As datas comemorativas do segundo semestre são as maiores e mais lucrativas para boa parte dos empreendimentos brasileiros, correspondendo a períodos em que as conversões aumentam e os e-commerces ganham mais engajamento do público.

Para garantir bons números nesse período, é preciso ter um time de marketing super alinhado para fazer campanhas que encantem o consumidor e o façam ter vontade de adquirir os produtos da sua loja.

Pensando nisso, vamos falar sobre essas datas do segundo semestre de 2023 e trazer algumas dicas de como os profissionais de mídias podem impactar na conversão de um e-commerce, por exemplo. Para compreender mais, continue conosco e aproveite a leitura!

Quais são as datas sazonais do segundo semestre de 2023?

O segundo semestre conta com datas para todos os públicos, seja para presentear alguém querido ou para se presentear com algo que deseja há muito tempo. Desse modo, é fundamental entender melhor sobre essas datas, visto que detalhes em uma campanha bem produzida podem mudar todo o rumo e é fundamental para o sucesso dela.

Para isso, veja melhor quais são as datas, os principais públicos-alvo e como impactá-los por meio das campanhas de marketing. Confira:

13 de agosto: Dia dos Pais

O dia dos pais sempre ocorre no segundo domingo de agosto. É uma data voltada para vários itens, desde roupas até produtos de esportes. Nessa data, as pesquisas que mais aumentam na web são relacionadas a ideias de presentes.

Desse modo, fazer postagens e anúncios voltados para ideias do que presentear pode ser uma ótima solução. Veja quais são os itens que mais fazem sentido para um presente e monte algo bacana, talvez até relacionando com uma promoção/oferta/desconto.

15 de setembro: Dia do Cliente

O Dia do Cliente foi criado para impulsionar a economia no mês de setembro. Por isso, essa é uma ótima oportunidade para vários e-commerces, sendo o momento para atrair o público que já passou pela jornada de cliente, aqueles que já conhecem o negócio. Essa é a hora de demonstrar gratidão e oferecer boas promoções para os clientes fiéis.

Assim, o profissional de mídia pode criar uma campanha que traduza a filosofia do empreendimento, com a persona bem definida, trazendo aspectos importantes que façam com que eles se aproximem ainda mais da marca e se interessem em adquirir algum produto.

Para as campanhas, deve-se focar em postagens que mostrem os produtos, os motivos para adquiri-los e também a facilidade no frete, além de descontos na loja.

12 de outubro: Dia das Crianças

A data do Dia das Crianças tem um público bem mais definido, sendo focada nos pais e responsáveis. Os produtos que mais vendem nessa data são os brinquedos e games. Com isso, o profissional de mídia deve focar em campanhas que comovam esse público.

O ideal é focar nos principais produtos do empreendimento e, claro, no que está em alta no momento. Por exemplo, como foi o auge das princesas do filme Frozen, na qual as lojas faziam várias campanhas com as imagens delas, justamente para chamar a atenção das crianças.

24 de novembro: Black Friday

A Black Friday é uma das datas mais aguardadas do ano: tanto para os consumidores quanto para as lojas! Muitas pessoas guardam dinheiro para fazer suas compras nessa época. Segundo o Google Trends, as principais pesquisas no buscador estão ligadas, respectivamente, aos seguintes termos:

  1. Promoção;
  2. Frete grátis;
  3. Cupom;
  4. Desconto.

Dessa forma, durante todo o período de campanha, é imprescindível não deixar essas palavras-chave de fora das publicações, afinal, são elas que mais atraem cliques no período de Black Friday.

25 de dezembro: Natal

Por fim, temos o Natal, outra data que atinge todos os públicos e se torna altamente lucrativa, mais que a Black Friday por ser um momento de compartilhar e presentear os entes queridos. Além disso, praticamente todos os ramos comerciais são abrangidos.

Por ser um período competitivo, é fundamental que as campanhas estejam alinhadas com a persona e comecem a rodar já no início de dezembro, ou até antes, dependendo do planejamento do e-commerce.

Como fazer uma boa campanha sazonal para E-commerce?

Agora que você já sabe quais são as datas e o público abrangido em cada uma delas, é necessário compreender como traçar uma boa estratégia de marketing para o E-commerce. Veja quais são os 4 principais pontos para isso:

1. Elaborar antecipadamente as campanhas

A melhor estratégia para qualquer organização é o planejamento. Com isso, não deixe para preparar a campanha no mês em que ela acontece, muito menos para dias que a antecedem. Planeje seu calendário para ter mais tempo para planejar, fazer e testar se for possível, afinal, nem sempre uma campanha performa como imaginamos.

Assim, mapeie todas as ideias e crie estratégias a partir delas, desse modo, peça a validação da equipe e só então dê prosseguimento para fazer o restante do projeto.

2. Estabelecer o benchmarking e traçar a estratégia

Essa é uma estratégia que analisa o que está dando certo no mercado, seja no geral ou em algum concorrente. Nesse sentido, você consegue ter um ponto de referência para criar toda a campanha, ou pelo menos parte dela.

Mas lembre-se: não é para copiar o que o outro está fazendo, mas sim tirar uma referência e ter uma base de como você pode fazer. Assim, aprimore e utilize a sua criatividade para deixar a campanha única e com a cara da marca.

3. Analisar como está o comportamento do mercado

Outro ponto a se prestar atenção é sobre o mercado atual. Veja como o público-alvo está reagindo a outras campanhas, sobre os gostos, tendências e assuntos parecidos com esse. Afinal, dessa maneira você conseguirá impactar muito mais pessoas e garantirá conversões durante a campanha.

4. Reconhecer qual o público-alvo da marca

Mas para que toda a campanha seja bem planejada e executada, é primordial ter o seu público-alvo definido. Para isso, você pode contar com a Serasa Experian!

Temos o Mosaic, uma solução que possibilita encontrar com mais assertividade o seu público e garantir mais segmentação de clientes do seu negócio.

A solução classificou as pessoas em 11 grupos e 40 segmentos diferentes, assim, você consegue ter mais combinações e uma análise mais profunda, conseguindo entender seu público e até mesmo segmentá-lo para as próximas campanhas.

Portanto, para qualquer campanha sazonal a ser executada, é preciso entender o público e ter um bom planejamento antecipado e com grande entendimento no produto e nas pessoas que fazem girar as conversões da empresa.

Caso contrário, se não houver essa compreensão, as campanhas se tornam dispensáveis e sem nexo, causando perda de clientes e prejuízos ao estabelecimento.

Gostou do conteúdo? Aqui, na Serasa Experian, você encontra muito mais temas sobre como lidar com a sazonalidade e dicas de como melhorar suas campanhas de marketing. Navegue pelo nosso blog e confira muito mais. Até a próxima!