De acordo com estudo da companhia, feito com a base do Score ESG, 95,6% dos produtores rurais de café atuam de acordo com critérios socioambientais

O Dia Mundial do Café, em 14 de abril, não poderia deixar de ser comemorado no Brasil, um dos maiores exportadores do grão pelo mundo. Além da relevância para o comércio exterior, com a nossa população não é diferente, pois a bebida é a segunda mais consumida no país, perdendo apenas para a água, segundo dados da Organização Internacional do Café (OIC) e do Dieese. Para tornar a data ainda mais otimista, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra cafeeira de 2024 deve registrar uma produção de cerca de 58 milhões de sacas, aumento de 5,5% sobre 2023.

Para alcançar o resultado previsto, além de contar com condições climáticas favoráveis, o setor produtivo precisa garantir a transparência e a visibilidade de suas informações. “Os dados são capazes de fortalecer o agronegócio, inclusive nas relações com o mercado europeu, já que comprovam a procedência do café, reforçando a qualidade do grão brasileiro e a credibilidade do setor. Além disso, para produtores de pequeno porte, que precisam ter seus perfis avaliados pelos credores, os dados são facilitadores do acesso às linhas de crédito, viabilizando investimentos, melhorias e avanços à função diária dos trabalhadores do campo”, explica o head de agronegócio da Serasa Experian Marcelo Pimenta.

Reputação do café brasileiro pode tornar a cultura mais atraente à exportação

Em recente pesquisa que retratou a percepção da Europa sobre o agronegócio do Brasil foi registrado que o café é um dos produtos brasileiros com melhor reputação entre os europeus, com apresentação do índice geral na pesquisa marcando mais de 70 pontos de reputação positiva. Além disso, pensando em ESG, um estudo desenvolvido pela Serasa Experian com base nos dados do Score ESG, relatou 95,6% dos produtores do setor cafeeiro operam em compliance com as práticas e critérios socioambientais. Informações que configuram uma notícia positiva, já que desde o surgimento do Green Deal as iniciativas socioambientais têm pautado e influenciado ainda mais o mercado de crédito e de exportação do grão.

“A reputação do café brasileiro em relação aos critérios socioambientais mostra que o setor tem investido nessa evolução e já entrega dados que comprovam maturidade ao mercado. Hoje, 75% de todo o café originado no país já passa pela avaliação das soluções de análise de risco da Serasa Experian. Por isso, seguiremos constatando e comunicando a atuação dos produtores com base em informações seguras e atualizadas para que sejam percebidos dentro e fora do país de acordo com o bom trabalho que têm executado”, comenta Pimenta.

A rastreabilidade, dentro do agronegócio, é um dos principais fatores que permeiam a sigla ESG, já que, no caso do café, os importadores estão sempre atentos à origem do produto que será comprado e sobre quais condições aquele grão foi produzido. “Pensando nisso, desenvolvemos uma plataforma que comprova a comercialização do café em compliance ESG. Em breve queremos estender essa funcionalidade para outras culturas, já que identificamos grande sucesso em sua funcionalidade”, finaliza Pimenta.


Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.