Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 38,7%

Percentual no mês 38,4%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 57,3%

Percentual no mês 57,8%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 38,7%

Percentual no mês 38,4%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 57,3%

Percentual no mês 57,8%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Responsabilidade Corporativa

Educação Financeira vai além da escolaridade

Educação Financeira vai além da escolaridade... Saiba mais!

Imagem de capa

Educação Financeira não é brincadeira. É ela que garante a sustentabilidade da economia e permite que as pessoas consigam se manter saudáveis financeiramente e uma sociedade mais ativa e robusta. Por isso investimos constantemente nesse tema, trazendo dados e informação de qualidade para fomentar cada vez mais a Educação Financeira no Brasil. Nosso mais recente estudo, realizado em parceria com o Ibope Inteligência, revela que maior escolarização não significa, necessariamente, mais educação financeira entre os brasileiros de todas as faixas etárias e classes sociais. De acordo com a análise, as habilidades e práticas de leitura, escrita e matemática não refletem melhora na atitude e no comportamento financeiro dos brasileiros. Por faixa etária, o nível de educação financeira das pessoas com mais idade (entre 55 e 64 anos) vai na contramão do alfabetismo funcional, o que sinaliza o peso da experiência de vida na relação com as finanças pessoais. “A educação financeira é um tema muito amplo e complexo, por isso, cruzamos os dados nacionais do INDEF e do INAF para entendermos como se dá este aprendizado. Na análise, verificamos que as pessoas com maior alfabetismo funcional tendem a entender melhor os conceitos básicos de finanças. Mas o impacto acaba aqui, já que é possível verificar que a atitude e o comportamento são influenciados por experiências práticas, acumuladas pela vivência financeira”, relata o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. VEJA ESTUDO COMPLETO FAZENDO O DOWNLOAD AO LADO.

Quero baixar!

Download concluído com sucesso!

Ops! Ocorreu um erro

Por favor, tente enviar novamente.

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Leia também

14 dicas para campanha de Natal em 2025 para o marketing

14 dicas para campanha de Natal em 2025 para o marketing

Buscando ideias para criar uma campanha nesse natal de 2025? Confira 14 dicas para alcançar sua audiência digital com tecnologia. Saiba mais!

Cálculo de preço ideal: como definir o valor certo para vender e lucrar mais?

Cálculo de preço ideal: como definir o valor certo para vender e lucrar mais?

Definir o preço ideal de um produto é crucial para o sucesso do negócio. Descubra como equilibrar custos e competitividade para maximizar lucros.

Como usar dados comportamentais para otimizar campanhas de marketing

Como usar dados comportamentais para otimizar campanhas de marketing

Aprenda como dados comportamentais impulsionam campanhas de marketing, garantindo personalização, eficiência e resultados no ambiente digital.

Proposta comercial: saiba o que é e dicas para fazer!

Proposta comercial: saiba o que é e dicas para fazer!

Fazer uma boa proposta comercial é uma tarefa difícil para quem está começando no empreendedorismo. Confira dicas para criar esse documento!

Sell in e sell out: o que são esses conceitos no marketing?

Sell in e sell out: o que são esses conceitos no marketing?

Sell in e sell out: entenda como essas estratégias impulsionam as vendas, fortalecem relações comerciais e otimizam o desempenho do negócio!

Precificação: estratégias para lucro e competitividade

Precificação: estratégias para lucro e competitividade

Descubra como aplicar estratégias eficazes de precificação de produtos para garantir lucro, competitividade e posicionamento sólido no mercado.