O principal objetivo de todo gestor de mídia é criar campanhas que tragam resultados visíveis. Mas o que fazer quando essas publicidades se tornam repetitivas e caem na mesmice da padronização de conteúdos em massa?

A resposta é simples: segmentação de público-alvo! Hoje, é essencial que os profissionais estejam a par de todas as alterações providas pelo avanço da tecnologia e se adaptem às ferramentas de análise preditiva, utilizando inteligência artificial para segmentar perfis com base em aspectos demográficos e comportamentais nas redes sociais.

Por isso, criamos o conteúdo de hoje pensando especialmente em ajudar você, empreendedor, no processo de segmentação de público-alvo em mídias digitais. Continue conosco e aproveite a leitura!

O que é segmentação de público-alvo?

A segmentação de público-alvo é uma estratégia de marketing digital que envolve a divisão de um mercado em subgrupos distintos, com características e comportamentos semelhantes, visando aumentar o engajamento, as vendas e, consequentemente, o retorno sobre o investimento (ROI).

Quando falamos de mídias sociais, a segmentação de público significa entender profundamente quem são seus seguidores, quais são suas preferências, suas dores, necessidades e como eles interagem online em plataformas digitais como TikTok, Instagram, Facebook e LinkedIn.

A segmentação de público divide-se em diversos tipos: geográfica, demográfica, comportamental e psicográfica. Com informações coletadas de cada uma dessas vertentes, é possível identificar novos nichos, personalizar formas de comunicação, buscar novos métodos para vender e desenvolver as estratégias certas para alcançar e fidelizar consumidores.

Qual a finalidade da segmentação de público-alvo em mídias sociais?

A resposta é simples: a segmentação de público-alvo em mídias sociais habilita as marcas a saírem da padronização do marketing massivo. Em outras palavras, ela permite que as empresas conheçam tão bem seus consumidores a ponto de saberem exatamente qual a propaganda ideal para atingi-los.

Como mencionamos anteriormente, a segmentação de público pode ser dividida em quatro vertentes: geográfica, demográfica, comportamental e psicográfica. Conjuntamente, elas conseguem fornecer dados como gênero, idade, profissão, localização, comportamento de compra, hobbies, opiniões, estágio na jornada do cliente e até status social.

Quando esses insights são direcionados às mídias sociais, fica bem mais fácil para as empresas desenvolverem suas estratégias de marketing e alcançar ainda mais usuários. Pois, um consumidor que se sente conectado com uma marca é um consumidor fidelizado e promotor dela no meio digital.

Qual o benefício da segmentação de público-alvo em mídias sociais?

O engajamento é uma vantagem competitiva significativa quando falamos da segmentação de público-alvo em mídias sociais. Afinal, mensagens personalizadas não só ressoam melhor com o público, mas também aumentam a taxa de resposta e de interação.

Você sabia que, segundo estudos, anúncios segmentados podem ter taxas de engajamento até três vezes maiores do que anúncios genéricos? Entretanto, os benefícios dessa segmentação vão muito além disso.

É possível criar conteúdos que realmente exponham e tragam soluções às necessidades e desejos específicos de cada grupo. Por exemplo, uma empresa de moda pode criar campanhas distintas: uma para adolescentes, focada em tendências, e outra para profissionais, focada em roupas de trabalho elegantes e adequadas.

Além disso, direcionar campanhas para segmentos específicos não só maximiza o uso dos recursos durante o supply chain, mas também pode resultar em um retorno sobre investimento até 10 vezes maior. Isso acontece devido à maior relevância das campanhas e à consequente redução no desperdício de orçamento com públicos que não têm interesse no produto ou serviço.

Outros benefícios incluem os insights aprofundados obtidos e a fidelização dos clientes. A segmentação ajuda a coletar dados valiosos sobre diferentes grupos de consumidores, que podem orientar melhores decisões de negócios e estratégias de produto.

Ademais, como já mencionado, as campanhas segmentadas ajudam a construir uma relação mais próxima com os consumidores, fazendo com que eles se sintam compreendidos e valorizados, o que pode aumentar a lealdade à marca.

Tipos de segmentação em mídias sociais

Se você deseja entender melhor os tipos de segmentação de público-alvo que citamos, chegou o momento. Continue a leitura e conheça os quatro tipos!

Segmentação demográfica

A segmentação demográfica utiliza dados como idade, gênero, renda e educação para dividir o público. Em plataformas de mídia social, essas informações são frequentemente coletadas durante o processo de inscrição do usuário ou por meio de seus comportamentos online, como curtidas, comentários e compartilhamentos.

As próprias plataformas oferecem ferramentas para analisar esses padrões. Por exemplo, o Meta Business Suite fornece dados demográficos detalhados sobre o público atual e potencial, como a distribuição por idade e gênero, status de relacionamento, nível de educação e até mesmo títulos profissionais.

Segmentação geográfica

A segmentação geográfica é a divisão do público com base em critérios de localização, como países, regiões, cidades, bairros e, até mesmo, clima e eventos locais.

Esse tipo de segmentação de público-alvo é especialmente útil para campanhas e SEO locais ou regionais. Por exemplo, promoções de um mercado local devem ser direcionadas apenas para usuários que residem nas proximidades.

Além de segmentar por localização geográfica ampla, as plataformas de mídia social permitem a segmentação hiperlocal. No Facebook, é possível segmentar anúncios para pessoas que estão em um raio específico de quilômetros ao redor de um endereço, ideal para eventos locais ou promoções limitadas.

Segmentação psicográfica

A segmentação psicográfica tem foco em interesses, valores, estilo de vida e personalidade dos usuários. As plataformas de mídia social coletam essas informações por meio de curtidas, compartilhamentos e comentários em posts. Assim, possibilita criar campanhas que ressoam com as motivações e os interesses do público.

Um diferencial importante aqui é utilizar dados psicográficos para criar conteúdos que não só atendam aos interesses, mas também aos valores e aspirações desse público. Por exemplo, se você sabe que seu público valoriza a sustentabilidade, pode criar campanhas destacando os aspectos ecológicos de seus produtos ou práticas empresariais.

Segmentação comportamental

Por último, a segmentação comportamental analisa o comportamento online dos usuários, incluindo hábitos de compra, interações anteriores com a marca e o engajamento com conteúdos específicos.

Esse tipo de segmentação permite as marcas obterem informações suficientes para direcionarem e personalizarem suas mensagens de e-mail marketing, por exemplo, com base nas ações passadas dos usuários, aumentando a relevância e a probabilidade de conversão.

Além dos comportamentos de compra, as plataformas de mídia social habilitam rastrear e segmentar o público-alvo com base em suas interações com anúncios, visitas a páginas específicas do site e até com o tempo gasto visualizando determinados tipos de conteúdo. Então, esses dados comportamentais ajudam a criar funis de vendas mais eficazes e personalizados.

Um exemplo prático é a segmentação de usuários que abandonam o carrinho de compras. Com a segmentação comportamental, é possível identificar essa tendência e, assim, oferecer descontos personalizados para incentivá-los a completar a aquisição.

Ferramentas de segmentação de público nas plataformas de mídia social

As ferramentas de segmentação de público incluídas nas plataformas de mídias sociais são diversas e contam com muitas funcionalidades. Confira abaixo!

Facebook e Instagram

O Gerenciador de Anúncios do Facebook e Instagram, também conhecido como Meta Business Suite, oferece várias ferramentas para segmentação de público-alvo.

É possível dividir o público baseado em dados demográficos, interesses, comportamentos e conexões. Além disso, essas plataformas permitem a criação de públicos personalizados e públicos semelhantes (lookalike audiences), a partir de dados de clientes existentes.

Um recurso avançado, que muitas empresas não aproveitam totalmente, é o uso de públicos personalizados com base em listas de e-mail ou dados de CRM. Eles permitem atingir usuários já existentes, com ofertas personalizadas, ou reengajar aqueles que se encontram inativos.

Os públicos semelhantes também podem ser usados para encontrar novos consumidores, que compartilham características em comum com os melhores clientes da empresa.

Twitter (X)

O Twitter, atual X, oferece diversas opções de segmentação de público-alvo, que incluem a divisão por seguidores, interesses e eventos específicos. Isso quer dizer que as empresas podem direcionar seus anúncios para usuários que seguem contas relacionadas à marca ou que demonstram interesse em tópicos específicos.

Uma estratégia diferenciada no Twitter é utilizar a segmentação por conversas e palavras-chave. Assim, é possível direcionar anúncios para usuários que estão falando sobre tópicos e palavras relevantes em tempo real, aproveitando tendências e eventos atuais para aumentar o engajamento.

LinkedIn

O LinkedIn se destaca pela segmentação baseada em critérios profissionais, como cargo, indústria e experiência. Essa plataforma é ideal para campanhas B2B, pois permite às empresas alcançarem profissionais específicos, mais propensos a se interessar por seus produtos ou serviços.

Além dos critérios profissionais tradicionais, o LinkedIn também oferece uma opção de segmentação de público-alvo segundo grupos e interesses específicos (que envolvam cargos ou estudos), permitindo o direcionamento de campanhas para membros de grupos relevantes ou pessoas interessadas em tópicos específicos da indústria.

YouTube

No YouTube, a segmentação de público pode ser apoiada em dados demográficos, interesses e comportamento de visualização. Isso quer dizer que a plataforma permite que as empresas direcionem seus anúncios para usuários que assistiram a vídeos semelhantes ou demonstraram interesse em tópicos relacionados.

A plataforma também possibilita a segmentação por listas de remarketing, assim, as empresas conseguem reengajar usuários que já interagiram com seus vídeos ou canal.

Adicionalmente, é possível dividir os consumidores por afinidade e intenção de compra, ou seja, aqueles que demonstram interesse em categorias de produtos específicas ou que estão ativamente pesquisando itens para aquisição. Assim, é possível direcionar melhor as publicidades e aumentar significativamente as chances de conversão!

Estratégias eficazes de segmentação de público-alvo em mídias sociais

Para fazer uma segmentação de público eficaz, você deve:

  • Pesquisar e analisar dados sobre diferentes perfis de consumidores;
  • Criar as personas mais adequadas para a sua marca;
  • Realizar testes A/B;
  • Monitorar os dados continuamente;
  • Fazer ajustes periódicos com base nos insights do monitoramento.

1. Pesquise e analise dados

Para realizar uma segmentação de público-alvo corretamente, é indispensável começar com pesquisas e análises detalhadas dos dados disponíveis. Isso ajuda a identificar segmentos rentáveis para investir e a criar campanhas capazes de cativar os usuários com mais efetividade.

Para obter insights mais profundos, utilize ferramentas de análise avançadas, como o Google Analytics, e plataformas de Business Intelligence capazes de integrar dados de várias fontes. Desse modo, você garante uma visão holística do comportamento e das preferências dos consumidores.

2. Crie suas personas

É essencial criar personas detalhadas, que representem diferentes segmentos de público, para guiar a criação de conteúdo e campanhas mais precisas.

Essas personas são protótipos que ajudam a visualizar os diferentes tipos de clientes existentes e suas necessidades. Uma persona pode ser, por exemplo, "João, jovem empreendedor de 30 anos, interessado em tecnologia e inovação".

É interessante criar personas diferentes e dinâmicas que evoluam com base em novos dados e insights. Para isso, faça entrevistas qualitativas e pesquisas de satisfação para ajustá-las e refiná-las continuamente, garantindo que reflitam com precisão as mudanças nas preferências e comportamentos do público.

3. Realize testes A/B

Os testes A/B são cruciais para que você possa experimentar diferentes segmentações e identificar quais estratégias geram os melhores resultados. Eles são meios de análise comparativa entre duas partes da mesma campanha sazonal ou regular.

Identificando qual é mais eficiente, é possível testar variações de anúncios, mensagens e segmentações para lançar em canais mais específicos e obter maiores retornos a respeito do engajamento e da captação de leads.

Além dos testes A/B tradicionais, considere realizar testes multivariados, que permitam avaliar múltiplas variáveis simultaneamente. Dessa forma, você adquire insights mais profundos sobre como diferentes elementos de suas campanhas interagem e afetam o desempenho geral.

4. Monitore continuamente e faça ajustes quando necessário

O monitoramento constante das campanhas é essencial. Assim como em qualquer aspecto empresarial — seja na área de finanças, vendas, relacionamento com o cliente ou operação —, é imprescindível adequar-se às mudanças para não ficar para trás dos concorrentes.

Normalmente, as plataformas de mídia social utilizam o marketing de performance para guiar esses ajustes e manter as campanhas relevantes e eficazes. Dentre eles, podemos citar KPIs como taxa de cliques, taxa de conversão e custo por aquisição.

Ferramentas de automação e análise preditiva também podem ajudar a identificar tendências e padrões em tempo real, permitindo que as marcas façam ajustes rápidos e bem informados para alcançar o melhor desempenho possível.

Obtenha dados de fontes confiáveis: conte com a Serasa Experian!

Agora que você tem informações suficientes sobre a segmentação de público, chegamos na parte mais difícil — colocar tudo em prática. Com as dicas que trouxemos pode parecer simples, mas não se deixe enganar! Esse processo exige bastante atenção e riqueza de informações confiáveis para ser efetivo.

Nesse sentido, as ferramentas de análise de mercado e segmentação de campanhas da Serasa Experian podem ser bastante úteis. Amparadas pelo maior banco de dados da América Latina, nossas soluções combinam-se com a inteligência analítica dos nossos colaboradores e te ajudam a entender quem são e onde estão seus clientes.

Com informações como mapeamento de organizações, modelos preditivos, de afinidade e de propensão à compra, é possível criar estratégias para melhorar a gestão da carteira de clientes, identificar potenciais mercados para expandir os negócios e aprimorar a conversão em vendas com campanhas de marketing que realmente façam sentido para o público-alvo.

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