Com os canais de mídia em constante expansão e a população mais conectada do que nunca, os consumidores podem interagir com as marcas onde, quando e como quiserem. Para os profissionais de marketing pode parecer um obstáculo contar uma história consistente ao cliente, mas é preciso superá-lo porque uma comunicação forte e personalizada torna-se o elo que une a estratégia de marketing cross-channel ao sucesso.
O primeiro passo: Conheça o seu público
Apesar de os responsáveis pelo marketing das marcas já saberem bastante sobre seus clientes a partir de dados que possuem (cadastros e navegação no site), eles precisam de conhecimentos de terceiros para dizer-lhes como os clientes pensam, o que os motiva e o que eles fazem além dos muros físicos e virtuais de seus negócios.
Ao integrar dados primários e de terceiros a partir de uma fonte confiável, é possível desenvolver segmentações altamente personalizadas e obter insights em tempo real para atuar com os principais perfis de consumidor. Estes recortes são recursos poderosos e necessários para o desenvolvimento de mensagens, contatos e até para oferecer estratégias personalizadas à comunicação da marca.
Segundo passo: Vincule esse conhecimento de volta para seus dados
Para utilizar os insights com sucesso e contar uma história perfeita em todos os canais, os profissionais de marketing precisam integrar em seus sistemas os dados adquiridos no passo anterior. Isso inclui a incorporação de informações que também retratem a interação do cliente com outros ambientes além de sua marca, como horários de navegação e dispositivos utilizados.
Com essa visão, é possível engajar o consumidor com mensagens consistentes em pontos relevantes, como e-mail, mala direta, atendimento ao cliente e muito mais, além dos canais fora do ecossistema tradicional do marketing direto, como anúncios digitais, mobile, dentre outros. E, ter essa abordagem mais assertiva significa que a mensagem está pronta para chegar ao destinatário.
Entretanto, mesmo com dados, processos e tecnologia para chegarmos mais perto de uma espécie de paraíso do cross-channel marketing, ainda há a necessidade de criar conteúdo relevante.
Apesar dos desafios, os profissionais de marketing precisam abraçar uma abordagem personalizada com o público-alvo, que irá capacitá-los para contar uma história cativante em todos os canais relevantes. Como recompensa, aqueles que dominam a arte de contar histórias personalizadas podem escrever seu próprio final (feliz).