Você já ouviu falar em marketing de produto? Essa é uma estratégia utilizada em todo o mundo para garantir o reconhecimento do público e a venda das mercadorias. Apesar de parecer algo simples, essa técnica envolve diversas atividades que devem ser feitas corretamente para obter bons resultados.
Preparamos este conteúdo com o que é o marketing de produto, sua importância, como fazer e muito mais, para que você consiga aplicá-lo nas organizações e alcançar suas metas. Continue sua leitura e entenda tudo sobre o assunto!
Afinal, o que é o marketing de produto?
O marketing de produto é uma estratégia que visa criar conexão entre os consumidores e os itens comercializados por uma empresa. De modo geral, ele sustenta e alavanca o ciclo de venda do produto, fazendo com que as mercadorias se tornem mais interessantes e desejadas pelo público.
Por esse motivo, a técnica é frequentemente utilizada em lançamentos ou na introdução do objeto em um novo mercado. Essa estratégia é responsável por diversas ações, sendo as principais:
- Desenvolvimento do posicionamento de mercado;
- Criação e divulgação dos diferenciais dos produtos;
- Alinhamento entre equipes de venda e marketing.
Qual é a importância de um bom marketing de produto?
Essa estratégia é muito vantajosa e importante para as empresas, contribuindo com diversos aspectos positivos. Primeiramente, ela consegue sustentar o desenvolvimento do produto no mercado. Isso é, todo item passa por uma fase de introdução, crescimento, maturidade e declínio.
O marketing de produto consegue sustentar o bom desenvolvimento desse ciclo, fazendo com que as fases de crescimento e maturidade permaneçam fortes durante um período maior.
Além disso, essa técnica permite uma comunicação bem segmentada para atingir o público-alvo com assertividade. Dessa forma, a empresa consegue desenvolver um destaque competitivo maior, gerando mais valor e fidelizando os consumidores.
Como o marketing de produto e a gestão de produto se diferenciam?
O marketing de produto e a gestão de produto estão separadas em duas etapas diferentes do ciclo de vida dos itens. Isso é, a gestão de produto fica localizada nas etapas iniciais da concepção e da criação da mercadoria, identificando os desejos e as necessidades do público. Por outro lado, o marketing está nas etapas finais do lançamento no mercado, preparando campanhas estratégicas.
Assim, a gestão realiza um trabalho inicial ardiloso que visa otimizar os resultados durante a concepção do objeto. Já o marketing de produto faz com que os itens sejam recepcionados positivamente pelos consumidores. Dessa maneira, ambos desempenham funções complementares que, quando feitas corretamente, podem garantir o sucesso do produto.
Passos para criar uma estratégia de marketing de produto
Agora que você já compreendeu o que é a estratégia de marketing de produto, está pronto para aplicá-lo nas empresas e garantir o sucesso do lançamento das mercadorias. Continue lendo e confira o passo a passo para desenvolver essa técnica:
1. Analise o perfil dos seus consumidores
Entender quem é o público da empresa é fundamental para criar estratégias bem direcionadas e coerentes. Por isso, entenda as características demográficas dos seus clientes, quais são seus desejos, necessidades, dores e outras informações relevantes. Para facilitar a visualização, transforme os dados coletados em uma persona que define o seu cliente ideal.
Conheça o Mosaic!
Para compreender quem é o seu público-alvo, existem diversas ferramentas disponíveis no mercado. Uma delas é o Mosaic, da Serasa Experian. Nossa solução segmenta a população brasileira em 12 grupos e 40 segmentos, considerando características econômicas, sociodemográficas, financeiras e comportamentais.
Com o Mosaic, você pode analisar as características dos seus clientes para desenvolver estratégias assertivas, assim como criar abordagens direcionadas para otimizar a comunicação com os consumidores do negócio. Conheça e aproveite essa ferramenta tão importante para o marketing de produto!
2. Defina o posicionamento do produto
Agora que você já entende quem é o seu público e conhece suas principais características e desejos, pode definir o posicionamento do seu produto com assertividade. Essa é uma etapa fundamental para criar uma boa imagem no mercado, garantindo que os consumidores entendam o objetivo dele e o que é a sua mercadoria.
Durante o processo de definição do posicionamento, confie nos dados para entender sobre o seu mercado. Além disso, faça testes da sua hipótese e veja se a imagem do produto está sendo bem aceita. Ah, e esteja aberto a comentários positivos e indicações de possíveis melhorias.
3. Mostre quais são os diferenciais do seu produto
Toda empresa deseja que suas vendas e faturamentos aumentem, não é mesmo? Por esse motivo, é super importante voltar a comunicação do seu produto para os diferenciais e benefícios deste.
Dessa forma, em todas as ações, busque destacar os pontos positivos do item para os consumidores se atraírem e realizarem a compra. Vale ressaltar que, para isso ser efetivo, é necessário ter uma comunicação alinhada com o posicionamento da mercadoria.
4. Utilize diferentes formas de divulgação
Sua mensagem deve chegar ao máximo de pessoas possível, porém é fundamental que os canais de comunicação escolhidos sejam relevantes para o público-alvo da empresa. Por isso, selecione os locais que vinculará as publicidades e também defina as diferentes formas de divulgação. Algumas opções são as redes sociais, marketing de conteúdo, mídia espontânea e e-mail marketing.
Soluções de qualificação de e-mail
Se você deseja garantir o sucesso das suas campanhas, conte com as soluções de qualificação de e-mail da Serasa Experian! Com nossa ferramenta, você pode aumentar a segurança dos cadastros online e também melhorar as taxas de conversão da empresa.
Além disso, com essa ferramenta, sua taxa de rejeição reduz significativamente, contribuindo para as comunicações chegarem nas pessoas corretas e da forma certa. Conheça!
5. Analise os resultados e acompanhe feedbacks
A etapa final da implementação da estratégia de marketing de produto é analisar os resultados e acompanhar os feedbacks de perto. Dessa forma, você conseguirá entender se sua tática está obtendo bons resultados e se as pessoas estão sendo atraídas para o seu produto. Lembre-se sempre de estar aberto às críticas para transformar sugestões em ações reais para otimizar os resultados.
O marketing de produtos é fundamental para o lançamento ou reposicionamento de mercadorias no mercado e, com as técnicas certas, é possível alcançar ótimos resultados. Esperamos que você tenha gostado deste texto. Se sim, não deixe de acompanhar nossos próximos posts para ficar por dentro de mais conteúdos como esse. Até a próxima!