O Planejamento de Marketing é um mapa que serve para nortear a empresa rumo aos seus objetivos de crescimento. Para gerar resultados satisfatórios não basta seguir as etapas e arquivar o documento, é preciso implementá-lo na rotina e na cultura dos seus colaboradores.

Hoje vamos entender o que é e como funciona um planejamento de marketing, porque é importante ter um, quais são os tipos e as etapas do planejamento, além de dar alguns exemplos para facilitar a aplicação da estratégia no seu empreendimento. Continue a leitura e confira tudo!

O que é um plano de marketing?

O plano de marketing é o documento que abrange e orienta as estratégias e ações de marketing da empresa para determinada campanha ou época. Em seu plano, devem ser prospectados os objetivos, estratégias, posicionamento, concorrência, público e persona e outras informações que guiem a equipe nas ações de marketing.

É possível trabalhar com diversos planos de marketing em uma mesma empresa, pois há como traçar planos para campanhas regulares, sazonalidades, estratégias por canal de comunicação ou até por produtos e serviços específicos da marca.

O planejamento de marketing deve ser cuidadosamente elaborado pela equipe de marketing em conjunto com a gestão da empresa. Afinal, ele acaba fazendo parte do planejamento estratégico da organização em um âmbito geral.

O fundamental mesmo, é que ele não fique engavetado, e sim faça parte do dia-a-dia da empresa, passando por adaptações, progredindo e trazendo resultados positivos a curto, médio e longo prazo.

Um planejamento de marketing não serve só para grandes empresas B2B. Se você tem um negócio de porte menor com foco em varejistas e pessoa física (consumidor final) um bom plano de marketing vai alavancar suas vendas!

Como funciona o planejamento de marketing?

O plano de marketing funciona como um direcionador das ações da empresa. Nele, a equipe deve listar detalhadamente todas as medidas a serem tomadas para a implantação das estratégias de marketing dentro dos prazos especificados e quem serão os envolvidos em cada parte do processo.

Além de estabelecer teoricamente todos os passos e etapas, acolher e fornecer dados para implementação de ações, o plano precisa entregar resultados tangíveis para a empresa. Ele deve atuar como um cronograma que facilite a visualização dos prazos e metas estabelecidos para as ações serem o mais eficiente possível.

Por que fazer um planejamento de marketing?

O motivo principal para uma empresa aderir a um planejamento de marketing deve ser a transformação da cultura empresarial em prol de ações efetivas e agregadoras na área da publicidade.

E a organização toda deve pensar as ações não só visando a satisfação do consumidor final, mas de todos os envolvidos durante o processo do produto, desde a concepção, passando pelas etapas de produção, qualidade, logística até o pós-venda.

O planejamento de marketing ajuda a conectar as ideias sobre os objetivos, indicadores e estratégias necessárias para a implantação das campanhas. Além de tudo isso, o plano de marketing conterá informações relevantes para as tomadas de decisões como:

  • Dados, pesquisas e análises;
  • Investimentos em marketing;
  • Orientações para endomarketing;
  • Identificação de oportunidades;
  • Agir de modo a antecipar e evitar problemas;
  • Produção e gestão de resultados para tornar as estratégias sustentáveis.

Quais os tipos de planejamento de marketing?

Para começar o seu planejamento, é essencial compreender quais são os tipos que você poderá desenvolver conforme as necessidades da sua empresa.

Planejamento de marketing por níveis

O planejamento pode ser classificado por níveis de gestão para ter maior eficiência, podendo ser:

  • Plano de Marketing Operacional: é o plano que faz parte da rotina empresarial. Usado para objetivos de curto prazo, ele define em um cronograma os objetivos, tarefas, responsáveis e outras informações para a ação dos envolvidos;
  • Plano de Marketing Tático: fornece os detalhes sobre pilares estratégicos do marketing, o marketing de conteúdo e o marketing de performance. Ele trabalha com objetivos a médio prazo, definindo as projeções de campanha para canais de comunicação, investimentos entre outros detalhes;
  • Plano de Marketing Estratégico: é o mais abrangente dos planos e orienta as ações de longo prazo e estratégias mais generalistas, que afunilam para o plano tático e operacional com maiores detalhes.

Quais as etapas do plano de marketing?

Basicamente, um planejamento de marketing deve conter 3 etapas para implementação.

1. Planejamento

É o primeiro passo. Reunir a equipe, debater as ideias e propostas, prospectar as estratégias e documentar tudo, tomando como referência a situação atual da empresa.

Como resultado do planejamento, os gestores e a equipe de comunicação conseguirão identificar e compreender onde estão os pontos fortes e fracos do negócio, aumentando a assertividade das novas estratégias.

Essa etapa serve de suporte para as próximas, então podemos considerá-la a mais importante de todas. Não economize tempo e empenho para deixar tudo claro e especificado.

Alguns pontos que devem constar na etapa do planejamento:

  • Resumo do plano (Sumário executivo);
  • Análise e avaliação do cenário mercadológico;
  • Determinação do público-alvo;
  • Área de atuação da marca;
  • Posicionamento de mercado;
  • Definição de objetivos;
  • Elaboração de estratégias.

2. Implementação

De nada vai adiantar investir tempo e dinheiro no planejamento se a implementação não for eficaz e efetiva, impactando todos os envolvidos no processo.

Se a primeira etapa for feita com cuidado e dedicação, a implementação é um processo tranquilo e sem muitos problemas. É hora de os responsáveis entrarem em ação para cumprir as propostas do plano dentro do prazo estipulado, respeitando o orçamento e usando as ferramentas corretas.

Caso haja necessidade de alguma alteração ou adaptação no plano, é nesta etapa que deve-se identificar o problema e buscar uma solução.

3. Avaliação

A avaliação faz parte de todo o processo do planejamento de marketing, e seu propósito é manter o plano sempre atualizado e em constante evolução.

Por isso, é importante ficar atento sempre aos indicadores que fornecem dados tangíveis para a execução das ações, sempre usando instrumentos de marketing que permitam essa tangibilidade entre objetivos e resultados.

Um dos indicadores mais usados para avaliação de planos de marketing é o ROI, que consegue indicar a taxa de retorno em relação ao investimento na campanha.

Como desenvolver um planejamento de marketing?

Um planejamento de marketing deve ser desenvolvido integrando todas as áreas da empresa, e a ele deve ser dado o devido valor.

Para conseguir desenvolver um bom plano de marketing, é necessário fazer uma análise de mercado, conhecer a realidade da empresa, envolver os colaboradores e considerar as opiniões dos departamentos comercial, finanças, RH, compras e comunicação nas tomadas de decisões.

A eficiência do planejamento será muito melhor quando todos os envolvidos estiverem engajados com as estratégias e empenhados em realizar as ações que lhes competem dentro dos prazos estabelecidos.

Exemplos de planejamento de marketing

Existem muitas empresas com ótimos exemplos de planos de marketing bem sucedidos e inspiradores. Confira alguns e tome como referência para instigar seu espírito empreendedor e mãos à obra!

Starbucks

A Starbucks tem uma filosofia de personalização do atendimento e de proporcionar conforto e aconchego aos seus clientes enquanto consomem seus produtos e serviços.

Como um exemplo da personalização, a marca usa a rede social Twitter, sempre seguindo de volta os seus seguidores, interagindo e respondendo seu público.

Outro diferencial da empresa é oferecer Wi-Fi gratuito em suas lojas, estimulando os clientes a permanecerem mais tempo por lá, além de ter uma experiência digital diferenciada com serviços exclusivos por esse meio de acesso.

RedBull

Te dá asas! Se você pensou nesse bordão antes mesmo de lê-lo, nossa referência praticamente dispensa explicações.

O principal triunfo da Redbull em seus pouco mais de 30 anos de existência, sem dúvida, foi trocar os métodos tradicionais de publicidade por eventos e personalidades através do marketing pessoal que representem exatamente o que a marca quer transmitir.

Foi assim que surgiram os investimentos em esportes radicais e de velocidade, que tem uma referência intrínseca à adrenalina, substância estimulante, como o energético. A estratégia deu tão certo, que o produto em si passou a ser só um detalhe diante de tanta identificação.

As histórias vividas pelos atletas e personalidades patrocinados pela marca são tão inspiradoras que o consumidor acaba sendo tragado pela conexão e identificação que essas histórias representam na sua própria trajetória.

É incrível o poder que um bom planejamento de marketing tem sobre os resultados de uma empresa, seja pelos benefícios do produto ou pela identificação do cliente com a marca representada.

Quais ferramentas podem ser usadas para planejamento de marketing?

Existem diversos recursos que podem auxiliar na estruturação de dados para elaboração de planejamento de marketing, tornando essa tarefa assertiva e otimizada.

O Mosaic, por exemplo, produz insights ao apresentar dados financeiros, sociodemográficos e comportamentais do público-alvo, qualificando as informações para uma tomada de decisão assertiva, resultando em uma compreensão mais profunda em sua pesquisa de mercado;

Já a plataforma Polis lhe oferece autonomia nesse gerenciamento e permite realizar as segmentações e cruzamento de dados mais relevantes ao seu negócio, aumentando sua compreensão diante de uma pesquisa de mercado aprimorada.

Viu só o quanto esse tema é importante e fundamental para um bom desempenho em marketing da sua empresa?

E se você gostou deste conteúdo e deseja se manter informado, acompanhe o blog da Serasa Experian. Aproveite e confira já como o uso estratégico dos dados está aprimorando os negócios. Até o próximo post!