Embora não seja novo, o conceito de Segmentação Comportamental, do inglês "Behavioral Targeting", encontrou na tecnologia digital um terreno muito fértil para uma verdadeira revolução. Graças a isso, a capacidade das grandes empresas de segmentar seus públicos e obter melhores resultados cresce a cada dia.

Em um universo de milhares de clientes, encontrar meios de se relacionar com todos personalizadamente é um objetivo sonhado por muitas companhias. O caminho para essa meta é desenvolver uma segmentação de mercado precisa e efetiva. Isso depende dos recursos que a tecnologia nos oferece atualmente por meio de sistemas, metodologias e bases de dados de qualidade.

Aproveite este conteúdo para entender melhor o que é a segmentação comportamental, suas características, vantagens e desvantagens, como fazer e muito mais. Confira!

O que é segmentação comportamental?

A segmentação comportamental está relacionada com a divisão do público em grupos com características comportamentais individuais semelhantes. Os dados são coletados em grande volume e armazenados em dezenas de fontes. Muitas variáveis podem compor os perfis de segmentações. Dentre elas:

  • Temas de interesse;
  • Tipos de entretenimento consumidos;
  • Área de atuação profissional;
  • Gastos mais regulares;
  • Marcas preferidas;
  • E outros costumes relacionados.

Esses são exemplos de conjuntos de informações que podem, dentre muitos outros, ser considerados. Ah, mas vale ressaltar que tudo isso é feito de forma anonimizada, para garantir a privacidade de cada indivíduo.

Características

  • Esse tipo de segmentação se baseia no histórico de comportamentos dos consumidores;
  • Permite a identificação de comportamentos semelhantes e ajuda a criar estratégias com base nessas informações;
  • Esse tipo de pesquisa é utilizado pelas empresas para as mesmas poderem focar seus esforços no público-alvocorreto;
  • Ajuda a desenvolver adaptações para atingir os objetivos da organização.

Exemplo

Para entendermos melhor, vejamos um exemplo. Um restaurante regional notou que em algumas épocas do mês, seus clientes param de ir com frequência no local, mas em outros dias tem um grande movimento. O objetivo do negócio é entender o padrão desses consumidores para desenvolver estratégias que solucionem essa situação.

Com essa segmentação, a empresa percebeu que seus clientes param de frequentar o local por um tempo sempre que acontece um aumento nos preços. Além disso, também descobriram que o volume de vendas aumenta muito toda vez que disponibilizam um combo com brinde.

Tendo esse conhecimento, o restaurante implementou uma nova promoção semana em que duas vezes por semana eles vendem um combo com um brinde especial. Essa estratégia fez com que o movimento no local se mantivesse constante e com bons lucros.

Quais são as vantagens e desvantagens da segmentação comportamental?

A principal vantagem do Behavioral Targeting é a possibilidade de conhecer melhor o cliente. Dessa forma, é possível definir a melhor maneira de se comunicar com diferentes públicos usando o canal e o tom de voz certos para cada um. No fim, o resultado é ofertar o produto ou serviço que aquele cliente específico precisa ou deseja.

Isso faz com que as empresas tenham impactos positivos nas vendas e o ROI, além de fortalecer o relacionamento com os clientes. Confira alguns dos efeitos práticos dessa segmentação:

  • Otimização de investimento —segmentar adequadamente é investir com inteligência, evitando desperdício de recursos financeiros e tecnológicos;
  • Aumento da taxa de cliques — ofertar o produto certo, no momento certo e da maneira certa trará para sua campanha pessoas verdadeiramente interessadas naquilo;
  • Maior taxa de conversão — acertar na oferta, no timing e na comunicação também aumenta as vendas, e isso só é possível conhecendo o comportamento do seu público-alvo;
  • Identificação da marca com o cliente — falando a mesma língua que o consumidor, a marca melhora seu relacionamento, aumenta seu engajamento e pode torná-lo um multiplicador. Há até uma métrica específica para isso, o NPS (Net Promoter Score).

Apesar de ter muitas vantagens, a segmentação comportamental também conta com algumas desvantagens. Veja quais são:

  • Os comportamentos humanos mudam constantemente, então, podem não ser previstos ou podem mudar sem avisos;
  • Os dados são qualitativos, portanto, dependem de suposições para definir alguns pontos cruciais das estratégias, como o orçamento e as despesas.

Quais são os tipos de segmentação comportamental?

Quando falamos de tipos de segmentação comportamental, estamos nos referindo às formas de dividir os consumidores. Basicamente temos 4 maneiras, confira quais são:

  1. Segmentação comportamental por ocasião: quando o serviço ou produto é adquirido para uma situação específica;
  2. Orientada ao uso: levanta a quantidade de vezes que o cliente usa o produto, podendo ser de uso leve, moderado ou intenso;
  3. Orientada para os benefícios buscados: é a divisão feita conforme os benefícios procurados pelo cliente, seja de qualidade, preço e outros;
  4. Lealdade orientada: é voltada para as taxas de retenção dos clientes, ou seja, aqueles consumidores que se mantém comprando os produtos e serviços da empresa.

Como fazer segmentação comportamental?

Se você quer aplicar a tática da segmentação comportamental na sua empresa, existem alguns passos que você pode seguir para garantir o sucesso. Confira:

1. Identifique os objetivos da sua empresa

Antes mesmo de realizar a segmentação comportamental, é necessário identificar quais são os seus objetivos com aquilo. Dessa forma, você consegue desenvolver pesquisas mais específicas que atendam todas as suas necessidades de informação. Por isso, pense em estratégias que beneficiem sua marca e quais dados serão precisos para colocá-las em prática.

2. Utilize de ferramentas para fazer a segmentação

Como é possível perceber, o Behavioral Targeting tem muito potencial a ser explorado e não só no campo digital. Ter acesso a dados completos e atualizados é um fator que faz a diferença no resultado das ações que buscam atrair, fidelizar e até recuperar clientes.

Para isso, conte com ferramentas e soluções que realizam a segmentação e te ajudam a se conectar com seu público. A Serasa Experian tem soluções de marketing que podem ajudar você a complementar as suas ações com informações demográficas, comportamentais e financeiras. Entre elas temos as Audiências digitais, uma plataforma que te ajuda a segmentar seus anúncios em plataformas de mídias sociais.

Essa é uma alternativa para o mundo do Behavioral Targeting que oferece um suporte para identificar os targets mais rentáveis e desenvolver ações de prospecção e relacionamento mais efetivas para seus clientes. Confira!

3. Crie suas estratégias

Agora é hora de colocar a mão na massa e desenvolver suas estratégias. Pense nos comportamentos de seus clientes conforme as pesquisas feitas. Com as informações coletadas anteriormente, certamente, você conseguirá realizar ações otimizadas e voltadas para as pessoas certas.

Behavioral Targeting em e-commerce

Já passou da época em que as campanhas massificadas na grande mídia eram a única maneira de chegar em inúmeras pessoas. Com a popularização da internet e do uso das redes sociais, as pessoas deixam rastros com importantes pistas sobre seus gostos, necessidades e preferências.

A tecnologia trouxe algoritmos capazes de coletar esses dados e segmentá-los, traçando diferentes perfis de consumidores com mais exatidão, além dos dados cadastrais básicos. Hoje, alguns ambientes digitais oferecem dados comportamentais e modelos de afinidade avançados. Isso nos ajuda a entender e propor as melhores campanhas e ações para cada tipo de consumidor.

Para os e-commerces, alguns dados específicos são analisados, como:

  • Hábitos de navegação na internet;
  • Assuntos pesquisados no Google;
  • Cookies instalados em navegadores;
  • Registro de padrões de consumo;
  • Histórico recente de compras;
  • Causas que geram mais engajamento.

Behavioral Targeting em lojas físicas

O potencial da Segmentação Comportamental também pode ter alcance além do digital, aplicada em lojas físicas. Atualmente, existem tecnologias que por meio de câmeras, o sistema registra, mapeia e analisa o comportamento das pessoas em lojas.

Alguns fatores conseguem ser analisados, como o tempo de permanência, produtos que mais chamaram a atenção, caminho percorrido no espaço, idas ao provador e ticket médio.

As informações coletadas no ambiente são cruzadas com outros dados, parte deles relacionados diretamente ao perfil da região onde está a loja. Aqui faz diferença se é uma área comercial, empresarial ou residencial, tipos de empresas (e, consequentemente, profissionais) da região, renda média, faixa etária e outros fatores.

Como resultado, podem aparecer insights sobre organização de produtos, promoções, visibilidade e até mesmo quando abordar ou não um cliente e como fazê-la em cada situação baseada no seu comportamento.

Esperamos que tenha gostado de entender melhor sobre esse tema. Agora você está pronto para aplicar a segmentação comportamental em seus negócios! Aproveite para conferir nosso post sobre Share of Wallet e entender o que é esse conceito, como funciona e como aumentar. Até mais!