Quer saber o que faz um copywriter e se vale a pena se tornar um? Este é o texto para você. O copywriter faz o que fizemos aqui: escrever um conteúdo persuasivo para convencer o público-alvo a realizar uma ação. No caso, chamar sua atenção para seguir lendo o artigo e descobrir mais sobre essa profissão.

Juntar técnicas de redação, utilizando gatilhos mentais e focando em uma estratégia de conversão. Esse é um mantra básico na rotina de um copywriter. Gostar de escrever é fundamental, mas também fazer isso orientado a um objetivo e ao impacto de um público específico.

Ser copywriter é uma possibilidade para quem quer entrar no mundo do marketing digital ou se aventurar em agências de publicidade (mas em vagas específicas e sem confundir com a redação publicitária, hein. Vamos explicar a diferença mais a frente).

Venha com a gente para aprender o que faz um copywriter e, depois, poder refletir se é para esse caminho que você vai orientar a sua carreira profissional.

O que é copywriting?

Copywriting é um conjunto de técnicas que será utilizado por esse profissional de modo a escrever textos super persuasivos, induzindo o leitor a realizar uma ação. O termo vem do inglês e é muito utilizado, especialmente, em equipes de marketing e agências de publicidade.

É comum o copywriting ser usado em fluxos de e-mail marketing, landing pages, legendas de rede social, anúncios online e offline e até mesmo em conteúdos mais extensos, como um artigo de blog.

Copywriting é só redação?

Perceba que o copywriting não se limita a um tipo específico de texto e nem a um campo determinado do marketing ou da publicidade. Ele pode ser aplicado a qualquer tipo de conteúdo desde que seja utilizado para construir uma comunicação orientada por uma estratégia direcionada à persuadir um público-alvo.

Ou seja, copywriting não é apenas escrever, mas sim a escrita orientada a uma estratégia, vislumbrando influenciar o comportamento do leitor. E nem sempre a ação será a da compra! Pode ser uma tentativa de convencer o leitor a preencher um cadastro para baixar um material, deixar o e-mail para se cadastrar em uma newsletter, abrir um e-mail, seguir de uma página para outra etc.

Por isso, além de conhecer a fundo as técnicas de copywriting, também é importante conhecer um pouco sobre o universo do marketing. Assim, você vai poder entender o todo da estratégia. Pesquise termos como:

 

  • Funil de vendas;
  • Lead;
  • Quebra de objeção;
  • Prospect;
  • CTA (call-to-action);
  • Persona;
  • Conversão;
  • Gatilhos mentais.

O que é um texto copy?

Além de não ser simplesmente escrever, o texto que usa técnicas de copywriting recebe, inclusive, um outro nome: copy. Um copy pode ser qualquer formato de conteúdo (roteiro de vídeo, e-mail marketing, landing page, legendas etc) desde que seu objetivo seja convencer o leitor a realizar uma ação.

Assim, quando a pessoa redatora recebe um briefing (descrição de uma demanda) de um copy ela deve utilizar as técnicas de copywriting e visualizar bem a estratégia por trás do conteúdo para que este seja o mais persuasivo possível.

Exemplo de uso de copywriting

Por exemplo, imagine que você faz parte de uma empresa de tecnologia que vende sistemas de gestão para consultórios médicos. O departamento de marketing resolve fazer uma ação para divulgar os benefícios da digitalização. O público-alvo são médicos que ainda utilizam agendas físicas para marcar consultas.

Para a divulgação, será feita uma landing page (página única) falando brevemente desses benefícios e chamando o leitor para se cadastrar e baixar um e-book com 5 passos para digitalizar as rotinas de gestão de um consultório.

Nesse exemplo, o copywriting seria empregado para que o leitor sinta que o copy fala com ele ao descrever uma situação do seu cotidiano (usar agendas físicas) e os possíveis “problemas” que ela pode trazer (acúmulo de papel, demora para encontrar informações, perda de dados, espaço de arquivamento, impossibilidade  de trabalhar remoto etc).

Para mostrar ao leitor que o ebook pode ser útil na modernização do consultório, o copy da página pode trabalhar com provações que façam o leitor sentir urgência de sair do físico e migrar para o digital e até mesmo “ultrapassado” em relação a outras clínicas.

Ao longo de toda a landing page, podem ser inseridos botões clicáveis com copy que tenham “chamadas para ação” (conhecido como CTA ou call-to-action), convencendo o leitor a se cadastrar e baixar o ebook. Por exemplo,

  • Veja como digitalizar agendamentos
  • Otimize as rotinas do seu consultório
  • Baixe gratuitamente o e-book
  • Cadastre-se e receba agora

 

Nesses copies, o copywriting é usado para convencer o leitor a clicar no botão, deixar seus dados e baixar um ebook que, com certeza, vai falar sobre o produto da empresa e seguir com ele em sua jornada de compra. As atividades desse exemplo são, em parte, o que faz um copywriter em seu dia a dia.

Gatilhos mentais no copywriting

Uma das principais técnicas utilizadas no copywriting é o gatilho mental. O objetivo é despertar sentimentos no leitor, influenciando tomadas de decisão, por meio de construções frasais.

Eles encurtam o processo de tomada de decisão, sendo responsável por algumas impulsividades ou ações realizadas no automático. A chave é saber qual tipo de sensação seu copy deve provocar no leitor e usar a técnica a seu favor, tirando obstáculos do pensamento e deixando a reação do leitor mais “primária”, natural.

 

Os gatilhos podem provocar sensações como:

  • urgência (só até amanhã!);
  • escassez (últimas unidades);
  • confiança (depoimentos de clientes);
  • novidade (lançamento);
  • reciprocidade (experiente! Teste grátis por x dias);
  • autoridade/referência (há x anos no mercado. Usado por empresa x).

 

Os gatilhos mentais são usados não apenas no mundo do copywriting, como também por equipes que trabalham diretamente com vendas (times comerciais), retenção e suporte ao cliente e até mesmo em sinalizações de espaços públicos.

O que faz um copywriter?

O copywriter é, então, a pessoa que usa todas essas técnicas de copywriting. Ou seja, é a palavra utilizada para designar quem ocupa o cargo. Por tudo o que vimos até aqui, não fica muito difícil adivinhar uma das principais tarefas do seu dia-a-dia, não é mesmo?

Escrever, com certeza, consumirá mais da metade da rotina. Porém, existe uma série de atividades anteriores e posteriores ao processo de redação de um copy. Vamos listar as principais abaixo. Mas, antes, confira um resumo do que faz um copywriter.

Copywriter é um profissional que escreve conteúdos (copy ou copies no plural) que buscam persuadir o leitor a realizar alguma ação, seguindo alguma estratégia de venda ou aquisição de leads.

Agora, vamos a algumas das principais atividades da rotina de um copywriter.

1. Briefing

O briefing é um documento com as principais orientações para a realização de um trabalho. Em seu dia a dia, um copywriter vai receber muitos briefings detalhando o objetivo do copy, tipo de conteúdo, persona, prazo de entrega e demais informações necessárias para direcionar a redação e entender a estratégia.

Alguns briefings orientam quanto ao tamanho do texto, tipo de gatilho e qual call-to-action usar. Leitura, interpretação e questionamento são passos importantes ao receber o documento para garantir a assertividade do copy produzido.

Em algumas equipes, o profissional também vai precisar elaborar briefings para fornecedores ou mesmo colegas de trabalho. Nessa hora, é importante ter poder de síntese e uma visão do todo do projeto para saber qual dado não pode faltar.

2. Pesquisa

O briefing muitas vezes também traz links de referência para que o copywriter entenda mais sobre o assunto. Isso porque, antes de iniciar a redação, a maioria dos copies vai exigir um bom trabalho de pesquisa.

O copywriter provavelmente trabalhará com uma diversidade de assuntos em seus textos. Mesmo que você escolha um nicho de atuação, é fundamental embasar seu conteúdo, investigar e resolver todas as dúvidas. Essa atividade vai trazer mais qualidade, confiabilidade e assertividade ao que for produzido.

Outra pesquisa importante é em relação à persona (público-alvo do texto). Alguns profissionais inclusive buscam identificar o comportamento dessas pessoas em redes sociais para direcionar ainda mais o conteúdo.

3. Redação

A redação dos copies é uma atividade rotineira para um copywriter. Mas nem por isso monótona. Isso porque o profissional usa suas habilidades em diferentes tipos de conteúdo. Muitas vezes, uma ação envolve muitos formatos.

Ou seja, é preciso adaptar a escrita de um mesmo conteúdo para que ele atenda as especificidades de um formato ou a continuidade de uma campanha.

No exemplo da empresa de sistemas para gestão de consultórios médicos, além da landing page, a ação poderia se desdobrar na produção de um fluxo de e-mails para os leads que fizessem o seu cadastro para baixar o ebook.

Também poderiam ser feitos anúncios para redes sociais, divulgando a página, ou ainda blogposts sobre o assunto com CTA ao final para o download. O mesmo copywriter poderia ficar responsável por todos os conteúdos da campanha, adaptando os copies para que eles mantenham o tom de voz adequado à estratégia.

A redação pode envolver também a criação de documentos internos da equipe, orientando sobre linguagem, estilo verbal da marca etc.

4. Edição

Também faz parte da rotina de um copywriter editar copies próprios ou de outros profissionais. O processo de edição tem o objetivo de “limpar” o texto, deixando ele mais conciso, sem palavras sobresalentes e assertivo.

Durante a edição é que costumam ser feitos pedidos de revisão e os ajustes necessários. Inclusive, lidar bem com outras pessoas avaliando e solicitando mudanças em seus textos é fundamental para um copywriter, pois essas situações são comuns em seu dia-a-dia.

5. Análise de resultado

Fazer a análise dos resultados da campanha não é propriamente uma responsabilidade desse profissional. Normalmente, essa função está atrelada a analistas de marketing. Porém, acompanhar o desempenho e efetividade das campanhas é uma atividade importante para o copywriter verificar o que deu certo no copy e o que pode ser ajustado.

6. Interação com designers

A rotina de trabalho do copywriter exige a interação com outros profissionais. Mesmo sendo um prestador de serviços (freelance), você vai se relacionar com uma equipe multidisciplinar.

Nessa interação, é bem comum que o copywriter trabalhe com designers, formando uma espécie de dupla criativa. É preciso saber trocar ideais, construir em conjunto, de forma que o design e o copy se complementem.

Leita também: Técnicas de Copywriting para alavancar os seus resultados no Instagram

Boas práticas de copywriting

Essas são atividades rotineiras para o profissional. Agora, o que faz um copywriter desempenhar bem as suas responsabilidades? Existem algumas condutas consideradas como boas práticas dentro das técnicas de copywriting.

O uso de gatilhos mentais, como vimos anteriormente, é uma delas. Confira a seguir outras boas prática de copywriting:

 

  • Qualidade de informação;
  • Texto claro, com frases bem conectadas entre si;
  • Linguagem adequada ao público-alvo;
  • Uso de CTAs;
  • Português impecável.

O que não fazer em copywriting?

Por outro lado, existem condutas que prejudicam o seu copy, deixando o texto pouco atrativo e dificultando a persuasão do leitor. A primeira delas, com certeza, é fornecer um conteúdo sem informações relevantes. Por isso, a parte da pesquisa é tão importante. Ela garante dados relevantes e, mais importante ainda, verídicos.

Colocar o leitor em contato com conteúdos sem credibilidade ou com informações falsas não apenas vai contra as boas práticas de copywriting, prejudicando a estratégia por trás dele, como também pode manchar a reputação da empresa.

Quanto à redação, deixar de revisar textos, publicar erros de português e usar um vocabulário muito distante do seu público são condutas que também dificultam a conexão do copy com o leitor.

Por fim, é sempre bom relembrar que o copy deve atender a uma estratégia. Escrever o texto sem ter claro o objetivo final diminui as chances da pessoa realizar a ação que você pretendia com aquele conteúdo.

Qual o perfil de um copywriter?

Essa lista do que fazer e não fazer em um copy já dá dicas das características profissionais que serão exigidas de um copywriter, não é mesmo? As descrições das vagas de trabalho podem variar de acordo com a necessidade da empresa e da sua cultura organizacional.

Porém, existem certos pontos, técnicos e de personalidade, que destacam a pessoa e ajudam na realização dos copies. Confira quais são eles!

Ser curioso

A curiosidade é uma característica importante no perfil do copywriter, porque é ela que vai instigar o profissional a aprofundar sua pesquisa, questionar briefings, tentar imaginar quem é o seu leitor e estar sempre em busca de novidades no campo no qual atua.

Dominar o idioma

Ter um bom nível de conhecimento do idioma que vai ser usado no copy é essencial para a qualidade do texto. Por isso, um bom copywriter precisa dominar as regras gramaticais e ter uma excelente noção das variações linguísticas, já que muitas vezes o conteúdo vai exigir uma linguagem mais informal.

Além do idioma, é importante conhecer também o vocabulário do seu público-alvo. O uso excessivo de termos técnicos e jargões da área não é recomendado, mas pontualmente eles podem aumentar a conexão entre o copy e o leitor.

Ler com frequência

Gostar de ler é um traço da personalidade que ajuda a ganhar familiaridade com o idioma, técnicas de escrita e diferentes estilos narrativos. Isso, sem dúvidas, enriquece o vocabulário do copywriter e alimenta sua fonte de inspiração.

Ler com frequência notícias e publicações do setor para o qual ele escreve também ajuda a aprofundar os conhecimentos, ter embasamento e ficar em dia com as novidades da área.

Capacidade de reflexão crítica

A leitura estimula a capacidade de reflexão crítica sobre a informação apresentada e também sobre a estrutura textual do que se lê. Um copywriter deve refletir constantemente sobre o seu próprio texto, buscando maneiras de aperfeiçoar o material e analisando se a estrutura e abordagem são as mais adequadas.

Essa postura gera materiais mais sagazes, diferentes e que instigam o leitor. A reflexão crítica também é necessária ao receber um briefing, pois nesse momento é fundamental tirar dúvidas e avaliar inconsistências no documento. Um outro momento no qual ela é essencial é durante a pesquisa, ajudando a questionar se a informação lida é verídica.

Gostar de escrever

Materializar ideias por meio de palavras será uma atividade rotineira no trabalho de um copywriter. Por isso, gostar de escrever é indispensável para esse profissional. Ainda que você tenha essa característica, é normal ter momentos de bloqueios criativos.

Então, não se preocupe se você está pensando em se tornar um copywriter, mas está em dúvida porque já se sentiu travado ao sentar para escrever. Com tempo e muita prática, a escrita vai ficando mais fácil e fluida. E nos dias de bloqueio, a distração e introspecção podem ajudar a voltar aos eixos.

Qual a diferença entre copywriter e redator publicitário?

Essas características esperadas de um copywriter podem parecer as mesmas de um redator publicitário. Porém, existem pequenas diferenças entre as profissões. A principal delas é o uso de técnicas específicas de escrita.

O copywriter é muito mais focado na persuasão do leitor para realização de uma ação. Um copy sem esse objetivo, não é um copy.

O redator publicitário vai escrever alguns textos com esse foco, mas nem sempre. Existem campanhas apenas para posicionamento de marca, criação de identidade para um produto ou mesmo a produção de materiais mais longos (almanaques, encartes, blogposts).

Outro ponto que vem mudando, mas já foi um diferencial, é a formação. O redator publicitário tem como formação uma graduação em Publicidade e Propaganda ou especializações na área.

Já um copywriter pode ser qualquer profissional com experiência na área. Nem sempre ele terá graduação, mas as empresas costumam priorizar quem fez cursos complementares de técnicas de copywriting.

Para ambas profissões, é necessária dedicação aos estudos e atualização constante, além de investir no desenvolvimento de soft skills (competências comportamentais).

Como se tornar um copywriter?

No caso do copywriter, não existe uma graduação específica e muitas empresas já não focam no currículo universitário do candidato. No geral, esses profissionais são formados em cursos de Comunicação, Jornalismo, Letras e Publicidade e Propaganda. A formação em copywriter, atualmente, é feita em cursos online e presenciais.

O que muitos profissionais fazem é cursar uma graduação em áreas afins e investir nesses cursos extras, que vão focar em técnicas de copywriting e gatilhos mentais. Além deles, é importante estudar por conta própria a gramática do idioma que você deseja trabalhar.

Quanto ganha um copywriter?

Por fim, vamos falar um pouco sobre a remuneração média do profissional, ponto importante para decidir se vale a pena ser um copywriter. Segundo o site Glassdoor, a média salarial no Brasil é de R$ 3672 por mês para um nível pleno.

Em São Paulo, esse valor sobe para R$ 5 mil e desce para R$ 4 mil no Rio de Janeiro. É importante ressaltar que muitos copywriters trabalham também com prestação de serviço, chamada informalmente de "freelancer" ou “freela”. Nesse caso, a renda mensal depende muito dos trabalhos fechados no mês, variando ao longo do ano.

Conclusão

E aí, ficou interessado em estornar um copywriter? Como vimos, esse profissional é especializado na criação de textos que encantam e convencem o leitor a realizar uma determinada ação. Essa ação está prevista em uma estratégia macro, seja ela de vendas ou não.

Para escrever esses textos, chamados de “copies” no plural e “copy” no singular, ele vai recorrer a técnicas de copywriting. Uma das principais ferramentas é o uso de gatilhos mentais, que são sensações e emoções que um conteúdo pode provocar no leitor, encurtando o processo de tomada de decisão.

O uso de gatilhos é uma das boas práticas em copywriting, que inclui também o respeito à gramática, clareza textual e confiabilidade da informação repassada. Por isso, as principais características do perfil de um copywriter é o gosto pela leitura e escrita, a curiosidade e o senso de reflexão crítica.

Essas características vão auxiliar em seu dia-a-dia de trabalho, que envolve atividades como leitura e escrita de briefings, pesquisa, redação, edição textual, análise de resultados e interação com um time multidisciplinar. É isso o que faz um copywriter em sua rotina. Gostou da profissão? Quer saber mais sobre outras carreiras? Siga em nosso blog!