De forma simplificada, o marketing de performance é uma estratégia na qual os trabalhos são pagos conforme o desempenho do anúncio ou campanha. Esse método pode obter dados valiosos sobre o comportamento do público.

No post de hoje, a Serasa Experian preparou alguns tópicos para te ajudar a entender melhor o que é essa técnica, principais indicadores, benefícios e dicas para aplicá-lo em sua empresa. Continue sua leitura e venha descobrir. Confira!

O que é marketing de performance?

O marketing de performance pode ser considerado uma estratégia do marketing digital que visa alcançar resultados específicos e mensuráveis, como vendas, leads, downloads de aplicativos, inscrições em boletins informativos, entre outros. É uma abordagem baseada em dados e resultados, que visa maximizar o retorno do investimento (ROI) de uma campanha de marketing.

Nesse método, as ações são pagas conforme o desempenho do anúncio, seguindo as metas pré-estabelecidas antes da campanha começar a rodar. Por exemplo, o dono de um site quer aumentar o tráfego de seu site, ele irá utilizar o marketing de performance e vai pagar conforme os usuários forem realizando as ações desejadas.

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Ao contrário do marketing tradicional, onde as métricas geralmente se concentram em visibilidade e conscientização da marca, o marketing de performance mede o sucesso de uma campanha de acordo com sua capacidade de gerar conversões.
Os profissionais de marketing de performance usam uma variedade de táticas e canais para alcançar esses resultados, incluindo publicidade paga, SEO, marketing de afiliados e email marketing.

Principais KPIs para o marketing de performance

Os KPIs (Key Performance Indicators) são indicadores muito importantes para estratégias de um negócio. São as principais formas de medir uma ação ou conjunto de iniciativas que atendem os objetivos propostos pela organização. Confira quais são os principais para o marketing de performance:

- Impressões

As impressões são métricas que representam a quantidade de vezes que o anúncio foi exibido. Vale ressaltar que a quantidade de impressões não representa o número de pessoas que visualizaram a campanha. Isso por que um anúncio pode ser exibido mais de uma vez para a pessoa. Portanto, as impressões são a quantidade total de exibições.

- Cliques

Um anúncio só é efetivo se a taxa de cliques for boa. Ou seja, não bastam as impressões, é necessário a interação por meio de cliques no conteúdo. Um bom anúncio toca na dor do consumidor e desperta a vontade de resolver a situação/problema, isso faz com que os potenciais clientes acessem e interajam com a campanha.

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- Engajamento

O engajamento é uma métrica que considera curtidas, comentários, compartilhamentos e cliques. De forma simplificada, podemos defini-lo como a quantidade de pessoas que interagiram com um conteúdo. O engajamento pode ser analisado nas próprias redes sociais e em plataformas como o Google Analytics e o Google Ads.

- Leads

Os leads são potenciais clientes, mas como um usuário se torna um lead? É simples, a partir do momento que a pessoa demonstra interesse em receber um orçamento, assina uma newsletter ou consume conteúdos da empresa, ela se torna um cliente em potencial.

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- Mídia paga e mídia orgânica

As mídias pagas e orgânicas estão diretamente ligadas com o marketing de performance. Isso acontece, pois o objetivo das mesmas são gerar resultados reais que tenham base em dados, visando melhorar a performance de anúncios. Esses resultados estão diretamente ligados com o tráfego pago, porém a mídia paga está diretamente ligada com a mídia orgânica.

Como ambas estão ligadas? É simples, se o tráfego orgânico da página ou site estiver bem desenvolvido e com bons números, a necessidade de investimentos em mídia paga vai diminuir, pois os objetivos serão alcançados de forma natural.

- ROI (retorno sobre investimento)

O ROI é o indicativo de como está o retorno financeiro de um investimento em campanhas. Essa métrica deve sempre estar positiva, ou seja, o retorno financeiro deve sempre ser maior que o investimento inicial. Para calcular é muito simples, basta subtrair o valor do investimento da receita obtida e, após, dividir pelo valor do investimento.

Por exemplo, você fez um investimento de R$ 500,00 e obteve R$ 50.000,00 de lucro. A conta será: 50.000 - 500 = 49.500, depois disso é só dividir esse valor pelo do custo: 49.500/500 = 99. E pronto, você tem a porcentagem de seu ROI!

Como fazer marketing de performance?

O marketing de performance pode ser aplicado nas instituições de diferentes formas: em anúncios, campanhas sazonais e muitos outros. Para te ajudar, preparamos algumas dicas para você aplicar em seu negócio. Confira:

1. Estabeleça metas e invista na experiência do usuário

Delimite seus objetivos para conseguir atingir resultados reais. Ao estabelecer suas metas é muito importante ter o cliente como centro dos objetivos. Os usuários buscam por experiências memoráveis e criar campanhas de sucesso, que tenham os usuários como foco, promove a uma ótima jornada de compra.

Por isso, garantir a satisfação dos clientes fará com que suas metas sejam alcançadas.

2. Analise os dados

Analisar os dados é fundamental para acompanhar o andamento de sua campanha. Invista em tecnologias de análise de resultados para capturar informações, criar insights para investir em melhorias e ajudar na tomada de decisões.

3. Calcule o orçamento

Feito a definição dos objetivos da campanha, está na hora de organizar e fazer a estimativa do orçamento necessário. Apesar de o marketing de performance ser uma estratégia de baixos riscos, ainda é necessário se preparar para situações inesperadas.

Tendo isso em mente, calcule o orçamento manualmente ou utilize plataformas de planejamento como o Google Ads. Desta forma você terá uma estimativa dos gastos e pode se preparar para situações adversas.

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Vantagens que o marketing de performance oferece

O marketing de performance tem diversos benefícios que podem auxiliar no crescimento da organização. Dê uma olhada nas principais vantagens:

- Resultados palpáveis

Com o marketing de performance é possível ter acesso a algumas informações importantes, como o momento de interação do cliente com a marca, a forma na qual as vendas são feitas e muito mais. Isso possibilita uma comparação entre canais de divulgação, tipos de anúncio e campanhas de maneira mais eficaz. Ou seja, com essa estratégia é possível identificar o que funciona ou não para o negócio.

- Análise em tempo real

A análise em tempo real permite a identificação de problemas na campanha e possibilita que gestores e executivos tomem decisões com base em dados. Como resultado, torna a campanha mais eficaz e economiza gastos desnecessários com anúncios que não trazem resultados.

Além disso, permite a análise dos dados e alterações feitas de forma rápida e prática. Por exemplo, é possível identificar quando o engajamento está baixo e facilmente alterar a arte ou a legenda para melhorar essa métrica.

- Baixo risco

As ações de marketing de performance envolvem investimentos baixos, sendo possível adicionar recursos conforme o desempenho da campanha. Por isso, os riscos são minimalizados e não comprometem o orçamento das empresas.

- Novos públicos

Utilizar a estratégia da forma certa, segmentar os públicos e utilizar palavras-chave com alto volume de buscas permite que a visibilidade da marca seja ampliada e atinja novos públicos. Assim, os rendimentos da empresa aumentem.

O marketing de performance é uma estratégia cada vez mais popular e eficaz no mundo do marketing digital. Ao se concentrar em resultados mensuráveis e mensuração constante, os profissionais de marketing podem obter um melhor retorno sobre o investimento e garantir que as campanhas atinjam os objetivos desejados.

Com o uso de táticas e canais adequados, a estratégia oferece uma abordagem direcionada e eficaz para aquisição de clientes, aumentando a conversão e, consequentemente, gerando crescimento para os negócios.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que seja útil para você! Aproveite para conhecer melhor sobre o Mosaic, uma plataforma para agilizar o processo de conhecimento do seu cliente. Assim, é possível conhecer seu público-alvo, obter insights e agregar mais inteligência nas tomadas de decisões. Confira! Até a próxima!