Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,7%

Variação mensal -1,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 5,79

No mês (em milhões) 1,22

Empresas | Inadimplência

- 0.0%

No mês (em milhões) 7,8

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,4

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,7%

Variação mensal -1,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 5,79

No mês (em milhões) 1,22

Empresas | Inadimplência

- 0.0%

No mês (em milhões) 7,8

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,4

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Autenticação e Prevenção à Fraude

video

O desafio de validar identidades com a melhor experiência ao cliente

O desafio de validar identidades com a melhor experiência ao cliente... Saiba mais!

O desafio de validar identidades com a melhor experiência ao cliente

A verificação de identidade no momento da abertura da conta serve como base para a construção de confiança entre consumidores e empresas. Os usuários esperam uma experiência conveniente e, com a praticidade dos bancos digitais, estão dispostos a procurar alternativas que ofereçam menos atrito. Segundo o Relatório de Identidade Digital e Fraude da Serasa Experian, 69% das pessoas acham que é extremamente importante ou muito importante que as empresas digitais sejam capazes de identificá-las com precisão. Por outro lado, 36% “provavelmente desistiriam” de uma compra ou transação se tivessem que passar por muitas autenticações no processo. Em meio à busca por praticidade, há uma preocupação urgente: garantir a integridade das contas abertas e a proteção contra fraudes. De acordo com a Juniper Research, os prejuízos com fraudes de pagamento online excederão US$ 362 bilhões globalmente entre 2023 e 2028. Neste cenário, a verificação de identidade serve como a primeira linha de defesa na proteção de instituições financeiras e consumidores. Ao validar a identidade dos indivíduos antes de conceder a eles acesso aos serviços, as empresas podem mitigar o risco de roubo de identidade, account takeover e outras ameaças. Abaixo

,

apresentamos quatro soluções  a serem consideradas ao desenvolver uma estratégia de verificação de identidade: Inteligência de Dispositivos: avalia o risco de uma transação por meio da análise do comportamento do dispositivo e do contexto do usuário sem exigir qualquer interação, o que não impacta a experiência do cliente e o dissocia do fraudador. Verificação Cadastral: autentica os dados de CPF ou CNPJ em tempo real e, a partir dessas informações, otimiza os processos de onboarding digital, abertura de contas ou cadastro de clientes em sites e apps. Biometria Facial: método consolidado de validação, mas lembre-se de considerar soluções que contemplem a acessibilidade e ofereçam uma experiência de captura intuitiva, independentemente de limitações físicas e cognitivas do usuário e sem viés racial. Verificação de Documentos: permite que sua empresa autentique o tipo de documento e valide as informações em tempo real, tornando os seus processos de onboarding mais rápidos e seguros. Além de minimizar o atrito na experiência do usuário legítimo, a combinação certa de dados e camadas de proteção otimiza custos da operação antifraude de sua empresa e reduz a necessidade de revisões manuais. Também é importante lembrar que, em uma sociedade cada vez mais digitalizada, um processo de verificação de identidade bem elaborado, que gere fricção apenas em situações que fogem de um padrão, aumenta a confiança dos próprios consumidores.

Primeira e maior Datatech do Brasil, a Serasa Experian valida identidades de forma eficiente e segura, utilizando tecnologias avançadas que equilibram segurança e experiência fluida para o usuário legítimo. Conte com soluções eficientes e customizáveis de acordo com seu modelo de negócio e sua estratégia de risco e que atuam na jornada completa do cliente (do onboarding à transação).  Visite o nosso site e saiba mais!

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail Dicas práticas: como usar as redes sociais para vender mais e criar relacionamentos de valor em 2025

Dicas práticas: como usar as redes sociais para vender mais e criar relacionamentos de valor em 2025

Guia prático para PMEs venderem mais em 2025 usando redes sociais com estratégia, autenticidade e relacionamento com o cliente. Confira o e-book completo aqui!

Thubmnail Como fazer um resumo profissional atrativo para seu currículo

Como fazer um resumo profissional atrativo para seu currículo

Aprenda como fazer um resumo profissional atrativo, com resultados, palavras-chave e foco na vaga. Destaque seu perfil logo no início do currículo.

Thubmnail Aposentado pode trabalhar de carteira assinada? Saiba tudo

Aposentado pode trabalhar de carteira assinada? Saiba tudo

Aposentado pode trabalhar de carteira assinada? Entenda seus direitos, regras do INSS e como voltar ao mercado com segurança e confiança.

Thubmnail Trabalho em equipe: o segredo para crescer na carreira

Trabalho em equipe: o segredo para crescer na carreira

Descubra como o trabalho em equipe impulsiona sua carreira, fortalece relações e desenvolve habilidades essenciais para o sucesso profissional.

Thubmnail Avaliação de desempenho: como melhorar a performance

Avaliação de desempenho: como melhorar a performance

Descubra como a avaliação de desempenho melhora a performance, orienta decisões e impulsiona o desenvolvimento dos colaboradores.

Thubmnail Calculadora de rescisão trabalhista (CLT) grátis

Calculadora de rescisão trabalhista (CLT) grátis

Quer saber quanto pagar ou receber na rescisão CLT? Use nossa ferramenta gratuita para cálculo de rescisão trabalhista e tenha o valor em instantes. Confira!