Com o uso das redes sociais, blogs, sites e outros meios de divulgação na internet, o alcance de uma propaganda é muito maior que a forma tradicional em jornais e revistas. No meio digital é preciso fazer um recorte de público para direcionar a campanha publicitária de forma mais assertiva e aumentar suas vendas.

É aí que entra a segmentação demográfica! Ela é uma ferramenta para classificar o público conforme a região, idade, profissão e outras características que vão auxiliar uma empresa a direcionar suas campanhas a sua persona.

Se você quer mais sobre o assunto e entender como usar a segmentação demográfica pode ajudar na divulgação da sua marca, acompanhe o post de hoje!

O que é segmentação demográfica?

Segmentação demográfica é um tipo de estratégia com o objetivo de separar o público por grupos. O termo lembra localização geográfica, mas ela não se aplica somente a classificação das pessoas por região, mas também considera outras características como idade, profissão, gênero, interesses, estilo de vida, perfil de compra, dentre outras.

No marketing digital, a segmentação de público auxilia uma empresa a direcionar suas campanhas a sua persona. Ao contrário do que muita gente pensa, não é vantajosa uma propaganda atingir o maior número de pessoas de todos os tipos.

Por exemplo, se você tem um restaurante em determinada região de São Paulo, por que você quer que o seu cardápio chegue a alguém que está na Argentina? Não seria viável, não é mesmo?

Com a segmentação demográfica é possível encontrar o cliente certo para a sua empresa, aquele que tem aquela necessidade de comprar o que você tem para oferecer.

Quais são as variáveis da segmentação demográfica?

A segmentação de mercado é dividida em grupos que consideram variáveis básicas, veja algumas delas:

1. Renda

A renda é um dos fatores importantes a considerar no planejamento de divulgação de uma campanha. Se você anunciar carros luxuosos para pessoas da classe E, por exemplo, as chances de conversão são quase nulas. O contrário também não será positivo.

É preciso oferecer seus produtos a quem tem o poder de compra correspondente ao seu produto ou serviço. Pode ser classificado da seguinte forma:

  • Pessoas que ganham até R$ 2.000,00;
  • Pessoas que ganham entre R$ 3.000,00 a R$ 5.000,00;
  • Pessoas que ganham mais de R$ 10.000,00;
  • Pessoas que ganham mais de R$ 100.000,00.

2. Idade

Cada faixa etária tem um tipo de necessidade de compra, por isso os produtos e serviços oferecidos para cada idade são totalmente diferentes. Os brinquedos são os que devem ser mostrados para as crianças, enquanto bebidas alcoólicas são destinadas a adultos. Veja como este fator pode ser classificado:

  • Bebês de 0 a 3 anos;
  • Crianças de 3 a 12 anos;
  • Adolescentes de 12 a 18 anos;
  • Adultos;
  • Idosos com mais de 60 anos.

3. País

Para as empresas multinacionais é muito importante a segmentação demográfica por país. Cada região tem sua própria linguagem, cultura e isso impacta diretamente na escolha da forma de divulgação dos produtos e serviços. Exemplos:

  • Países da Europa;
  • Brasil;
  • Países da África.

4. Religião

A classificação por região pode ser necessária em alguns casos. Por exemplo, se você vende produtos católicos, é mais assertivo que seus anúncios cheguem somente a esse público. Veja algumas subclassificações:

  • Evangélicos;
  • Budistas;
  • Católicos;

5. Sexo

Os assuntos que atraem os homens e mulheres podem ser muito diferentes; por isso, é muito importante saber qual é o sexo da pessoa com quem você está falando. Outro fato a se atentar nesta classificação é a orientação sexual da pessoa. Veja algumas classificações:

  • Mulheres;
  • Homens;
  • Transsexuais;
  • Não binários;
  • entre outros.

6. Escolaridade

O nível de escolaridade também é uma variável de segmentação demográfica. A linguagem de uma campanha direcionada a pessoas graduadas difere daquelas para os que possuem apenas o ensino médio. Veja como podem ser classificadas:

  • Analfabetos;
  • Ensino médio completo;
  • Ensino superior completo;
  • Pós-graduação completa.

Exemplos de segmentação demográfica

A partir das variáveis da segmentação demográfica é possível determinar informações mais específicas do seu público alvo ou persona, confira exemplos:

  • Adolescentes de classe A, entre 15 e 18 anos, que estudam de manhã;
  • Empresária com renda de R$ 5.000,00 e mora no Brasil;
  • Dona de casa, mãe solteira com um filho e pertence à classe A e B;
  • Homem, médico, casado e sem filhos.
  • Mulher, mais de 60 anos, analfabeta e católica.

Por que fazer uma segmentação demográfica?

Utilizando o marketing digital para divulgar seus produtos e serviços, como redes sociais e sites, é possível que suas campanhas atinjam todas as regiões do Brasil e, até, o mundo inteiro.

Assim, para que suas propagandas sejam mais assertivas e cheguem a pessoas que realmente podem consumir a sua marca e se tornar seu cliente, é preciso fazer a segmentação demográfica.

Ela irá descartar as pessoas que não tem interesse no que você vende e ajudará direcionar de forma assertiva ao seu público de interesse, aumentando as chances de conversão.

Como fazer segmentação demográfica?

Agora que você já sabe a importância da segmentação demográfica para divulgação da sua marca, veja um passo a passo para aplicar essa estratégia de forma eficiente:

1. Defina objetivos

A primeira coisa a se fazer para começar a utilizar a segmentação demográfica nas suas campanhas de marketing é definir o objetivo e a meta a ser alcançada. Ela será importante para definir quais meios de divulgação serão utilizados, as pessoas que serão envolvidas e como elas gerarão leads para a empresa.

2. Crie uma persona

É muito importante saber que precisa ou tem interesse no seu produto, ou serviço. A persona pode incorporar diversas características como comportamentais, físicas, profissionais e estilo de vida. É uma definição bem mais específica que o público-alvo.

3. Escolha as variáveis

Após definir sua persona é hora de escolher suas variáveis. Como apresentamos, elas podem incluir a faixa etária, religião, grau de escolaridade, gênero e outras características.

A dica é escolher pelo menos 3 ou 4 variáveis para criar um escopo mais definido. Para te auxiliar nessa escolha, conte com o Audiências Digitais, uma solução da Serasa Experian para facilitar na segmentação de público mais precisas e se conectar ao público-alvo.

4. Faça uma pesquisa

Após toda a etapa de planejamento, é hora de validar se o que foi definido corresponde à realidade da empresa. Crie um formulário de perfil demográfico com perguntas breves e relevantes para a sua pesquisa e colete os dados em diversos meios de comunicação, seja com clientes ou não.

5. Aplique nas suas campanhas

Após definir todo o planejamento é hora de aplicar nas suas campanhas. Pense nas estratégias de comunicação e em quais meios serão mais efetivos para atingir o grupo definido.

Entregar anúncios e conteúdos para a persona da sua marca é uma ótima estratégia para conseguir mais clientes e direcionar os esforços de uma campanha. Vimos hoje que a segmentação demográfica é uma ferramenta eficiente para utilizar no Marketing Digital, por isso, é muito importante ficar atento a essa técnica.

Conte com as soluções da Serasa Experian e otimize seus resultados. Nos vemos no próximo post!