Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,4%

Variação mensal 7,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406,18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406,18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268,83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 3,47

No mês (em milhões) 1,11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,8%

No mês (em milhões) 77,9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,8%

Variação mensal -0,8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,4%

Variação mensal 7,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406,18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406,18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268,83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 3,47

No mês (em milhões) 1,11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,8%

No mês (em milhões) 77,9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,8%

Variação mensal -0,8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Marketing

pme

Feriados 2023: ideias de marketing para promover sua empresa em datas sazonais

Descubra como as datas comemorativas podem ser usadas a favor das vendas. Confira os principais feriados de 2023 e aumente suas vendas!

Feriados 2023: ideias de marketing para promover sua empresa em datas sazonais

A sazonalidade é uma característica importante na hora de traçar as estratégias de marketing e vendas em negócios. Por isso, é indispensável que os gestores conheçam os principais feriados em 2023 e estabeleçam quais serão as estratégias utilizadas para ampliar suas vendas em períodos de maior movimento dos consumidores. Neste artigo, você vai conhecer os feriados 2023, vai entender a importância de se atentar a eles e conferir dicas práticas de como aproveitar essas datas a favor dos seus negócios. Ficou curioso? Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.

Quais são os feriados 2023?

Em 2023 há vários feriados e datas importantes para o comércio. A seguir, listamos as principais datas de cada mês, considerando não só feriados mas também datas que representam oportunidades para o aumento das vendas dentro de alguns segmentos de mercado.

Janeiro

Em janeiro, a principal data é o 1º, dia da Confraternização Universal. Geralmente, essa data é aproveitada pelo turismo, já que a maioria das pessoas viaja para comemorar a entrada do novo ano.

Fevereiro

Em 2023, o carnaval será comemorado nos dias 20 e 21. Apesar de a segunda-feira de carnaval ser facultativa, é uma época importante para o turismo brasileiro e todas as empresas que atuam, direta ou indiretamente, nesse segmento.

Abril

Três datas importantes marcam o mês de abril. No dia 7 será Sexta-feira Santa, feriado nacional. Já no dia 9 será domingo de Páscoa, outra data que movimenta o comércio, o setor alimentício e o setor de turismo. Ainda em abril, no dia 21 é feriado de Tiradentes. Em 2023, o feriado cairá em uma sexta-feira. Por isso, muitas pessoas devem aproveitar para fazer pequenas viagens.

Maio

O dia 1º de maio (segunda-feira) é feriado do dia do Trabalho. Embora não seja uma data tão movimentada para o comércio, muitos consumidores estão de folga e aproveitam para viajar ou programar suas compras para o dia das mães. Uma das datas que mais movimentam o comércio no ano é o dia 14, Dia das Mães, comemorado sempre no segundo domingo.

Junho

Em junho não há feriados, porém, no dia 12/06 é comemorado o dia dos namorados, data que movimenta o comércio e o setor de bares e restaurantes.

Agosto

Outro mês importante para o comércio, no mês de agosto é comemorado o Dia dos Pais. No Brasil, a data é celebrada sempre no segundo domingo de agosto. Em 2023, a comemoração será no dia 13.

Setembro

O primeiro feriado de setembro está registrado no dia 7, uma data histórica para o país, na qual relembrada a independência. Em 2023, o 7 de setembro cairá em uma quinta-feira, data em que é feriado nacional. Outra data importante no mês é o dia 15, chamado "dia do cliente". Embora não seja feriado, o comércio costuma lançar ações de vendas e promoções especiais para esse dia,

Outubro

O dia 12 de outubro é feriado de Nossa Senhora Aparecida e na mesma data é comemorado o Dia das Crianças, período em que o comércio é movimentado pela venda de produtos para o público infantil.

Novembro

No dia 02 é feriado de finados e no dia 15 é feriado nacional, pela Proclamação da República. As duas datas não têm um apelo comercial tão forte, no entanto, o mês de novembro é um dos mais importantes para o mercado, pois é a data em que são lançadas as famosas ações de Black Friday. No dia 24 será a Black Friday 2023. A data é marcada por uma grande movimentação de todo o mercado, sendo que muitas empresas lançam ações promocionais de alto impacto, buscando ampliar suas vendas.

Dezembro

Por fim, no dia 25 de dezembro é comemorado o Natal, outra data que tem um grande impacto sobre o comércio e turismo em todo o país.

Por que você deve se atentar aos feriados e datas sazonais?

Algumas datas sazonais são marcadas pelos presentes, como é o caso do Dia das Mães, dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal. Nessas épocas, aumenta consideravelmente a busca por produtos e serviços por parte dos consumidores. Por isso, as empresas precisam ficar atentas a essas oportunidades, a fim de atrair a atenção e o interesse dos consumidores para os seus negócios. Todo o mercado se movimenta nesse sentido, inclusive a concorrência. Desta forma, é necessário pensar em ações que sejam atraente e que causem um impacto relevante no mercado. A seguir, apresentamos algumas dicas de como aproveitar essas datas.

Como aproveitar as datas comemorativas?

Se você tem um negócio que entrega produtos ou serviços que podem ser vendidos em períodos de sazonalidade, é hora de começar a pensar em estratégias para ampliar as vendas nessas datas.

Planejamento

Antes e colocar em prática uma ação promocional ou ação de marketing, você precisa montar um planejamento. Ele será o ponto de partida para todas as demais ações que serão executadas.

Escolher as melhores datas

Defina as datas comemorativas mais importantes para o seu negócio, trace o perfil do público-alvo para cada uma delas e defina como a marca deve se posicionar, a fim de atrair a atenção dos clientes.

Analisar o estoque

Um ponto importante e que precisa ser avaliado antes do lançamento de qualquer promoção são os estoques. A ideia é vender mais durante as datas sazonais, por isso, considere ampliar o seu estoque a fim de atender a demanda esperada.

Fazer promoções

A melhor forma de atrair a atenção e o interesse dos consumidores é por meio de promoções. Por isso, estude a viabilidade de baixar os preços das mercadorias de tal forma que elas se tornem uma alternativa atraente para os consumidores. Não se esqueça de que nas datas sazonais você vai competir com os concorrentes pela atenção dos consumidores, por isso, deve considerar baixar os preços das mercadorias, além de:

  • investir em ações de engajamento nas redes sociais;
  • oferecer brindes especiais;
  • montar kits de produtos com foco na data comemorativa.

Independentemente do tamanho do seu empreendimento, é importante aproveitar os períodos de sazonalidade para vender mais. Inclusive, as pequenas empresas podem ampliar ainda mais suas vendas e fortalecer suas marcas em ações promovidas em datas especiais. Gostou de conhecer os feriados 2023? Que tal aproveitar para começar a planejar as ações em seu negócio? Confira o calendário de datas comemorativas e comece o seu planejamento hoje mesmo!

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