A análise de crédito é um tipo de sistema adotado por várias instituições que visa avaliar o perfil econômico (CPF) ou empresa (CNPJ) e se proteger, assim, de um possível risco de inadimplência.

Um dos principais objetivos dessa análise é saber se o cliente tem condições de arcar com o compromisso financeiro feito em determinado empréstimo ou compra parcelada. Dessa maneira, para que esse processo seja seguro e benéfico à instituição financeira, é preciso se basear em dados que permitam resultados mais vantajosos e precisos.

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O que é análise de crédito?

Para oferecer crédito ao cliente, as empresas e estabelecimentos comercias precisam se certificar de que receberão o capital de volta. Nesse sentido, a análise de crédito é uma solução criada a fim de ter, justamente, um processo para oferecer segurança às instituições financeiras e ajudar as empresas a "acreditarem" que o consumidor vai honrar com os pagamentos.

A análise de crédito é uma ferramenta necessária para tentar aumentar o nível de segurança das empresas na hora de conceder a possibilidade de compras a prazo para os consumidores. Esse processo é importante em diversas operações financeiras, como na solicitação de cartão de crédito novo, limite de cheque especial e financiamentos.

Como funciona a análise de crédito?

Essa análise pode sofrer uma variação, ou seja, tudo depende da instituição credora. Porém, existem alguns pontos em comum que as empresas consultam antes de qualquer coisa, como os dados pessoais.

Nesse sentido, durante essa fase são analisados CPF, estado civil, telefone, profissão, renda e endereço. Logo, com essas informações em mãos, já é possível começar uma avaliação mais detalhada sobre o solicitante.

Além disso, é preciso avaliar as restrições no nome, ou seja, a empresa precisa saber se o consumidor tem alguma pendência financeira. Caso tenha, isso pode comprometer negativamente a tomada de um possível crédito, tendo em vista que a probabilidade de inadimplência são bem maiores.

Existem muitas instituições que levam muito a sério essa disponibilização de crédito, inclusive são feitas consultas aos birôs de crédito que, por sua vez, são órgãos de proteção ao crédito que oferecem informações detalhadas. Por meio deles também é possível saber se o cliente tem dívida em atraso em outras empresas, deixando claro que ele é um mau pagador.

É preciso frisar que os dados fornecidos pela Serasa são informações que podem ser adicionadas em um relatório de crédito no momento da consulta e que acaba colaborando para o enriquecimento da sua busca para que, assim, a análise seja bem mais precisa.

Como a análise de crédito pode aumentar as vendas?

Os dados adicionais têm uma função muito importante: oferecer uma visão mais completa e detalhada de cada consumidor. Nesse contexto, os bons clientes não serão barrados por falta de dados ou medo, afinal, terão pouca fricção e, assim, a segurança do processo estará garantida.

Uma análise de crédito bem feita pode aumentar as vendas de uma empresa e elevar a visibilidade da marca, afinal, quando os os clientes são consumidores em potencial, além de pagar de forma correta, eles acabam anunciando o seu produto ou serviço para outras pessoas, o que acaba gerando um ciclo virtuoso.

Somado a isso, o fluxo de caixa é um dos padrões que podem ser usados para verificar a saúde financeira de uma empresa, afinal, é possível saber quanto de capital está saindo e quanto de capital está entrando. Logo, quando a análise de crédito é bem-sucedida, é possível prever as finanças do negócio de forma mais efetiva, e quando isso não é feito, a inadimplência começa a se tornar uma realidade.

Qual a importância da análise de crédito?

Para ter uma empresa bem solidificada é preciso realizar uma análise de crédito bem feita, afinal, é por meio dela que é possível prever os riscos e as vantagens de uma negociação. Listamos abaixo alguns benefícios dessa solução, leia com atenção.

Aumento da previsibilidade financeira

Com esse processo de verificação de crédito é possível estipular uma valor que será recebido durante o mês, afinal, o fluxo de caixa permite esse previsão.

Porém, quando não é feito esse estudo do cliente, há certa imprevisão dos cálculos, o que pode levar a empresa a passar por dificuldades financeiras para arcar com as próprias despesas.

Segurança nas negociações

Todo empreendedor busca clientes comprometidos e bons pagadores. A análise de crédito permite uma negociação mais amigável e segura, tendo em vista que o empresário conseguirá saber o perfil financeiro do seu consumidor.

Por exemplo, se o cliente tiver o crédito aprovado e está pagando em dias as parcelas, é um sinal que você pode conceder a ele mais crédito no futuro. Essas ações estreitam laços com os clientes e geram negociações mais eficazes.

Elevação da competitividade do negócio

Quando a sua empresa tem um baixo índice de inadimplência, o desenvolvimento da marca pode expandir de forma rápida, afinal, a saúde financeira do empreendimento permite que sejam feitas melhorias e investimentos, a fim de potencializar as vendas e gerar uma maior visibilidade. Assim, a sua empresa terá total condição de competir com outras que estão há mais tempo no mercado.

Redução nas taxas de inadimplência

Usando como base a pontuação do score no crédito é possível entender ou ao menos supor qual será a probabilidade de um cliente vir a ser inadimplente. Dessa maneira, esse conhecimento orienta a empresa a evitar e se precaver de fechar negociações com esse tipo de consumidor, a fim de evitar complicações futuras.

Por fim, agora você já sabe a importância da análise de crédito para o sucesso financeiro da sua empresa, afinal, é preciso conhecer a fundo o perfil de cliente que você tem para não gerar problemas futuros, como a inadimplência.

Logo, antes de entrar em negociação com qualquer que seja o consumidor, tenha prudência e analise bem a condição financeira, para saber se ele dispõe de capital para arcar com o compromisso feito.

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