As campanhas sazonais fazem parte das estratégias de marketing onde o objetivo do negócio é aplicar uma promoção por tempo limitado, seja ela de um produto ou serviço, a fim de aumentar suas vendas.

Sabemos então que, quando bem elaboradas, podem ajudar você a alcançar o público-alvo desejado, especialmente em datas comemorativas como o natal. Pois se trata de uma época do ano em que as pessoas estão mais propensas a consumir.

No marketing digital, por exemplo, uma das ferramentas populares neste momento é a rede social Facebook: uma plataforma criada pelo Meta que permite que qualquer empreendedor crie seus próprios anúncios. Ele é conhecido no mundo todo e já passou da marca de 2,9 bilhões de contas ativas, sendo 116 milhões dessas apenas de brasileiros.

Se você ficou curioso para saber mais, continue a leitura do nosso conteúdo e descubra como usar o gerenciador de anúncios do Facebook nas suas campanhas sazonais e conheça todas as vantagens dessa ferramenta. Confira!

Datas para criar campanhas sazonais

O objetivo principal das campanhas sazonais é chamar a atenção dos consumidores e incentivá-los a fazer compras durante o período em questão. Isso pode ser feito por meio de diversas ações de marketing, como descontos, promoções, brindes, concursos, entre outras. Além disso, as campanhas sazonais também podem ser utilizadas para lançar novos produtos ou para dar visibilidade a linhas já existentes.

Para que uma campanha sazonal seja bem-sucedida, é importante que seja planejada com antecedência e que contemple as necessidades e expectativas do público-alvo. Além disso, é fundamental utilizar canais de comunicação eficientes, como as redes sociais, para divulgar a ação e atingir o maior número de pessoas possível. Confira abaixo algumas datas importantes para planejar sua campanha:

  • Fevereiro: Carnaval
  • Março: Dia da Mulher e Dia do Consumidoir
  • Abril: Dia ou Semana do Frete Grátis
  • Maio: Dia das Mães
  • Junho: Dia dos Namorados
  • Agosto: Dia dos Pais
  • Setembro: Dia do Cliente
  • Outubro: Dia das Crianças
  • Novembro: Black Friday
  • Cyber Monday (normalmente, em dezembro)
  • Dezembro: Natal e Ano novo

Leia também: feriados do mês de Junho

Aumente seus resultados com as Audiências Digitais

As Audiências Digitais são segmentações de público-alvo desenvolvidos com base no portfólio de dados da Serasa Experian, ajudando empresas a direcionar os anúncios ao público-alvo mais propenso e correto nas principais plataformas de mídia digital.

A ferramenta possui uma base de dados robusta que permite criar campanhas sazonais e promocionais com toda a qualidade de dados e expertise de análise da Serasa, de modo que o desempenho de suas campanhas seja mais efetivo e otimizado.

Com essa ferramenta suas campanhas se tornam mais relevantes, de maior alcance e com mais lucratividade. Entre em contato com um especialista e saiba mais!

 

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Usando o Facebook Ads para criar anúncios

O Facebook Ads é uma plataforma de anúncios da rede social Facebook que visa promover produtos e serviços por meio de anúncios de texto, imagem ou vídeo.

É um canal de marketing muito utilizado pelas empresas devido ao seu grande público (cerca de 2.200 milhões de pessoas) e às suas possibilidades de segmentação.

Uma vez que um anúncio é criado, ele aparece na linha do tempo do usuário com uma tag de “patrocinado”. E cada post de divulgação surge a partir do momento em que o usuário navegou por alguma página na internet ou nas redes sociais em busca de um determinado produto ou serviço.

Através dessa busca, a plataforma passa a exibir anúncios de acordo com o interesse que o público demonstrou. E como seu funcionamento é mais simples do que a publicidade em buscadores, se tornou uma ferramenta bastante popular entre pequenas e médias empresas na criação de campanhas sazonais.

Como funciona o Gerenciador de Anúncios do Facebook?

O Gerenciador de Anúncios do Facebook é a ferramenta de gerenciamento de anúncios em que você poderá criar, editar e analisar campanhas sazonais e promocionais pagas do Facebook.

Ou seja, ela é o ponto de partida para que você execute as suas campanhas e rode os anúncios de seus produtos nos mais diferentes formatos, podendo veicular no Facebook, no Instagram para empresas, no Messenger e no Audience Network.

Além de poder utilizar o programa no computador, o app do Gerenciador de Anúncios também está disponível para iOS e Android, ou seja, você pode acompanhar o ‘status’ das  suas campanhas de onde estiver e a qualquer hora para conferir o seu desempenho (o que garante o controle do seu orçamento).

Onde fica o Gerenciador de Anúncios?

Para acessar o Gerenciador de Anúncios, basta acessar a página do Meta e clicar no botão que o direciona para sua conta no Facebook.

É importante que antes de começar a criar os anúncios, você tenha uma página empresarial e não um perfil pessoal. Depois de aberta, o acesso ao Gerenciador é bem simples e intuitivo.

Como começar a usar o gerenciador de anúncios?

Existem duas formas de usar o Gerenciador de Anúncios do Facebook para fazer uma nova campanha: criação guiada e criação rápida. Alterne entre os dois clicando no botão “Mudar para criação guiada” ou “Mudar para criação rápida”.

Os recursos do Gerenciador de Anúncios do Facebook incluem:

  • Escolha em quais dispositivos exibir anúncios (desktop, celular ou ambos);
  • Selecione onde incluir os anúncios na página (Feed de notícias, Coluna da direita);
  • Carregue listas de contatos para segmentação personalizada;
  • Localize pessoas semelhantes ao seu público-alvo;
  • Use o teste A/B para ver os elementos e estratégias de anúncios mais eficazes.

O que é criação rápida?

A criação rápida permite que você escolha suas configurações de anúncio do Facebook e nomes para anúncios, conjuntos de anúncios e campanhas em uma janela.

O que é criação guiada?

A criação guiada atua como um guia passo a passo para iniciantes criarem campanhas publicitárias totalmente novas no Facebook.

Tipos de anúncios do Facebook

Antes de chegarmos aos detalhes técnicos de como criar anúncios de geração de leads, vamos dar uma olhada em quais tipos de anúncios você pode criar usando o Facebook.

A seguir, contaremos sobre:

  1. Anúncios de imagem única ou anúncios fotográficos;
  2. Anúncios em vídeo do Facebook;
  3. Anúncios de carrossel ou anúncios de apresentação de slides;
  4. Anúncios de catálogo de produtos, também conhecidos como anúncios de coleção;
  5. Experiência instantânea, anúncios em tela cheia.

 

Vamos começar com o mais simples e comum.

1.    Imagem

Este você provavelmente já viu mais em seu feed de notícias. É um anúncio gráfico simples com um botão abaixo dele pedindo para que o usuário clique em comprar ou saber mais sobre o produto. Este botão motiva ainda mais o público a clicar no link, principalmente se estiver oferecendo algum desconto sobre o item.

2.    Vìdeo

O formato de anúncio em vídeo gera um engajamento significativamente maior do que anúncios baseados em imagem. No entanto, cabe a você decidir qual formato se adequa melhor ao objetivo da sua campanha.

Bastante similar ao anúncio em imagem, a diferença é que em vídeo você pode apresentar mais detalhes, de modo que atraia mais a atenção dos seguidores.

3.    Carrossel

Os anúncios em carrossel também são conhecidos como anúncios de apresentação de slides porque permitem que os anunciantes criem um anúncio com várias imagens exibidas individualmente, como slides.

Isso o torna uma das formas mais atraentes de publicidade no Facebook.

Além disso, é um formato muito utilizado para produtos de remarketing.

4.    Experiência Instantânea

O anúncio de experiência instantânea é um anúncio em vídeo, em essência. No entanto, o que o destaca é a capacidade de imergir totalmente o espectador na história que você está contando.

Quando você clica em um anúncio de experiência instantânea, o vídeo se expande para tela cheia. Esse formato remove todas as distrações e permite que o espectador se concentre no que o anúncio tem a dizer.

5.    Coleção

O último tipo de anúncio que você pode criar usando o Facebook é o anúncio de coleção . Isso pode incluir vídeos e imagens que serão exibidos no formato de grade de sua escolha.

Esse formato é ótimo para mostrar coleções e novos catálogos de produtos, principalmente se você possui variantes

Passo a passo para criar um anúncio

A vantagem de criar anúncios para campanhas sazonais utilizando o Facebook é a facilidade. Com poucos cliques é possível criar campanhas incríveis e que ajudarão você a atingir o seu público-alvo.

Confira o passo a passo a seguir.

1. Escolha o objetivo de marketing com base em suas metas de negócios/receita

Por exemplo, se você deseja aumentar o número total de usuários que visualizam seu anúncio, escolha “Alcance” no título “Reconhecimento”. Digite o "Nome da campanha". Seja tão específico quanto necessário, especialmente se você tiver várias campanhas ao mesmo tempo.

2. Configure sua conta de anúncios

Na próxima janela, configure sua conta de anúncios selecionando informações, incluindo país, moeda e fuso horário. Escolha sua moeda e fuso horário com cuidado porque você não poderá alterar essas configurações novamente, a menos que crie uma nova conta de anúncios. O Facebook registrará dados para fins de cobrança e geração de relatórios com base em suas informações de moeda e fuso horário. Clique em Mostrar opções avançadas para nomear sua conta de anúncios.

 3. Clique na opção para criar um conjunto de anúncios ou vários conjuntos de anúncios

. Escolha entre as guias "Criar novo conjunto de anúncios" ou "Criar vários conjuntos de anúncios". “Conjuntos de anúncios” permitem que você escolha vários conjuntos que podem diferir entre público, locais e muito mais.

4. Selecione a página do Facebook para o conjunto de anúncios no menu suspenso

Se você não vir a página desejada, clique no botão “+” para criar uma nova página.

5. Determine os detalhes do seu público, incluindo locais e dados demográficos

Crie um público personalizado para melhorar o direcionamento criando listas de visitantes, leads ou clientes. Adicione outras informações do público, incluindo localização, faixa etária, sexo e idiomas. Inclua uma segmentação detalhada para combinar o público com os dados demográficos, interesses ou comportamentos desejados. Ao lado de “Conexões”, selecione o tipo de conexão para alcançar aqueles que realizaram uma ação específica, como curtir sua página, e atender aos seus critérios de segmentação.

6. Escolha os canais do seu anúncio

Os canais de anúncios incluem Facebook, Instagram, Audience Network e Messenger. Opte por deixar alguns canais de fora com a opção "Editar canais" ou escolha "Posicionamentos automáticos" para otimizar automaticamente as exibições de anúncios.

7. Escolha opções de otimização e entrega

Isso inclui se você está otimizando “alcance” ou “impressões”, com que frequência seu anúncio aparece, estratégia de lances e muito mais.

8. Defina seu orçamento e a data em que os anúncios começarão a aparecer

Selecione quanto alocar seu orçamento de anúncio para seus conjuntos de anúncios, seu orçamento total e a programação inicial dos conjuntos.

Quais são as vantagens de anunciar na plataforma?

Criar anúncios no Facebook para suas campanhas sazonais é uma das estratégias de marketing que podem trazer resultados mais rápidos. Além disso, há outros diversos benefícios que você pode ter usando a plataforma.

O Gerenciador de Anúncios do Facebook oferece análises robustas de desempenho das campanhas. Você nunca terá que adivinhar ou fazer suas próprias suposições sobre o que está funcionando e o que não está.

Em vez de ter que determinar suas taxas de conversão e outras métricas sociais, você as verá organizadas para você diretamente no Gerenciador de Anúncios. Tudo o que você precisa fazer é analisá-los e determinar seu próximo passo.

Você pode micro-segmentar seu público-alvo exato com base em interesses, comportamentos, dados demográficos, faixas etárias, conexões, locais ou idiomas. E mais: você pode segmentar os fãs de seus concorrentes. Os recursos de segmentação podem ir mais fundo do que qualquer outra plataforma, e você pode colocá-los em camadas e combiná-los para garantir a eliminação de usuários que não são seu mercado-alvo.

O ato de criar um anúncio no Facebook é simplificado pela plataforma. Ele orienta você pelas etapas que permitem escolher o tipo de anúncio, segmentar seu público-alvo e definir um cronograma e seu orçamento.

Além disso, o anúncio é personalizável com base no que exatamente você está tentando realizar. O Facebook se refere a eles como “objetivos”. Se você deseja engajamento de postagem, cliques no site, curtidas na página ou algo totalmente diferente, pode criar um anúncio com base nisso.

Uma outra vantagem é a possibilidade de usar o remarketing. O remarketing é outra forma de atingir seu público-alvo, porque os usuários que visitaram seu site no passado verão seu anúncio.

A primeira vez que as pessoas veem sua empresa no Facebook ou em seu site, provavelmente dão uma olhada e não vão mais longe, mesmo que você tenha despertado um pouco o interesse delas. No futuro, se eles virem seu anúncio novamente, você terá uma chance maior de converter essas pessoas.

Por fim, encontrar novos clientes fica mais fácil de ser feito com o Facebook Ads. Depois de encontrar seu público que converte mais rapidamente, é possível atrair pessoas que são como eles usando os “públicos semelhantes” do Facebook. Esse recurso permite que você escolha um público personalizado e use o Facebook para encontrar pessoas semelhantes com maior probabilidade de comprar de você.

Curso de como usar o Facebook Ads

Mesmo que o Facebook Ads seja uma plataforma fácil de configurar os anúncios e campanhas, mesmo sendo  uma ferramenta bastante intuitiva. É normal que aqueles que nunca criaram uma campanha ou estão vendo o funcionamento pela primeira vez, podem se confundir - até mesmo quem já usa a ferramenta há bastante tempo.

Para poder ter sucesso nas campanhas sazonais que você cria, o ideal é fazer algum curso que ensine desde os passos básicos até avançados, para que você obtenha os melhores resultados de suas campanhas.

Em plataformas de ensino, como a Udemy, Goobec e Alura, é muito fácil encontrar cursos a preços atrativos e que auxiliem você a criar suas primeiras campanhas. Algumas das recomendadas são:

 

 

Esse último é uma plataforma desenvolvida pela própria Meta e que certifica quem concluiu ele como um especialista em performance para redes sociais do Facebook e Instagram, sendo uma das certificações mais desejadas e procuradas pelos estudantes para melhorar o currículo.

Conclusão

O Facebook Ads é a principal ferramenta de criação de campanhas para o ambiente digital. Por meio dessa plataforma, é possível criar diversos tipos de anúncios e aumentar as chances de vender seus produtos ou serviços.

Com a estratégia certa, você pode obter resultados surpreendentes com esta poderosa ferramenta de publicidade. Você já experimentou os anúncios do Facebook para o seu negócio? Deixe o seu comentário e compartilhe este artigo com seus amigos