Mosaic Business mostra que 37% dos empreendimentos estão no grupo em que predominam negócios com menos de cinco anos de idade

Estudo feito pela Serasa Experian em razão do Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março (quinta-feira), aponta que 37% das companhias com sócias do sexo feminino estão “No Começo”, ou seja, são empresas com menos de cinco anos, e predominância de dois anos de idade, entre Microempreendedores Individuais (MEIs), Microempresas, Pequenas e Médias Empresas. As sócias, em sua maioria, são jovens adultas com idade de 26 a 45 anos, a maior parte pertencente às classes sociais C e D.

O estudo leva em conta a segmentação Mosaic Business, criada pela Serasa Experian e lançada em outubro do ano passado, e que analisa os 17 milhões de empresas ativas do país, levando em conta mais de 150 variáveis, como a natureza jurídica, o desempenho, o setor, a quantidade de empregados, entre outras informações. O Mosaic Business mostra que, das mais de 9 milhões de empresas que possuem sócias mulheres, quase 80% estão concentradas nos três grupos e dez segmentos abaixo (veja tabela):

“Cada vez mais mulheres têm se lançado como empreendedoras no país, por isso vemos a predominâncias de negócios recentes. O caminho do empreendedorismo feminino é uma das alternativas para aumentar o rendimento ou até ser a principal fonte de renda da família”, explica Fernando Rosolem, gerente sênior de soluções da Serasa Experian.

Segundo levantamento feito pela Serasa Experian com dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2014 a 2017, a participação das mulheres empreendedoras (empregadoras ou que trabalham por conta própria) passou de 21,7% para 24,3% do total das mulheres que trabalham. Um aumento de 2,6 pontos percentuais. Este aumento foi maior que o dos homens (1,4 pontos percentuais), que passaram de 36,5% para 37,9% dentre os homens que trabalham.

Como mostra a tabela acima, o segmento “Começo Equilibrado” é o de maior concentração entre as empresas das mulheres, e são MEIs que sinalizam um começo cauteloso por meio de suas transações e atividades de mercado moderadas, bem como indicadores financeiros saudáveis. Em seguida, vemos os “Jovens empreendedores em Ascensão”, que indicam MEIs com ótima situação de crédito e indicadores financeiros mostrando crescimento.

O segmento “Começando com Cautela”, também do grupo “No Começo”, é formado por MEIs do setor de comércio e serviços, apresentando baixa operacionalidade no mercado, e indicando um começo cauteloso sem muita operação de fato, ainda.

“Na Luta” e no “Bom Caminho”

Após o grupo “No Começo”, que é o predominante, temos uma concentração de 28% das empresas no grupo “Na Luta”, que é composto por negócios que apresentam alguma dificuldade financeira, que pode ser uma fase, ou uma situação mais prolongada. Essas empresas têm, predominantemente, acima de 5 anos e um risco de crédito médio ou alto. Em termos de porte, a maioria é Microempreendedor Individual (MEI) e Microempresa (ME).

Em terceiro lugar, o estudo Mosaic Empresas mostra que 12% dessas empresas com sócias mulheres estão no “Bom Caminho”, com indicadores financeiros positivos e confortáveis e com mais tempo de existência (acima de 10 anos).

Sobre o Mosaic Business:

A Serasa Experian, por meio de métodos estatísticos avançados e utilizando seu portfólio de dados, desenvolveu uma solução única no mercado de segmentação de empresas, dividindo as empresas do Brasil em 7 grupos e 54 segmentos. Foram utilizadas diversas variáveis como: natureza jurídica, tipo de empresas, filiais, empregados, desempenho e indicadores financeiros, setor, porte, entre outros, além de uma rigorosa validação de profissionais experientes em inteligência de dados no mundo B2B. O estudo leva em conta as cerca de 17 milhões de empresas ativas do país, de acordo com os critérios da Receita Federal.

Saiba mais em: https://www.serasaexperian.com.br/p/aquisicao-marketing/encontrar-novos-clientes/mosaic-business

Confira tabela abaixo a tabela completa (incluindo sócios homens e mulheres) com todos os sete grupos e 54 segmentos apontados pelo estudo:

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 16.000 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa www.experian.com/blogs/news.