O que são Informações Adicionais em Consultas de CPF/CNPJ?

Consultar um CPF ou CNPJ e informações adicionais é uma realidade presente no dia a dia de muitas empresas. Por meio desse serviço, é possível saber se um fornecedor ou parceiro está em dia com suas contas, se ele possui problemas judiciais ou verificar seu poder de compra. Além disso, é dá para se prevenir de golpes, calotes e evitar vender para clientes inadimplentes.

As informações adicionais oferecem um arcabouço complementar de dados durante uma consulta de CPF/CNPJ, promovendo o acesso a relatórios ainda mais completos.

Porém, por se tratar de um serviço relativamente novo e ainda desconhecido por muitas empresas e gestores, ele acaba gerando dúvidas.

Pensando nisso, preparamos este post para explicar o que é e como funciona essa ferramenta de informações adicionais, também chamada de "features". Confira!

O que são as informações adicionais em consultas de CPF ou CNPJ?

Ao realizar uma consulta de CNPJ e CPF, é possível ter acesso a diversas informações, como dados cadastrais e se uma pessoa ou empresa está negativada. Mas o que muitos não sabem é que existe a opção de informações adicionais, que pode ser utilizada para deixar as pesquisas ainda mais completas.

Trata-se de informações bastante úteis, que podem ser incluídas no cadastro para complementar a consulta. Dessa maneira, é possível deixá-la ainda mais personalizada para atender a tudo que você precisa.

Com esse serviço, você terá ainda mais segurança com parceiros, fornecedores e clientes, além de garantia de procedência das informações, contribuindo para o acesso às melhores oportunidades de negócios.

As informações adicionais podem ser inseridas em todos os relatórios da Serasa Experian: Relato, Crednet e Concentre. Já a disponibilidade do serviço pode variar, o que depende do relatório consultado e o meio de acesso, além de esse serviço estar sujeito a cobrança adicional.

Qual é a função do recurso informações adicionais?

As informações adicionais na consulta de CPF/CNPJ têm como função principal complementar o relatório gerado ao realizar as pesquisas. Com esse serviço, é possível ter acesso a dados mais completos e específicos da pessoa física ou jurídica pesquisada.

Imagine que você está pensando em mudar de fornecedor e, ao pesquisar o CNPJ dos empreendedores que encontrou, descobre somente que eles não estão negativados. Nesse caso, ainda restarão muitas dúvidas sobre as empresas.

Porém, ao selecionar as informações adicionais, você vai conseguir um relatório com dados dos negócios que são confiáveis e que não possuem dívidas, ou seja, vai descobrir quais são as melhores opções.

Portanto, a função do serviço de informações adicionais é oferecer, como o nome sugere, dados adicionais que complementem a pesquisa e tragam mais sustentação para o processo de tomada de decisões no seu negócio.

Neste sentido, a Serasa Experian tem opções de informações adicionais que complementam suas análises e garantem mais segurança às decisões.

Antes da consulta, é possível selecionar quais informações adicionais ficarão disponíveis para o tipo de relatório você deseja adicionar e tornar as suas consultas muito mais completas.

Por que colocar informações adicionais nessa consulta?

Você já conhece os principais benefícios de realizar consultas de CPF e CNPJ, certo?

Agora, imagina conseguir ainda mais vantagens ao utilizar esse serviço.

Conhecer os benefícios permite que você avalie a real necessidade de utilização partindo da análise das necessidades e particularidades do seu negócio. A seguir, listamos algumas razões que podem ajudar você a entender a viabilidade de utilização do recurso de informações adicionais na prática:

  • ajuda a ter análises mais completas;
  • permite ao gestor saber a fundo tudo sobre seus fornecedores, clientes e parceiros, tendo acesso a dados como ações judiciais;
  • contribui para evitar tentativas de fraudes e golpes;
  • permite conhecer o histórico financeiro de clientes;
  • oferece à empresa informações sobre protestos;
  • permite ao gestor atentar-se sobre eventuais negativações.

Há muitos benefícios que explicam a relevância da utilização do serviço de informações adicionais da Serasa Experian.

Para os gestores, ter acesso a um relatório mais completo e que traga dados que vão contribuir para uma tomada de decisões mais segura pode fazer toda a diferença na proteção financeira e operacional do negócio.

Decisões bem fundamentadas contribuem para qualificar a rotina da empresa e garantir um ambiente de gestão mais eficiente.

Como incluir informações adicionais?

Agora que você já sabe o que são as informações adicionais e quais são os seus benefícios no dia a dia do negócio, é hora de entender como incluí-las em sua consulta.

Para quem não conhece esse serviço, incluir as informações adicionais à consulta de CPF/CNPJ pode parecer complicado, mas, na verdade, é bem simples e rápido. Para ajudar você a acessar esse serviço, montamos um passo a passo. Acompanhe:

  • comece acessando o site da Serasa Experian;
  • em seguida, acesse seu cadastro preenchendo as informações de login e senha;
  • a próxima etapa é clicar na aba "Menu de Produtos" (você será direcionado para outra tela);
  • acesse a tela do relatório — neste local, você vai encontrar uma lista com as informações disponíveis para o seu relatório;
  • agora é só escolher as informações que mais combinam com a sua consulta e pronto! Ao gerar um novo relatório, os dados selecionados já estarão inseridos.

Quanto mais informações adicionais você incluir no relatório, mais completa será a sua pesquisa.

Para deixar tudo ainda mais fácil, uma vez que você tenha selecionado os dados pela primeira vez, o nosso sistema vai se encarregar de deixá-las pré-selecionadas para as próximas consultas.

Caso queira fazer alguma alteração, basta retirar ou adicionar as seleções para que não sejam mais exibidas ou fiquem ainda mais completas.

Quais informações adicionais podem ser úteis para sua consulta?

Existem diferentes opções de informações adicionadas ao consultar um CPF ou CNPJ — tudo depende do tipo de relatório solicitado ou do meio de acesso.

Para saber quais tipos de dados são úteis para a sua pesquisa, é necessário ter em mente um objetivo inicial e selecionar os que melhor se encaixam nele.

Conhecer as necessidades da sua empresa, as características gerais dos seus fornecedores e entender sobre o mercado ajuda bastante na hora de definir esses critérios e objetivos. A seguir, destacamos algumas das principais informações adicionais para CNPJ e CPF. Confira!

Informações adicionais para CNPJ

Quando o cliente realiza uma consulta de CNPJ, normalmente, só aparecem informações de negativação da pessoa jurídica objeto da pesquisa.

Mas, quando o cliente opta por selecionar alguns dados complementares, ele potencializa a consulta e consegue ter uma visão mais ampla sobre diversas questões, inclusive a existência de eventual risco de crédito.

E, quando falamos em risco de crédito, é importante mencionar a gestão de riscos. Essa estratégia de gerenciamento é indicada para todos os negócios, independentemente do porte ou segmento de atuação.

Por meio da gestão, é possível mensurar e controlar riscos a fim de evitar impactos financeiros negativos para o caixa do negócio. A pesquisa de informações adicionais para o CNPJ pode ser uma aliada na sua estratégia de gestão de risco.

Esse serviço pode ajudar a ter mais segurança e clareza para a liberação de crédito e vendas a prazo. Abaixo, listamos mais algumas informações úteis apresentadas no relatório:

  • histórico positivo comercial da empresa;
  • pontualidade de pagamentos PJ;
  • informações mais completas do quadro social e administração da empresa;
  • índice relacionamento mercado setor;
  • situação fiscal;
  • indicador de recuperação de crédito;

Informações adicionais para CPF

Já nas consultas de CPF, ao adicionar as informações adicionais, conseguimos ter uma visão de dados como Histórico de Pagamento, entre várias outras, que podem ajudar você a se proteger de golpes, inadimplentes ou clientes que não fazem pagamentos em dia. Confira a seguir mais alguns dados disponíveis.

  • comprometimento de renda;
  • capacidade de pagamento;
  • anotações e consulta SPC;
  • recomenda crédito;
  • alerta de identidade;
  • indicador de recuperação de crédito.

Como você viu, os relatórios podem ser ainda mais completos quando as pesquisas de consulta do CPF e do CNPJ são combinadas com informações adicionais.

As informações adicionais são dados úteis que podem ser adicionados ao relatório de uma pesquisa de acordo com as necessidades de consulta de cada empresa.

Isso significa que você tem liberdade para escolher as informações presentes no relatório levando em consideração as necessidades e interesses do seu negócio.

Assim, podemos perceber que a inserção desses dados durante uma consulta de CPF/CNPJ só traz benefícios, além de prevenir que seu negócio passe por problemas com fornecedores, parceiros e clientes, favorecendo, inclusive, a sua estratégia de gestão de riscos.

Os dados devem ser utilizados a favor do seu negócio, por isso, quanto maiores e mais seguras forem as informações, mais qualificado será o seu processo de tomada de decisões.

Gostou do nosso conteúdo? Confira também:

Tipos de Devedores: conheça cada um e saiba como lidar com eles