O TikTok é uma rede em ascensão que vem conquistando os variados tipos de público e estar na página principal a “for you” (para você) é o desejo de todos. Entender como funciona o algoritmo do TikTok é essencial para melhorar as visualizações em um conteúdo na plataforma.

Para isso, o algoritmo considera diversos fatores que podem influenciar o engajamento do público e a relevância do conteúdo. Um dos fatores que influenciam esse ranqueamento dos vídeos na plataforma é o horário de postagem.

O melhor horário de postagem varia entre uma conta e outra por conta do estudo do algoritmo personalizado para cada pessoa. Mas, alguns estudos mostram que os horários que os usuários costumam acessar são 12h, 15h e 17h, considerados os horários de pico da rede social.

No entanto, para aparecer na seção “For You” e alcançar o sucesso com suas postagens, é fundamental compreender o funcionamento do algoritmo e identificar o público-alvo que você deseja atingir.

Além disso, é essencial fazer pesquisas e análises de dados do seu conteúdo, pois permitirá que o perfil seja mais eficaz em suas postagens, garantindo que elas cheguem ao público desejado.

Os melhores dias e horários para postar no TikTok

Por conta de um estudo realizado com o auxílio de 100.000 vídeos publicados na rede, o site Influencer Marketing Hub realizou um levantamento para identificar os melhores horários de cada dia da semana para a postagem na rede. Os resultados foram os seguintes:

  • Segunda-feira: 7h, 11h e 22h;
  • Terça-feira: 14h, 16h e 21h;
  • Quarta-feira: 7h, 9h e 23h;
  • Quinta-feira: 9h, 12h e 19h;
  • Sexta-feira: 6h, 13h e 15h;
  • Sábado: 11h, 20h e 21;
  • Domingo: 08h, 09h e 17h.

Esse estudo é uma ferramenta valiosa para auxiliar no melhor desempenho no TikTok. Mas, como dito anteriormente, os dados serão diferentes para cada nicho de conteúdo. O que significa que podem ser que esses horários funcionem perfeitamente para um bom alcance de público, como podem não ajudar também.

Para isso, é necessário se aprofundar nos dados dos seus conteúdos e informações sobre o público-alvo. O monitoramento de métricas auxilia a identificar os melhores horários para o seu conteúdo.

Como descobrir o horário que meu público está no TikTok?

Apesar do estudo realizado pela Influencer Marketing Hub ter levantado os melhores horários para publicar, por conta do conteúdo, os dados desta publicação podem ser alterados. Outro fator que altera o horário são pessoas locais, setores, conteúdos e outros.

Não tem como afirmar que o melhor horário para o seu segmento é um determinado. Por isso, para compreender o melhor horário para cada tipo de perfil e conteúdo, siga os passos:

1. Mude para o TikTok Pro

No TikTok Pro corporativa, ele permite o acesso a dados de desempenho das publicações, podendo ver as métricas que ajudam a compreender o horário mais propício a ter um bom desenvolvimento na rede e elaborar estratégias em cima das informações oferecidas. Desta forma, tornando mais possível um post com melhor alcance.

2. Análise o desempenho na rede

Na seção de “análise” dentro do TikTok é possível obter um relatório completo sobre o desempenho dos conteúdos nos últimos 2 meses com uma métrica de atividades dos seguidores. Além disso, dentro da análise de dados, também é possível ver os dias e as horas que seu público esteve online na rede.

Com essas informações, planejar as postagens se torna mais fácil e com mais potencial de aumentar visualizações, consequentemente melhorando o desempenho delas.

3. Planeje os horários e conteúdos

Com a análise realizada, tente encontrar um padrão nos vídeos que tiveram um melhor desempenho, comparando os horários e dias que eles foram publicados. Na aba de análise, é possível encontrar informações detalhadas dos conteúdos postados nos últimos dias e assim avaliar esse ponto citado.

Você pode metrificar como foram as postagens das últimas semanas e analisar o resultado delas, dessa forma, você vai traçar o melhor dia e horário personalizado para o perfil. Veja os que obtiveram o maior número de curtidas, comentários e visualizações.

Com a metrificação feita, é possível planejar as publicações para os melhores dias e horários, podendo atingir mais usuários e aparecer na For You, aumentando as visualizações e o engajamento.

Por que a hora da publicação importa?

O horário de publicação dos vídeos no TikTok está relacionado diretamente com o desempenho que os conteúdos terão na plataforma. Estar alinhado aos horários que o público está presente é uma estratégia importante para impulsionar o sucesso nos conteúdos. Se você quer crescer nessa rede social, se preocupar com o horário da publicação é indispensável.

Melhora o engajamento

Após a análise, você verá que determinados dias e horas terão mais sucesso de engajamento, como mais curtidas, comentários e novos seguidores. Postar quando o seu público está mais presente na plataforma, também estimula um engajamento mais regular com as suas publicações, auxiliando uma presença constante na rede.

Se você quer entender mais sobre como funciona o engajamento e porquê ele é tão importante, temos um post completo para você, veja: Engajamento e sua importância para as empresas.

Melhora as visualizações

Quando o vídeo é postado no timing certo, alinhado com seu público que está “online”, o engajamento inicial aumenta e assim o TikTok dá mais importância ao seu conteúdo, fazendo com que ele seja espalhado para um público mais amplo. Desta forma, mais pessoas conheceram seus materiais, refletindo diretamente no engajamento do seu perfil.

Destaca-se diante outros conteúdos

O TikTok é uma plataforma que recebe milhões de vídeos diários, o que torna uma grande competição para ganhar a For You. Com a postagem na hora certa, o seu conteúdo pode se destacar diante a diversos outros em meio a uma competição acirrada.

Como funciona o algoritmo?

O algoritmo funciona com uma base de informações que ele detém sobre suas ações dentro da plataforma, como conteúdos que você não pula, conteúdos curtidos, compartilhados, comentários e interações com outros vídeos. Ele pega essas informações e separa os materiais que fazem sentido com aqueles que você tem interesse.

Então, na For You do usuário aparece os conteúdos que o algoritmo observou que de alguma forma ele obteve interesse por aquilo. Ou seja, ele nada mais é que um sistema de recomendações com base nos conteúdos do seu interesse.

Sabendo como o algoritmo funciona, é possível utilizá-lo a favor do seu conteúdo, mesmo que você não tenha controle sobre os outros usuários. Com esse estudo, utilize algumas técnicas que podem alavancar o seu conteúdo:

Direcione seu público-alvo

Antes de tudo, é necessário saber qual o público que você quer atingir, lembre-se, quem quer atingir todos os públicos, pode acabar atingindo ninguém. Então o primeiro passo é entender quem é seu público-alvo e como ele consome os conteúdos.

Um exemplo prático é se você tem uma loja de roupa feminina para mulheres jovens, você precisa entender o que elas gostam de assistir, como “Get Ready With Me” (Arrume-se Comigo). Essa é uma trend do TikTok onde as mulheres que gostam de moda consomem esse conteúdo, então, entender qual é a preferência de conteúdo do seu público ajuda a darem mais valor aos seus.

Coloque músicas que estão em alta na plataforma

As músicas são uma ferramenta de grande alcance dentro do TikTok, podendo ter uma forte ligação com seu desempenho dentro da plataforma. Até mesmo uma trend pode surgir com o seu conteúdo a partir da música utilizada. Para saber os sons que estão em alta no momento é muito simples:

  • Clique no + para criar vídeo;
  • Clique em “adicionar som”;
  • Na parte escrita “playlist” clique em “ver tudo”.

Essa aba terá várias playlists onde você pode ver “viralizou br”, “top br” e várias outras com os sons que estão em alta. Você também pode optar por ver pelos vídeos que estão em alta, uma vez que na lupa de procura terá as sugestões que mostram os vídeos populares.

Faça vídeos de boa qualidade

Fazer vídeos de boa qualidade para o TikTok proporciona aos usuários da plataforma uma melhor experiência com o seu conteúdo. Além disso, auxilia no melhor entendimento e compreensão do seu vídeo e da mensagem que quer passar com ele.

Os vídeos de alta qualidade são mais atraentes, fazendo com que os usuários prendam a atenção e continuem assistindo, tendo mais chances de o algoritmo perceba isso e entregue mais vezes a este usuário os seus conteúdos.

Além disso, os vídeos bem produzidos aumentam o seu profissionalismo e credibilidade, tornando-se propenso a receber mais interações, aumentando também as chances de cair na For You de mais pessoas e se tornar viral. Isso também auxilia na construção de uma boa identidade para se diferenciar.

Poste vídeos frequentemente

Postar pelo menos 2 a 3 vezes na semana é essencial para que aumente a sua relevância na plataforma. O TikTok reconhece os perfis que mais postam e o algoritmo, de alguma forma, retribui os criadores, podendo aumentar a visibilidade no conteúdo, sendo melhor promovido.

A frequência também aumenta a presença na plataforma, podendo se tornar mais conhecido e aumentar a audiência e os seus vídeos chegarem a mais pessoas. Além disso, permite uma análise mais profunda de quais assuntos, jeitos e horários o seu público mais interage.

A criação frequente auxilia no maior conhecimento da rede, entendendo mais das trends, tendências, desafios e outros. Assim, será um perfil mais antenado aos assuntos do momento. Essa frequência faz com que o seu público fique atento e tenha bastante conteúdo para consumir, mantendo eles engajados.

Interaja com usuários

Interagir com os usuários é fundamental para o TikTok, pois essa plataforma gosta dessa interação no conteúdo, podendo reverter em mais alcance de pessoas. Essa comunicação com outros usuários também permite uma construção de relação mais duradoura para eles, fazendo com que eles sintam-se mais valorizados e incentivados a continuar assistindo os seus materiais.

Responder comentários também auxilia na criação de conteúdo, gerando novos vídeos e debates sobre ele. A troca de informações é benéfica e faz com que o usuário sinta-se mais à vontade a interagir mais vezes. Quanto mais comentários e curtidas, maior a probabilidade de aumento de visualizações.

Use hashtag nas publicações

O uso da hashtag (#) funciona como um filtro que categoriza o assunto que está sendo abordado na publicação. Desta forma, os usuários podem encontrar o conteúdo pela aba de pesquisa ou por meio de outros vídeos que utilizaram a mesma hashtag.

O maior objetivo é que o conteúdo seja encontrado por pessoas que não seguem o perfil, mas que tem o interesse no mesmo assunto. Além disso, essa ferramenta desempenha um importante papel de tornar mais fácil o direcionamento das pessoas que têm interesse no nicho para a For You.

Fazer uso dessa ferramenta é uma estratégia que auxilia no impulsionamento da publicação de forma orgânica e é uma excelente forma de aproveitar o algoritmo. Assim, a plataforma tem um entendimento mais claro do que você está abordando e pode enviar o material para várias pessoas.

Qual a importância das marcas estarem no TikTok?

O audiovisual é uma ferramenta de grande potencial que vem ganhando destaque, desempenhando um maior engajamento e chegando a um aumento de 1200% em relação a outras formas de conteúdos. O consumo de vídeos também apresenta um crescimento exponencial, dobrando a cada ano. Os mais atraentes para o público são os conteúdos com duração de até 2 minutos.

Optar pela presença de sua marca no TikTok é fundamental, pois os vídeos têm um grande impacto na decisão de compra, sendo que 81% das pessoas tomam a decisão após assistir um vídeo de uma loja/marca.

Além disso, os usuários dedicam em torno de 1 a 5 horas assistindo vídeos por dia. E 95% das pessoas procuram vídeos para tirar dúvidas e obter mais informações de produtos ou serviços. Acredita-se que 90% dos usuários se apoiam em vídeos durante a decisão de compras.

Com o audiovisual, é possível criar uma comunicação mais eficaz entre empresa e consumidores, além de ajudar na construção de uma identidade sólida da marca. As empresas estarem no TikTok também contribui para uma maior presença online, aumento de autoridade, proximidade e interação com o público.

São diferentes tipos de conteúdos que as empresas podem optar, como:

  • tutoriais;
  • reviews;
  • unboxing;
  • webinars;
  • vídeo cases;
  • vlogs.

Conheça melhor seu público com a Serasa Experian

Com esse texto, podemos ver o quão importante é compreender o seu público-alvo, para que assim você direcione as estratégias a eles e garanta um melhor desempenho em todas as plataformas, incluindo o TikTok.

Pensando nessa importância de traçar estratégias que atinjam o público certo para ter mais assertividade nas publicações, a Serasa Experian oferece ferramentas completas para a análise de público e segmentação de mercado.

Com o maior portfólio de dados do país, as ferramentas de análise da Serasa Experian garante que seu conteúdo seja mais eficiente e economize tempo com análises profundas.

Esperamos que você tenha gostado desse texto! Se sim, continue nos acompanhando para ficar por dentro de mais conteúdos sobre marketing. Até logo!