Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,7%

Variação mensal -1,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 5,79

No mês (em milhões) 1,22

Empresas | Inadimplência

- 0.0%

No mês (em milhões) 7,8

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,4

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,7%

Variação mensal -1,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 5,79

No mês (em milhões) 1,22

Empresas | Inadimplência

- 0.0%

No mês (em milhões) 7,8

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,4

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Decisão

Como a democratização de analytics pode empoderar empresas e consumidores; ouça

Como a democratização de analytics pode empoderar empresas e consumidores; ouça... Saiba mais!

Como a democratização de analytics pode empoderar empresas e consumidores; ouça

O analytics pode ser usado como aliado para gerar novas oportunidades e novos negócios. Ele possibilita trabalhar melhor os dados e desenvolver modelos mais precisos. Com isso, há um ciclo virtuoso que ajuda consumidores e empresas. A democratização de analytics é o tema do novo episódio do podcast “The Shift”, apresentado pelas jornalistas Cristina de Luca e Silvia Bassi. O programa está no ranking de Top 20 podcasts brasileiros de tecnologia do Spotify. Nessa edição, o convidado é Julio Guedes, diretor de Analytics da Serasa Experian. Eles destacam que é possível obter respostas para desenvolver modelos que melhoram a operação de empresas, mesmo sem ser um especialista de dados. “Permite que qualquer profissional de negócio com as perguntas certas e as ferramentas disponíveis, e bastante fáceis de usar, possa cruzar esses dados para chegar aos modelos que vão dar as respostas que ele precisa”, afirma a jornalista Cristina de Luca. Julio reforça que não é necessário ter conhecimentos aprofundados para trabalhar com essas informações, pois existem softwares que conseguem apresentar respostas prontas para perguntas pré-estruturadas. “Claro que teve um trabalho de um cientista de dados, um engenheiro de dados, para estruturar esse processo todo, mas uma vez estruturado, isso já pode ser utilizado por profissionais de várias áreas”, analisa. Julio fala que novas ameaças de fraudes também surgem com o aumento de novos usuários acessando plataformas. Ele diz que o Analytics conecta pontos e consegue ajudar a identificar pessoas, protegendo os consumidores. Para exemplificar a relevância e popularidade do acesso à informação para os consumidores, Julio citou o número expressivo de 18 milhões de brasileiros que consultaram o Serasa Score no mês de agosto de 2020. De acordo o diretor de Analytics, isso expande o conhecimento estatístico, pois as pessoas conseguem compreender como funciona o seu score de crédito. “O que está por trás disso é o machine learning, que é uma técnica complexa, mas que hoje em dia, com a tecnologia, a gente conseguiu simplificar e explicar para todo e qualquer consumidor brasileiro o porquê daquela nota”, relata. Silvia Bassi aborda como empresas norte-americanas despertam a vontade de consumidores melhorarem seu score por meio de comerciais de apps que ajudam a trabalhar a pontuação. Ela comenta que a educação financeira voltada para o consumidor e sua credibilidade ainda não tem tradição no Brasil, mas que as coisas estão começando a mudar. Julio conta que a Serasa trabalha cada vez mais para oferecer dicas simples sobre como melhorar o score de brasileiros. “Se o crédito prosperar, a economia prospera também. Acho que é uma jornada longa, mas estamos no meio do caminho ainda”, avalia. Ouça o último episódio da terceira temporada do podcast The Shift, que traz outras análises sobre o tema.

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail AI Mode no Brasil: como a inteligência artificial está mudando o jeito de pesquisar

AI Mode no Brasil: como a inteligência artificial está mudando o jeito de pesquisar

O que é o AI Mode, lançado recentemente no Brasil, e como ele promete mudar a forma como pesquisamos na internet. Confira o conteúdo completo aqui.

Thubmnail Dicas práticas: como usar as redes sociais para vender mais e criar relacionamentos de valor em 2025

Dicas práticas: como usar as redes sociais para vender mais e criar relacionamentos de valor em 2025

Guia prático para PMEs venderem mais em 2025 usando redes sociais com estratégia, autenticidade e relacionamento com o cliente. Confira o e-book completo aqui!

Thubmnail Como fazer um resumo profissional atrativo para seu currículo

Como fazer um resumo profissional atrativo para seu currículo

Aprenda como fazer um resumo profissional atrativo, com resultados, palavras-chave e foco na vaga. Destaque seu perfil logo no início do currículo.

Thubmnail Aposentado pode trabalhar de carteira assinada? Saiba tudo

Aposentado pode trabalhar de carteira assinada? Saiba tudo

Aposentado pode trabalhar de carteira assinada? Entenda seus direitos, regras do INSS e como voltar ao mercado com segurança e confiança.

Thubmnail Trabalho em equipe: o segredo para crescer na carreira

Trabalho em equipe: o segredo para crescer na carreira

Descubra como o trabalho em equipe impulsiona sua carreira, fortalece relações e desenvolve habilidades essenciais para o sucesso profissional.

Thubmnail Avaliação de desempenho: como melhorar a performance

Avaliação de desempenho: como melhorar a performance

Descubra como a avaliação de desempenho melhora a performance, orienta decisões e impulsiona o desenvolvimento dos colaboradores.