Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 38,7%

Percentual no mês 38,4%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 57,3%

Percentual no mês 57,8%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 38,7%

Percentual no mês 38,4%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 57,3%

Percentual no mês 57,8%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

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Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Marketing

Planejamento estratégico: o que é? Como fazer para o seu negócio?

Para uma empresa, o planejamento é fundamental e necessita seguir uma vertente estratégica. Entenda mais sobre esse assunto!

Planejamento estratégico: o que é? Como fazer para o seu negócio?

O planejamento é um processo fundamental em várias áreas da nossa vida, uma vez que é por meio dele que conseguimos seguir e concretizar planos. Dessa forma, conseguimos ter algo para nos guiar durante o processo, auxiliando na obtenção de objetivos e metas propostas. Para uma empresa, o planejamento é fundamental e necessita seguir uma vertente estratégica, um processo altamente sistêmico, definindo as ações a serem seguidas. Assim, você consegue analisar possíveis cenários, metas e campanhas pertinentes. Pensando nisso, a Serasa Experian separou alguns tópicos para você compreender melhor o que é um planejamento estratégico, qual seu objetivo, as etapas e como elaborar um. Para entender melhor, continue na página e aproveite a leitura!

O que é planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é um conceito básico de qualquer gestão e administração para empresas. Assim, trata-se de um processo de criação e execução de objetivos para uma instituição. Esse planejamento pode ser incorporado em empresas de todo porte, o ideal é que todas tenham uma parte focada nas estratégias, seja no período de criação da empresa, — sendo um processo fundamental. Ou, quando a empresa já é consolidada, mas que quer entender mais sobre o público que trabalha, por exemplo. De forma geral, o planejamento deve seguir uma estratégia com passos a serem concretizados considerando análises e dados para as decisões tomadas. O planejamento pode ser realizado de tempos em tempos, mas a maioria das empresas o fazem anualmente, porém, isso dependerá de como está o negócio e qual a necessidade de traçar uma nova estratégia.

Descubra como as empresas estão utilizando o Score.

Qual é o objetivo do planejamento estratégico?

O principal objetivo de um planejamento estratégico é orientar a empresa. Ou seja, ele é um guia para que as ações propostas sejam executadas, servindo de norteador. Ele fez com que as metas tenham conclusões mais rápidas e que, realmente, sejam concluídas.

Benefícios do planejamento estratégico para as empresas

Talvez o planejamento demore um pouco para ser finalizado, mas os benefícios que traz são vários, tanto durante o processo quanto após. Além disso, também traz vários pontos positivos para todos os colaboradores. Confira os principais benefícios:

1. Visão focada no presente e no futuro

Com o comprimento das metas e com resultados mensuráveis, o empreendedor entende a sua importância e começa a ter uma visão tanto no hoje quanto no futuro. Assim, sua visão se torna mais objetiva para o planejamento de novas estratégias.

2. Acompanhamento no processo das metas

Ter um planejamento estratégico permite que sua direção seja melhor definida para acompanhar as metas. Assim, a cada meta cumprida, você já consegue ver a evolução desse passo, verificar o que está bom ou o que precisa de aprimoramento.

3. Aumento da produtividade da equipe

Por ter um planejamento estratégico, a empresa consegue avaliar os possíveis cenários e, assim, consegue prever quais passos podem dar ou estar quase dando errado: antecipando cenários desfavoráveis. Dessa maneira, a proatividade organizacional também aumenta, reagindo melhor sobre as situações encontradas e garantindo que sejam solucionadas antes que surjam.

4. Aumento do reconhecimento no mercado

Com mais planejamento, há também mais reconhecimento, afinal, você está com uma empresa mais definida e crescendo mais no mercado. Devido a isso, o crescimento tende a ser crescente, principalmente a longo prazo.

Pesquisa Global Insights: entenda porque as empresas precisam investir em tecnologia para acompanhar as expectativas dos consumidores online

Quais são as etapas do planejamento estratégico?

Para o planejamento seguir um fluxo que seja mais organizado, é crucial realizar um cronograma com as etapas definidas. Com um passo a passo, o processo de execução e visualização do projeto fica muito mais tranquilo. Confira quais são as etapas:

Etapa 1: Diagnóstico

Essa etapa é a hora de reunião, verificar como está o andamento, no caso de empresas já em operação, apontando quais são as fraquezas e os pontos fortes, tanto em quesitos internos como externos. Para empresas que ainda estão no processo de criação, é o momento de delinear qual o percurso a ser traçado, o que será esperado e como chegar nesse ponto.

Etapa 2: Diretrizes

É o momento de definir qual será a missão, visão e valores da organização. Nesse processo, por ser criado ou redirecionar pensamentos antigos, visto que a mudança é constante. Para novas organizações, é uma etapa fundamental que ajuda a definir muitas outras metas da empresa, entendendo melhor como serão traçadas as ações.

Etapa 3: Indicadores e metas

As metas são as principais guias de um projeto, uma vez que são elas que irão definir como está o andamento, onde a empresa deseja chegar, o tempo que demorará e também como será esse percurso até lá. É possível realizar divisões por meses ou anos, podendo traçar mais de uma estratégia simultaneamente, para andarem juntas, ou delimitar e focar apenas em um plano de ação.

Etapa 4: Processos e projetos

Essa é a hora de se aprofundar nas suas metas, pontuando os objetivos estratégicos com datas definidas e seus respectivos responsáveis. Esse é um importante passo de definição do projeto.

Etapa 5: Controle do planejamento

Nessa etapa, serão realizadas reuniões para verificar o andamento e redefinir os rumos quando necessário. De modo geral, é o momento de avaliar os números, conferindo o que foi concluído durante o período estipulado.

Como fazer um planejamento estratégico?

Há muitas formas de fazer um planejamento e uma delas é entender melhor sobre o público que o negócio visa atingir. Na fase de definição de um novo objetivo, é fundamental entender como os clientes em potencial se comportam, a classe que pertencem, seus hábitos de consumo e idade média. Dessa maneira, você consegue definir como o seu negócio deve se preparar para atender o público e criar mais possibilidades de crescimento e estabilidade financeira. Confira nossas soluções estratégicas para seu negócio:

Mosaic:

A solução do Mosaic é ideal para você conhecer o seu público-alvo. Desse modo, ela classifica a localidade com base em variáveis sociodemográficas, financeiras, comportamentais e econômicas. Trata-se de um relatório a respeito do poder de compra do usuário, quais investimentos realizam, onde compram e qual o ticket médio de gasto. Dessa maneira, você consegue visualizar as melhores oportunidades para seu negócio atuar na região, visando a prospecção e o crescimento.

Polis:

Com o Insights Hub da Serasa Experian, é possível verificar e conhecer o comportamento de uma determinada classe, identificar qual é o segmento que mais interessa ao público que você atende no momento, permitindo que você se adapte ao mercado e desenvolva planejamentos estratégicos com base nesses dados abrangentes. A plataforma integra dados sociodemográficos, de marketing e crédito, oferecendo uma visão holística para tomadas de decisão mais precisas. Ambas as ferramentas são ótimas para solucionar possíveis empecilhos, o que determinará qual utilizar é o momento em que o planejamento da empresa está. O Mosaic também pode ser utilizado por empresas já consolidadas que buscam fazer um rebranding da marca, se adequando ao público da sua região e buscando por conversões além das atuais. Portanto, ter um bom planejamento é crucial para um negócio prosperar, entendendo o rumo que está seguindo e tendo mais percepções sobre como o processo acontece, compreendendo com mais afinco cada passo dado. Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e, para ver mais sobre planejamentos e soluções para empresas, — continue acompanhando o blog da Serasa Experian. Até a próxima!

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