo. Além disso, deve ter um senso estético e conhecimento em softwares de design. Algumas características importantes também são: oratória, trabalho em equipe e saber liderar.

Qual a média salarial de um analista de comunicação?

A média salarial de um analista de comunicação é de R$ 6.250, segundo o site Glassdoor. Essa faixa salarial pode sofrer alterações entre R$ 2.000 e R$ 8.925, dependendo da região do país, empresa e qualificação profissional do candidato. Essa profissão possui categorias júnior, sênior e pleno. Essas categorias influenciam diretamente no salário.

Qual é a demanda do mercado por esse profissional?

Existem boas oportunidades no mercado de trabalho para o analista de comunicação. Apesar de ser uma profissão relativamente nova, empresas com setor de RH bem consolidado precisam de um profissional de comunicação para a circulação de informações internas. Há oportunidades em empresas maiores que contam com uma cultura organizacional bem definida! Se você gosta do setor de RH, leia também Analista de Recursos Humanos: o que faz, perfil e como se preparar para o RH 4.0 e confira todas as informações sobre a profissão.

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