28 de mai. 2025
Perfil campeão no LinkedIn: cinco dicas para conseguir o emprego dos sonhos, segundo a Serasa Experian
Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, ter um perfil bem estruturado no LinkedIn, a maior rede social profissional do mundo, pode ser o diferencial para se destacar, pois a plataforma está na mira das empresas em busca de talentos. Para se ter uma ideia, em maio, a Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil e considerada um dos melhores locais para se trabalhar pelo Great Place to Work (GPTW), recebeu mais de 55 mil currículos pela rede e, tornando-se especialista em avaliação de perfis dos candidatos, preparou cinco dicas para criar um LinkedIn campeão e atrair a atenção dos recrutadores.
Confira:
Foto profissional: Segundo o LinkedIn, um perfil com foto é 21 vezes mais visualizado e recebe nove vezes mais pedidos de conexão. O ideal é que a foto de perfil reflita o tipo de trabalho do profissional.
Tenha um perfil completo para chegar ao nível campeão: Uma das principais dicas para melhorar o perfil é preencher todas as seções disponíveis na página. Um perfil 100% preenchido alcança mais visualizações e pedidos de conexão.
Adicionar a formação acadêmica pode render até 11 vezes mais visualizações no perfil e manter este campo atualizado pode impulsionar em até 17 vezes as mensagens de recrutadores. Também é recomendado colocar a localização, já que este campo aumenta em 23 vezes a probabilidade de um perfil ser encontrado na plataforma.Resumo impactante: A seção “Sobre” é um excelente lugar para deixar claro qual foi sua trajetória profissional. Neste local, é recomendado trazer um tom mais pessoal, falando sobre seus valores e paixões no âmbito profissional. Uma dica é iniciar informando a atuação profissional e a especialização na área que atua. Em seguida, trazer o tempo exercendo a função e um breve resumo dos cargos, conquistas e setores trabalhados.
Uso de palavras-chaves: Para atrair pessoas para o perfil do LinkedIn, deve-se investir em palavras-chaves relacionadas a sua área de atuação ou cargos desejados. Por exemplo, caso a pessoa trabalhe com linguagem Java, é necessário inserir esse termo ao longo dos textos da página. Para encontrar as melhores palavras-chave, vale verificar quais são as habilidades técnicas que as principais vagas usam em sua descrição, analisar post de recrutadores ou mesmo ficar de olho nos termos usados por outros profissionais que são referência dentro da rede social. As principais seções para inserir essas palavras são o título do perfil e o “Sobre”, além de selecioná-las entre as “Competências”.
Conteúdo de qualidade: Para ter seguidores e publicações destacadas, é preciso investir na produção de conteúdo, expandir conexões e interagir com as postagens de outros usuários. Compartilhe artigos, posts e atualizações que demonstrem seu conhecimento e interesse na sua área de atuação.
A presença no LinkedIn é fundamental no processo de recrutamento e seleção. Um perfil bem elaborado aumenta a visibilidade da pessoa candidata e transmite profissionalismo e seriedade. Na Serasa Experian, valorizamos as pessoas que investem em sua marca pessoal e utilizam a rede social como uma ferramenta estratégica para se destacar no mercado”, comenta a Gerente de Recursos Humanos da Serasa Experian, Camila Souza.
“O LinkedIn é um espaço onde os usuários e usuárias podem contar sobre suas trajetórias profissionais de forma mais pessoal, com maior riqueza de detalhes. A ideia é ir além dos certificados e formações, destacando experiências, aprendizados e objetivos com profundidade. Um perfil bem preenchido e ativo é o aliado número um para quem está em busca de novas oportunidades. Com 100% das informações completas — como título, ‘sobre’, foto, instituições de ensino, habilidades e trajetória profissional — o perfil ganha mais visualizações, pedidos de conexão e se torna muito mais atrativo para recrutadores”, explica Guilherme Odri, editor chefe do LinkedIn notícias.
Com mais de 5 mil funcionários no Brasil, a Serasa Experian é reconhecida como um excelente lugar para se trabalhar. Em 2024, recebeu o prêmio de “Melhor Empresa para se Estagiar”. No mesmo ano, ficou entre as “Melhores Empresas para o Talento Feminino” da plataforma FirstJob e, pelo quarto ano consecutivo, a companhia foi certificada no “Great Place to Work”, incluindo na categoria de Tecnologia da Informação e GPTW Global. A datatech também recebeu o reconhecimento da Top Employers, ficando no top 5 Brasil, além de ser “Top of Mind Empresas Preferidas por Profissionais Tech” e “Melhores Empresas para Jovens Profissionais”, segundo a Employers for Youth (EFY).

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