Para a indústria, inovar é cada vez mais importante; deixou de ser competitividade para se tornar (quase) “sobrevivência”.

É por isso que muitos fabricantes aproveitam o fim de ano para planejar o lançamento de novos produtos.

Mas se empresas de manufatura não têm fácil acesso ao consumidor, como podem identificar novas tendências para planejar esses lançamentos?

Ainda mais nesta era da “inteligência de dados”, é fundamental ter informações atualizadas e precisas para orientar suas decisões no desenvolvimento de produtos.

Confira aqui algumas dicas para coletar essas informações, entender os novos desejos e necessidades das pessoas e lançar produtos que encantem os clientes.

Pesquisa presencial no ponto de venda 

Se seus produtos são vendidos, principalmente, pelo meio “físico” (em loja etc.), vale considerar ter um representante da sua marca em pontos de venda estratégicos por alguns dias.

Com a autorização da loja – que pode ser negociada pelo seu time comercial – esse “agente” pode fazer, aos consumidores, perguntas para preencher o banco de dados.

Brindes e degustações de produtos devem incentivar os consumidores a responder sua pesquisa.

Nada melhor do que colher informações direto da fonte! Mas não é só na loja que seu cliente pode se animar a falar com você! Veja como entender a vontade do cliente na web, lendo o próximo item.

Redes sociais 

Que tal criar uma “comunidade” dos seus produtos em redes sociais como Twitter, Facebook, Instagram ou LinkedIn?

Protegidos pela sensação de anonimato do meio digital, os consumidores tendem a ser bem sinceros nas redes.

Isso pode trazer direcionamentos inesperados sobre o comportamento deles.

Participar das comunidades já existentes de produtos similares – ou até da concorrência – pode, também, trazer ideias inesperadas para o desenvolvimento de novos produtos.

Para atrair a atenção dos seus consumidores até suas redes sociais, informação útil é um bom caminho, como mostra o tópico a seguir.

Forneça conteúdo ao consumidor

As pessoas adoram aprender! Levar ao consumidor informação de qualidade relacionada ao seu produto reforça os laços dele com sua marca.

Essa proximidade permite que você receba informações importantes sobre as preferências do cliente final.

Dica: na estratégia de conteúdo, evite falar de características do seu produto, e sim, dos benefícios dele para o cliente.

O conteúdo pode ser divulgado na forma de artigos ou blogposts (textos como este que você está lendo), podcasts, palestras, vídeos, cursos e muitos outros.

Além de atrair o interesse do consumidor com conteúdo, você pode levá-lo a responder sua pesquisa via tráfego pago. Veja no item abaixo.

Tráfego pago também pode trazer dados do consumidor

Gerenciadores de anúncios, como o Google Ads e o Facebook Ads, não servem apenas para impulsionar vendas.

Você pode usar esse recurso para incentivar os consumidores a responder suas pesquisas.

Depois de colher informações sobre o cliente, você pode pensar em investir num MVP para testar se seu novo produto vai mesmo agradar. Entenda essa estratégia no tópico a seguir.

MVP: versão teste do seu produto 

Antes de investir “pesado” em um novo produto, é possível – para algumas linhas de negócios – lançar um MVP (sigla em inglês de Minimum Viable Product – Mínimo Produto Viável).

O MVP é uma versão simplificada do produto a ser lançado, com o mínimo necessário para testar a reação do mercado.

A análise das opiniões do consumidor ao MVP pode apontar caminhos importantes quanto a funcionalidade, a estética e a outros aspectos essenciais do novo produto.

IMPORTANTE: dados do cliente são protegidos por lei 

Antes de se lançar sobre o desafio de entender bem seu público para criar um produto novo, considere que os dados sobre consumidores são protegidos pela legislação brasileira – Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Aqui você tem bastante informação sobre a LGPD.

E na sua fábrica? Como vocês fazem para entender melhor seus consumidores finais? Compartilhe esse post nas suas redes sociais!