Conteúdo do site da empresa responde às principais perguntas sobre a iniciativa lançada pelo Governo Federal para enfrentar o tema da inadimplência

Para esclarecer dúvidas sobre o Desenrola Brasil, programa econômico anunciado em 5 de junho pelo Governo Federal, a Serasa lança uma página especial dedicada ao tema. O conteúdo reúne no site as principais informações da Medida Provisória 1.176/2023 e do site oficial do Ministério da Fazenda, complementados com declarações do ministro Fernando Haddad.

A página digital esclarece quem são os consumidores habilitados a participar dos benefícios propostos, como o programa pretende disponibilizar os descontos e o pagamento dos débitos, mostra o papel do Fundo Garantidor nas negociações e traz as próximas etapas que estão previstas para implantação do Desenrola até chegar ao consumidor.

Artigos, Mapa e Pesquisa  

O Ministério da Fazenda informa que o programa, que inicialmente é voltado para aqueles que ganham até dois salários-mínimos (“Faixa I”), será ampliado para dívidas em bancos, que poderão oferecer a seus clientes a possibilidade de renegociação de forma direta (“Faixa II"). No entanto, apenas para a Faixa I as operações serão garantidas pelo Fundo Garantidor.

“Preparada para disponibilizar orientação aos brasileiros que precisam conhecer os principais pontos do Desenrola, a página digital da Serasa ainda inclui artigos e materiais informativos sobre o tema do endividamento, um assunto que conhecemos com propriedade”, explica Aline Maciel, gerente da plataforma Serasa Limpa Nome.

A página digital da Serasa disponibiliza, por exemplo, o Mapa de Inadimplência produzido mensalmente pela empresa, uma pesquisa sobre os impactos do endividamento no comportamento de homens e mulheres e o Manual do Endividado, um guia completo sobre educação financeira.

Confira a página: https://www.serasa.com.br/limpa-nome-online/blog/desenrola-brasil/

Cenário de inadimplência de maio 

Segundo o Mapa de Inadimplência e Negociações da Serasa, o mês de maio de 2023 registra mais de 72 milhões de brasileiros inadimplentes, o que indica um crescimento de 600 mil novos endividados em relação ao mês anterior. Ao todo, o Brasil conta com mais de 216 milhões de dívidas, que, somadas, ultrapassam a quantia de R$ 334,5 bilhões.

Nos últimos 12 meses, 5 milhões de brasileiros entraram em situação de inadimplência. Entre os segmentos das dívidas, Bancos e Cartões de Crédito seguem como a principal razão das pendências, com 31,94% das dívidas. Na sequência, as Contas Básicas, como água, luz e gás, concentram 21,45% dos débitos e o Varejo representa 11,31%.

Para saber mais sobre o Programa Desenrola Brasil, clique aqui.


Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia e protege 100 milhões de transações contra fraude por mês, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 21.700 pessoas em 30 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.