Anteriormente chamado de Facebook Business Suite, o Meta Business Suite é uma plataforma digital que facilita o gerenciamento de atividades, dados e atende a necessidades empresariais e profissionais do Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp em um só lugar.

Por meio dela, você garante insights e relatórios sobre o desempenho da página para obter uma visão abrangente da sua empresa em cada rede social. Também é possível fazer segmentações demográficas, criar publicações, ver o alcance das postagens feitas, gerenciar mensagens e mais.

Além dessas funcionalidades, o Meta Business Suite pode ser acessado pelo perfil pessoal do próprio usuário e, ainda, usar outras ferramentas integradas ao Meta, como configurações de página, anúncios em parceria, gerenciador de anúncios, configuração de negócios e permissões de conteúdo de marca.

Mas você sabe a diferença entre o Business Suite e o Business Manager? Conhece seus recursos? Vamos trazer essas informações a seguir e ainda dar dicas para tirar o máximo proveito da ferramenta em suas campanhas de marketing. Aproveite!

Qual a diferença entre Business Suite e Business Manager?

O Business Manager ou Gerenciador de Negócios é uma ferramenta do Facebook Ads muito utilizada para melhorar as experiências do marketing digital e dos anúncios de campanha. Ele traz a facilidade do compartilhamento de informações entre agências parceiras, fornecedores e equipes internas em um único local.

O Business Suite é responsável por detalhamentos mais abrangentes sobre as contas, aplicativos e perfis para planejamentos, análise de resultados, bounce rate, criação e engajamento de campanhas, funcionando mais como uma página institucional, onde clientes podem interagir entre as páginas da marca.

Assim, o Gerenciador de Negócios funciona como um complemento para estratégias e análises mais direcionadas no Meta Business Suite para desktop, trabalhando com o gerenciamento de atividades publicitárias e a presença nas mídias sociais, por meio de planejamento, criação, publicação das campanhas e melhor segmentação do público-alvo da marca.

O Gerenciador, ainda, oferece diversos tipos de anúncios, os quais envolvem o alcance, a geração de leads novos, as visualizações, as visitas e o reconhecimento, o tráfego, as instalações de apps, as vendas de produtos, as impressões, os prints e os gastos com anúncios.

Quais os recursos oferecidos pelo Meta Business Suite Facebook?

Falamos de forma resumida nos tópicos anteriores, mas sintetizamos aqui todas as funcionalidades e os recursos que o Meta disponibiliza na plataforma do Business Suite. Confira:

Gerenciamento de publicações

Nessa função, você pode gerenciar, programar e criar posts em todas as plataformas, manejar a caixa de entrada, notificações, comentários e mensagens, fazer a nutrição de leads e ainda monitorar as interações e a taxa de cliques nas publicações e nos anúncios do Instagram e do Facebook.

Insights e relatórios de audiência

Resumir informações sobre usuários que interagem com a sua marca, escolher seu público-alvo, segmentar a audiência com base demográfica, comportamental e em interesses e obter relatórios sobre alcance e engajamento do Facebook e do Instagram são recursos que você vai conseguir sintetizar em apenas um lugar de forma prática e intuitiva.

Gestão integrada de compras

No âmbito da integração de compras, você pode comparar dados com outras marcas atuantes no mesmo nicho, além de integrar estrategicamente seu e-commerce com o Facebook e o Instagram.

A administração de anúncios e produtos, o estabelecimento de orçamentos, o desenvolvimento de materiais de divulgação, a análise constante do desempenho e a definição de funções administrativas da conta são elementos que também poderão ser geridos nesse processo.

Mas não adianta conhecer os benefícios e não saber utilizá-los, né? Por isso, siga a leitura e entenda como se cadastrar na plataforma!

Como ter acesso ao Meta Business Suite?

Agora que você sabe de todas as funcionalidades que o planejador Meta Business Suite pode proporcionar à organização da sua empresa, é hora de ver um passo a passo sobre como ter acesso a essa plataforma e tirar o máximo proveito de todos os recursos disponíveis. Vamos lá?

1. Acesse o Facebook Meta Business Suite e crie sua conta

  • Caso sua empresa ainda não tenha uma conta no Facebook, será necessário criar uma para ela. Depois disso, acesse o site do Facebook Meta no desktop ou baixe o app no iOS ou Android;
  • Caso haja um perfil pessoal prévio, você pode acessar o Business Suite ao abrir o menu disposto no canto superior direito da tela e clicar na opção "Páginas" para entrar no gerenciador e procurar pela opção "Meta Business Suite";
  • Depois, crie sua conta empresarial preenchendo os dados solicitados — nome da empresa, nome individual e e-mail comercial — e avance em "Enviar";
  • Confirme o e-mail enviado pelo Facebook para o endereço cadastrado anteriormente;
  • Pronto! Você pode ver tutoriais intuitivos na aba "Ajuda" ou explorar as funções da barra lateral. Na aba "Contas", você associa suas contas do Instagram e do Facebook ao Meta Business Suite.

2. Descubra as opções do Gerenciador de Negócios

  • Para abrir o Gerenciador de Negócios ou Business Manager, clique na opção "Ajuda" no menu lateral inferior, depois disso, em “Mudar para gerenciador de negócios”;
  • Reúna detalhes de campanhas do Instagram e Facebook;
  • Adicione parceiros para fazer o marketing de conteúdo;
  • Explore opções como bloquear usuários, páginas e aplicativos específicos;
  • Restrinja suas campanhas a localidades específicas;
  • Programe postagens e muito mais.

3. Contemple as funcionalidades do Meta Business Ads Manager

  • Para acessar o Gerenciador de Anúncios, basta clicar na opção "Anúncios" no mesmo menu lateral citado anteriormente;
  • Segmente seu público-alvo;
  • Crie suas campanhas clicando em "Criar anúncio" na parte superior do Business Ads;
  • Preencha todos os campos vazios e avance para "Promover agora", esperando a aprovação da plataforma;
  • Gerencie seus anúncios;
  • Controle o orçamento utilizado nas campanhas e conheça várias outras vantagens.

Dicas para aproveitar a ferramenta ao máximo em suas campanhas

Atualmente, o Facebook e o Messenger abrangem mais de 2 bilhões de pessoas, com o Instagram, chegam a quase 5 bilhões de usuários.

Por isso, aprender como usar o Meta Business Suite e obter dicas valiosas para tirar o melhor proveito da ferramenta em suas campanhas é essencial para promover o crescimento exponencial da marca, se manter presente no mercado global, atrair novos clientes e evoluir seus lucros. Trouxemos algumas para te ajudar:

  1. Instale o Pixel do Facebook, um código inserido no HTML do site que otimiza, cria e mede novos públicos para próximas campanhas com base nas ações de usuários dentro desse domínio;
  2. Estabeleça um objetivo de campanha que se alinha com a estratégia do seu negócio;
  3. Utilize as ferramentas de mensuração da plataforma para definir seu público-alvo e segmentar seu público;
  4. Otimize suas postagens para obter resultados comerciais;
  5. Publique conteúdos de qualidade e relevância;
  6. Faça parcerias com empresas grandes e influenciadores renomados;
  7. Utilize tags úteis e menções para engajar seu conteúdo;
  8. Programe essas publicações em horários e dias específicos;
  9. Crie conteúdo relevante e de qualidade;
  10. Use a lista de tarefas e defina prioridades e metas;
  11. Procure sempre inspirações de conteúdo e os prepare bem antes de lançá-los;
  12. Empregue o teste AB;
  13. Analise regularmente os resultados e as métricas da sua estratégia.

Integre as Soluções da Serasa Experian com o Meta Business Suite

Se você atua nas áreas de social mídia e performance, growth, crédito ou CRM, a Serasa Experian pode te ajudar com soluções tecnológicas. Elas otimizam seu investimento nas campanhas publicitárias e aumentam as taxas de conversão e de ações de relacionamento enquanto faz estudos para expandir seu mercado com menos onerosidade e mais assertividade.

Portanto, se você quer automatizar tudo que o Meta proporciona para seu negócio e reduzir tempo e gastos com testes de anúncios para cada tipo de usuário, conte com o maior portfólio de dados do Brasil, a perícia analítica da nossa equipe e os relatórios completos em variadas soluções de segmentação.

Você pode selecionar filtros de informações demográficas, comportamentais, financeiras e de hábitos de consumo para criar fragmentações específicas e simplificar o alinhamento de estratégias entre os times, encontrar leads mais qualificados e ainda fazer com que os e-mails enviados sejam lidos pelo público B2B e B2C.

Usando essas duas plataformas em conjunto, podemos garantir que seu negócio aplique um rebranding seguro, melhore a qualidade de dados da sua base CRM, minimize taxas de rejeição, aumente o engajamento e alcance ainda mais pessoas.

E aí, gostou deste conteúdo? Aqui você conseguiu entender melhor como funciona essa plataforma integrada entre Instagram, WhatsApp, Messenger e Facebook. Ainda, aprendeu como começar a utilizar e viu todas as vantagens que vão fazer seus anúncios e conteúdos se posicionarem muito melhor nas mídias sociais.

É muito importante estar conectado com essas novas tecnologias, pois o mundo está evoluindo cada vez mais e todos estão acabando por migrar para esses meios de comunicação. Então, não perca tempo e comece agora a potencializar seus negócios por meio do mercado digital.

E para melhorar e trazer ainda mais conhecimento, entenda como acessar e usar a Biblioteca de Anúncios do Facebook e aprenda a localizar e a identificar todos os seus anúncios postados pela Meta. Nos vemos em breve!