Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Estudos e Pesquisas

Micro e pequenos negócios puxam alta na demanda das empresas por crédito

Saiba como micro e pequenas empresas impulsionam a demanda por crédito e o que esperar do setor.

Micro e pequenos negócios puxam alta na demanda das empresas por crédito

A busca das empresas por crédito registrou alta de 2,6% em maio de 2021 na comparação com o mês anterior. Os números fazem parte do último levantamento do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito, da Serasa Experian. No estudo, os micro e pequenos negócios apresentaram o maior índice de crescimento dessa demanda, também com 2,6%, enquanto os de médio porte chegaram a 2,5% e os de grande porte alcançaram 1,5%. Após retração registrada em janeiro/21 (-4,2%), a busca por crédito teve resultado positivo nos últimos 4 meses. O maior índice registrado no ano foi em fevereiro – alta de 5,9%. Veja os gráficos com os dados na íntegra:

Para o economista da Serasa Experian Luiz Rabi, o relaxamento das medidas restritivas ligadas à pandemia de Covid-19 no país aumentou a confiança dos donos de negócios. “Muitas empresas voltaram a trabalhar com restrições mais sutis no início de maio, o que trouxe mais fôlego ao capital de giro. Por isso, os empreendedores sentem mais segurança na tomada de crédito, embora ainda precisem usá-lo para suprir necessidades de caixa”, afirmou. No comparativo mensal por setor, a Indústria foi a área que mais demandou crédito em maio, registrando alta de 3,0%. Para o Comércio, a expansão chegou a 2,8%, enquanto o segmento de Serviços marcou 2,4%. “Enquanto, por um lado, o setor de Serviços ainda não retornou ao patamar pré-pandemia, por outro, as empresas industriais têm condições melhores na busca pelo recurso financeiro, já que estão em uma fase consistente da retomada econômica, que acompanha a elevação do PIB”, completou o economista. A análise regional revelou um crescimento na busca por crédito por parte das empresas em quase todo o país, exceto na região Sul – que apresentou queda de 2,2%. O destaque positivo fica para o Sudeste, com um aumento de 4,5%. Na sequência, ficaram as regiões Norte (4,1%), Nordeste (3,8%) e Centro-Oeste (1,5%).

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail Como ganhar dinheiro na Black Friday como um iniciante no e-commerce

Como ganhar dinheiro na Black Friday como um iniciante no e-commerce

Como ganhar dinheiro na Black Friday? Use estratégias para iniciantes em e-commerce com landing page, segmentação, ofertas e checkout! Confira.

Thubmnail  Black Friday 2025: como ter sucesso da sua loja online!

Black Friday 2025: como ter sucesso da sua loja online!

Black Friday 2025: entenda como sua loja online pode vender mais com estoque, precificação, SEO, tecnologia e ofertas que convertem! Confira agora.

Thubmnail Como vender mais na Black Friday 2025: 5 estratégias importantes para seu e-commerce

Como vender mais na Black Friday 2025: 5 estratégias importantes para seu e-commerce

Como vender mais na Black Friday: 5 estratégias para seu e-commerce elevar a conversão: mobile, checkout, segurança e omnichannel! Confira no blog.

Thubmnail O que é talent acquisition e quais as diferenças para o recrutamento

O que é talent acquisition e quais as diferenças para o recrutamento

Entenda o que é talent acquisition, como funciona, suas diferenças em relação ao recrutamento e os diversos ganhos estratégicos para o RH.

Thubmnail Marketing 4.0: Conecte dados, canais e clientes com inovação

Marketing 4.0: Conecte dados, canais e clientes com inovação

Descubra como aplicar o marketing 4.0 para integrar canais, usar dados com inteligência e criar experiências personalizadas que encantam o consumidor.

Thubmnail Como criar uma linha editorial estratégica para sua marca

Como criar uma linha editorial estratégica para sua marca

Descubra como criar uma linha editorial estratégica para fortalecer sua marca, aumentar o engajamento e melhorar resultados no marketing digital.