Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Marketing

Como usar um mapa para a jornada do cliente: da compra ao processo de cobrança

Como usar um mapa para a jornada do cliente: da compra ao processo de cobrança... Saiba mais!

Como usar um mapa para a jornada do cliente: da compra ao processo de cobrança

Todo mundo adora uma história.  Melhor dizendo, todo mundo adora uma BOA história. Um mapa da jornada do cliente é uma ferramenta incrível que pode ajudar a entender a história do seu cliente pela perspectiva dele. E perspectiva é a ideia central. Não se trata de avaliar as coisas a partir do seu ponto de vista ou do que VOCÊ acha que o cliente quer. Essa visão do seu CLIENTE deve se basear em feedbacks reais dele — e você precisa descobrir o que ele tem para te dizer, e isso vai desde as fases iniciais de prospecção e aquisição até o processo de cobrança (se e quando necessário). Antigamente, os canais de comunicação incluíam cartas e ligações telefônicas. Agora temos SMS, bate-papo, robôs de bate-papo, mensagens de correio de voz, e-mail, redes sociais e negociação virtual. Ao desenvolver o mapa da jornada do cliente, você precisa entender qual canal faz mais sentido para ele, qual mensagem será melhor absorvida e o que ele espera ouvir de você. Isso pode parecer um grande desafio, mas o mapeamento de jornadas não é um processo complicado. O primeiro passo é simplesmente observar como funciona a interação do cliente com a sua organização. É recomendado incluir todos os departamentos que interagem com ele, independentemente do tipo ou forma de contato. Ao observar esses pontos de contato, é importante se concentrar no histórico comportamental (motivo que levou ao contato do cliente), dados sociodemográficos (o que você sabe sobre ele) e padrões de contato com o cliente (ele ligou? Mandou e-mail? Marcou sua empresa em uma mensagem no Twitter?). Depois disso, observe a experiência do cliente com cada interação. Mais uma vez, do ponto de vista dele:

  • Foi fácil entrar em contato com você?
  • O problema foi resolvido ou o cliente vai precisar ligar de novo?
  • O cliente pôde escolher o canal de comunicação ou isso foi imposto?
  • Você ofereceu opções de autoatendimento para o público certo?
  • Você mandou um e-mail para aqueles que queriam receber um e-mail?
  • Você sabe quais clientes preferem usar o autoatendimento e quais clientes preferem conversar com um agente, não uma gravação automática?

Depois de definir quando o cliente entra em contato com sua empresa e como é a experiência dele em cada interação, o próximo passo é simplesmente refinar seu processo. Você já estabeleceu suas referências (canal certo, mensagem certa e hora certa para cada cliente), portanto só precisa reavaliar continuamente suas decisões.  É fundamental ter um sistema que permite que você rastreie e mensure o sucesso de suas campanhas de comunicação e refinar o método em tempo real com base nos comentários. Com um sistema que importe os atributos, tanto de risco quanto demográficos, e monitore as preferências e o sucesso da campanha de comunicação, será possível implementar uma estratégia de omnichannel sem interrupções. Após a implementação, a experiência do seu cliente com sua empresa sofrerá uma transformação: ele, que antes estava satisfeito com sua empresa, vai se transformar em um fã, um embaixador da sua marca. Conte com a Serasa Experian para analisar seu cliente e desenvolver as melhores estratégias de negócios, da prospecção à cobrança. Conte com a inteligência das informações e otimize seus resultados. Clique aqui e saiba mais sobre nossas soluções.  

Autor do artigo

Collen Rose

É gerente de produtos senior na Experian, tem mais de 25 anos de experiência em CRM e ARM com foco em análise de dados e gerenciamento e otimização de contato. É formada em administração de empresas no “The College of William and Mary” e tem MBA na “The University of Richmond”.

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail No-code e Low-code: o que é e lista de ferramentas para aplicar

No-code e Low-code: o que é e lista de ferramentas para aplicar

No-code e low-code: entenda as diferenças e conheça ferramentas para acelerar processos, criar apps e integrar operações na sua empresa! Confira.

Thubmnail Cobrança inteligente: como fazer uma cobrança eficaz e respeitosa

Cobrança inteligente: como fazer uma cobrança eficaz e respeitosa

Descubra como a cobrança inteligente usa dados, empatia e tecnologia para recuperar dívidas com respeito, transparência e foco no relacionamento.

Thubmnail Tabela DIFAL ICMS: entenda o que é, valor do ICMS e as mudanças ao longo dos anos

Tabela DIFAL ICMS: entenda o que é, valor do ICMS e as mudanças ao longo dos anos

Entenda o que é DIFAL ICMS, como calcular, quando recolher e quem deve pagar. Entenda a importância e o impacto para as PMEs. Confira aqui!

Thubmnail Desvio padrão no Excel: o que é e como calcular para o seu negócio

Desvio padrão no Excel: o que é e como calcular para o seu negócio

Desvio padrão no Excel: entenda o conceito e aprenda a calcular com STDEV.P e STDEV.S! Aplique nas análises e meça a variabilidade dos dados.

Thubmnail Modelo de Confissão de dívida: como formalizar e evitar riscos

Modelo de Confissão de dívida: como formalizar e evitar riscos

Entenda como a confissão de dívida ajuda PMEs a regularizar pendências com segurança e transparência. Acesse e baixe nosso modelo gratuito!

Thubmnail Frete CIF: o que é e quais as vantagens para empresas

Frete CIF: o que é e quais as vantagens para empresas

Entenda o que é o frete CIF, como funciona e por que ele pode garantir mais segurança, controle e economia nas entregas da sua empresa. Confira!