Segundo o Relatório Global de Insights da Experian, divulgado em fevereiro de 2021, o investimento em métodos avançados de autenticação impactam a avaliação dos clientes sobre as empresas. A biometria comportamental, por exemplo, faz com que 71% dos consumidores brasileiros melhorem sua opinião sobre as organizações. Nos Estados Unidos, a porcentagem foi a mesma.

A biometria comportamental é uma tecnologia que consegue autenticar um usuário analisando o padrão de comportamento dele. É avaliado um conjunto de ações, como a maneira que a pessoa rola o scroll, a pressão que faz na tela, o jeito que digita, a forma que movimenta o celular e outros dados dinâmicos.

Já a Identidade Mobile utiliza a tecnologia de biometria comportamental por localização e considera informações como o histórico de lugares frequentados por um dispositivo para validar o usuário em um processo de cadastro, pagamento ou acesso à conta. Ninguém se desloca para os mesmos lugares e com a mesma frequência, ainda que resida na mesma casa. Então, o padrão de comportamento único e dinâmico de cada um traça o fingerprint (impressão digital) de localização. Com isso, a solução consegue verificar se o usuário é quem diz ser, já que fraudar a maneira como alguém se desloca no dia a dia é impraticável.

A tecnologia dispensa o envio de um comprovante de endereço escaneado no momento da abertura de conta em uma instituição financeira, por exemplo, pois é possível verificar se aquele local é visitado frequentemente, por quanto tempo se permanece nele e se o local oferece risco. Por meio da Identidade Mobile com tecnologia de biometria comportamental por localização, a empresa reduz a fricção para o usuário, se mantém segura e em conformidade com o processo de KYC (Know Your Customer).

A solução entende que aquele dispositivo e o comportamento de localização são de um determinado usuário, mas não identifica quem é a pessoa. A combinação entre o padrão de comportamento do usuário e os atributos do seu dispositivo é o que forma a identidade digital.

O número de usuários que ativam a localização no celular pode aumentar ainda mais conforme eles conseguem compreender que essa decisão traz mais segurança no acesso aos aplicativos e sem interferência na experiência, pois não é necessário que eles realizem nenhuma ação para serem identificados.

Ainda que os ciber-criminosos possam tentar instalar emuladores para interferir no GPS do usuário e forjar a localização, é possível identificar se houve quebra de integridade do dispositivo. É analisada também uma série de fatores de risco que indicam algo que um usuário legítimo não faria.

A ferramenta entrega uma avaliação do risco e a empresa toma a decisão de usá-la ou não. A solução auxilia na prevenção à fraude, com grande redução de revisões manuais e de falsos positivos.

Biometria comportamental por localização para Apps

Tendo em vista o potencial desta nova tecnologia e como ela vem contribuindo para o combate à fraude digital, a Serasa Experian firmou parceria com a Incognia, primeira solução de identidade mobile privada baseada na biometria comportamental por localização.

A Incognia atua na verificação de identidade no onboarding, autenticação contínua no login de contas já existentes e também em soluções de pagamento. Com foco em mobile, é indicada para apps de delivery, de instituições financeiras, de varejistas, de empresas de crédito e de programas de fidelidade.

A tecnologia existe há uma década e foi criada para ser utilizada como identidade digital, mas inicialmente era aplicada em outro segmento. A solução foi sendo desenvolvida ao longo dos anos, passando por uma mudança de marca corporativa e lançada como Incognia no Brasil e nos Estados Unidos em 2020.

No início de 2021, a ferramenta passou a integrar o CrossCore da Serasa Experian, um orquestrador inteligente que gerencia com uma única integração diversas funcionalidades de identificação, autenticação e prevenção à fraude que oferece uma decisão final única e inteligente.

“A parceria com a Incognia tem grande importância para nós, pois a biometria comportamental por localização complementa o portfólio de soluções de verificação de identidades e prevenção a fraudes que integram o CrossCore. Juntos, Incognia e Serasa Experian podem impulsionar a utilização desta nova tecnologia promovendo mitigação de riscos e preservando a experiência dos usuários no mercado brasileiro”, comenta Caio Rocha, Gerente Executivo de Prevenção à Fraude da Serasa Experian.