O crescimento sólido e constante é o desafio máximo de toda empresa. É por isso que a prospecção de clientes e a identificação de novas oportunidades merecem atenção constante, com planejamento e estratégias bem definidas.

Nos dias de hoje, tornar esse esforço produtivo depende do investimento nas tecnologias certas. É por meio delas que se pode calibrar um radar eficiente, que identifique com a maior precisão possível onde investir esforços de comunicação e vendas, além de antecipar tendências que possam se converter em novos negócios.

Neste artigo, vamos trazer informações e dicas sobre o tema, abordando algumas tecnologias indispensáveis para uma prospecção afiada. Leia a seguir!

Qual cliente quero para o meu negócio?

Utilizar o potencial da tecnologia para prospecção de clientes e negócios começa por entender quem é o o cliente mais desejável para sua empresa. Essa resposta pode estar dentro de sua própria base e encontrá-la depende de uma análise de carteira que identifique quais são os melhores clientes. Essa definição pode ser feita sob diversos aspectos, tais como:

  • Maiores compradores em volume;
  • Maiores compradores em ticket médio;
  • Melhores pagadores;
  • Clientes mais fidelizados.

Uma vez que esteja definido quem são os melhores clientes - que, naturalmente, será estabelecido de acordo com os objetivos estratégicos da empresa -, é possível buscar características em comum entre eles, formando assim um perfil de cliente que seja mais desejável para a empresa. Com isso, o trabalho de prospecção deixa de "atirar para todo lado" e pode focar naqueles com alto potencial de rentabilização.

Onde está o cliente que quero para o meu negócio?

A partir disso, a adoção de soluções tecnológicas se torna um meio inteligente para saber onde encontrar e como entrar em contato com prospectos que tenham o perfil certo. Essa busca pode ser feita combinando diversos critérios, por exemplo:

Para pessoas:

  • Região geográfica;
  • Perfil socioeconômico;
  • Perfil de uso de cartão de crédito;
  • Faixa etária;
  • Perfil comportamental;
  • Nível de utilização de aparelhos digitais.

Para empresas:

  • Região geográfica;
  • Porte da empresa;
  • Faixa de faturamento;
  • Número de funcionários;
  • Tempo de operação;
  • Reputação no mercado;
  • Segmento de atuação.

Também é possível fazer uma segmentação pensando no longo prazo, usando o plano estratégico da empresa para criar perfis e critérios eletivos do cliente ideal que melhor se enquadre nos planos.

Tecnologias para encontrar clientes e oportunidades

A busca por soluções digitais que ofereçam insights, informações e dados para uma prospecção de mercado e de clientes deve ser pautada pela confiabilidade. Se, de um modo geral, qualquer processo decisório só alcança a precisão quando feito a partir de dados confiáveis, o mesmo se aplica quando se quer ter mais eficiência e sucesso na geração de novos negócios.

Atualmente, o mercado oferece diversos meios que são eficazes para diferentes casos, necessidades e orçamentos. A seguir, falaremos de algumas opções.

Listagens filtradas

É uma opção simples, porém muito útil. Trata-se de adquirir listas personalizadas de potenciais clientes, que são filtradas a partir de características pré-definidas e pela quantidade de pessoas ou empresas que constarão no registro. O valor do investimento será de acordo com a quantidade e o nível de filtragem desejado.

Ferramentas de busca

São soluções que dão acesso a bases de dados que podem servir para encontrar consumidores e empresas a partir de dados como CPF ou CNPJ. Fornecem dados como endereço e contato telefônico, agilizando o processo de prospecção e garantindo contatos mais certeiros.

Plataformas de segmentação de consumidores

A partir de uma base de dados robusta, ferramentas como essa fornecem dados de classificação de uma determinada população, dividida em grupos e segmentos. Quando bem estruturada, uma plataforma desse tipo pode trazer filtros como dados financeiros, geográficos, demográficos, comportamentais, de consumo e de estilo de vida.

Quando aplicadas dentro de uma estratégia bem definida, podem trazer insights de tendências de mercado e de consumo fundamentais para a identificação de novos e promissores mercados.

Plataformas de segmentação de empresas

Proporcionam um mapeamento das empresas brasileiras, que podem ser segmentadas em grupos e segmentos utilizando variáveis como natureza jurídica, indicadores financeiros, número de filiais, setor de atuação, perfil societário, entre outras.

Soluções multicanais

É óbvio que uma prospecção inteligente não se limita a identificar e encontrar prospects. É preciso impactá-los com a comunicação certa e por meio do canal certo. Existem soluções que aplicam inteligência de segmentação, determinando o melhor canal de comunicação para o perfil de cada cliente potencial, fazendo, inclusive, a ativação de forma automatizada.

São ferramentas que podem atuar tanto em ativações online quanto offline, oferecendo indicadores sobre os disparos nos diversos canais utilizados.

Plataformas para análise de mercado

Outra solução que depende de bases de dados atualizadas e robustas. Permite a análise do mercado a partir de segmentações focadas em consumidores ou empresas. Pode trazer informações financeiras, geográficas, comportamentais e demográficas, por exemplo, e, a partir delas, criar modelagens sofisticadas para reconhecer perfis de afinidade, comportamentais e tendências de consumo, entre outros.

Encontrar novos mercados e clientes continua sendo um desafio para qualquer organização. Porém, é um trabalho que hoje, com as tecnologias digitais, dispõe de dezenas de ferramentas que podem trazer resultados mais precisos, com menor custo e menor desperdício de tempo.